Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O legado de empreendedorismo e transformação social de Conceição Moura

Grupo Moura

O legado de empreendedorismo e transformação social de Conceição Moura

3 min

O legado de empreendedorismo e transformação social de Conceição Moura
Engenheira química por formação, Conceição co-liderou o desafio de produzir baterias automotivas no semiárido nordestino e nos deixa um legado grandioso.

É com imenso pesar que o Grupo Moura informa o falecimento de sua co-fundadora, Maria da Conceição Viana Moura, aos 89 anos, na madrugada deste sábado, 23 de fevereiro de 2019. A visionária empreendedora ajudou a construir a história da Economia de Pernambuco nos séculos XX e XXI, além de ter sido responsável por moldar ações de referência na área de responsabilidade social corporativa no Nordeste. Juntamente com seu marido, Edson Mororó Moura, fundou, em 1957, a Baterias Moura, na cidade de Belo Jardim, a 184 quilômetros de Recife (PE), semeando o que seis décadas depois se tornaria o maior polo de produção de baterias da América do Sul.

Engenheira química por formação e recifense de nascimento, co-liderou o desafio de produzir baterias automotivas no semiárido nordestino no final da década de 1950. Após os primeiros anos de implantação e aprimoramento do processo industrial da Bateria Moura, Conceição assumiu a área administrativa da filial da empresa na capital pernambucana. Em 1966, participou de todo o trabalho de pesquisa de máquinas, equipamentos e transferência de tecnologia nos Estados Unidos e Europa, para, no ano seguinte, viabilizar a inauguração da nova e moderna fábrica da Baterias Moura em Belo Jardim – que permanece produtiva e em funcionamento até os dias atuais.

Conceição Moura gerenciou a expansão comercial da companhia, da participação nas principais feiras de autopeças à abertura de novas filiais nas maiores capitais do País. E também acompanhou as tratativas comerciais desenvolvidas fora do Brasil. Foram décadas comandando, lado a lado, com Edson Mororó Moura, os rumos da empresa e preparando a 2ª Geração da Família para assumir a gestão da companhia. No final da década de 1990, assumiu integralmente a missão de consolidar ações de responsabilidade social da Moura, com foco na promoção à Cultura, incentivo ao Empreendedorismo e fortalecimento da Educação de Belo Jardim.

Em 1999, Conceição abraçou a causa do Programa Qualidade Total na Educação – 5S nas Escolas, que passou a ajudar na gestão escolar, transmitindo as normas de Gestão pela Qualidade implementadas pela Moura nas unidades de ensino municipais de Belo Jardim. No ano 2000, foi a vez da criação da Associação de Recicladores e Artesãos, que retirou dezenas de pessoas dos aterros sanitários da cidade. Em 2006, foi inaugurado o Centro de Artesanato Tareco & Mariola, proporcionando a comercialização e o resgate do trabalho artesanal de Belo Jardim. Além dessas iniciativas, coordenou os projetos do Coral Moura, Orquestra Viva, Estado de Arte, Junior Achievement e Projeto Semear, que, juntos, integravam o antigo Programa Tareco & Mariola.

Em 2014, o seu trabalho de transformação social foi consolidado na criação do Instituto Conceição Moura, uma organização de investimento social privado, sem fins lucrativos, concebida e mantida pelo Grupo Moura, promovendo ações e projetos de Arte & Cultura, Educação e Meio Ambiente. Tem como principal objetivo tornar Belo Jardim uma cidade melhor para se viver. Anualmente, 10 mil pessoas são beneficiadas pelo Instituto.

A família Moura e os 6.000 colaboradores do Grupo Moura na América do Sul agradecem o exemplo, a dedicação e todos os ensinamentos repassados por Dona Conceição. Uma líder inspiradora, que deixa como legado a obstinação para perseguir e tornar realidade sonhos e não medir esforços para compartilhar o bem.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Grupo Moura integra e-Delivery, projeto revolucionário que transforma o panorama da eletrificação veicular

O Grupo Moura em mais uma iniciativa de inovação é parte do e-Consórcio, projeto revolucionário liderado pela Volkswagen Caminhões e

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos