Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Planeta do Bem de Belo Jardim é realizado pelo Instituto Conceição Moura

Instituto Conceição Moura

Planeta do Bem de Belo Jardim é realizado pelo Instituto Conceição Moura

3 min

As crianças e jovens de Belo Jardim podem aproveitar o Planeta do Bem com novidades. O projeto é realizado pelo Instituto Conceição Moura. No Planeta do Bem, estudantes do Ensino Fundamental podem aprender de forma lúdica com experimentos de temas como reciclagem, consumo consciente de água e energia, biodiversidade e clima.

A partir de agosto, o espaço ganhou 14 novos experimentos que foram incorporados ao roteiro de visitas. Crianças e jovens agora podem contar co artefatos que trabalham noções de física, matemática geografia, linguagem, movimento maker e fabricação digital. Esse novo projeto é chamado Minuto Ciência e foi idealizado em parceria com a FabLab e a RobôLivre.

Os novos artefatos está atraindo ainda mais o interesse dos estudantes. Conheça alguns dos 14 novos experimentos do Planeta do Bem:

Braço Guindaste

O Braço Guindaste é um braço manipulador hidráulico antropomórfico, que atua com cinco graus de controle e sua utilização é realizada através de seringas conectadas às suas partes articuladas. Estas seringas, conectadas por tubos repletos de líquido, criam uma força hidráulica baseada no Princípio de Pascal que auxilia a movimentação do braço-guindaste. Este artefato auxilia a compreensão de conceitos básicos de Cinemática (parte da Física que estuda os movimentos) e de hidráulica.

Passagem do Tempo

A Passagem do Tempo é um artefato que permite o desenvolvimento da noção temporal e o ensino da leitura correta dos ponteiros de um relógio analógico. Através de um comando elétrico manual é possível movimentar os ponteiros de horas e minutos individualmente. Assim, os alunos podem brincar de controlar a passagem do tempo, compreendendo a diferença entre a noção do tempo linear da Física (segundos, minutos, horas, etc) e do tempo relativo da Filosofia (algo que aparenta passar mais rápido ou devagar).

Pescaria Magnética

Através do magnetismo, do senso de organização e dos processos de derivação e composição, a formação de palavras através da pescaria de letras alfabeto é incentivada como uma brincadeira. O processo de formação das palavras pode ser realizado por Derivação (criação de uma palavra nova a partir de outra existente) e Composição (criação de palavras através da junção de dois ou mais radicais). O ímã utilizado na Pescaria Magnética pode representar esse estudo como um material que produz um campo magnético à sua volta.

Relevo Interativo

Caixa de areia com sensores Kinect e projetor de imagens, com a qual pode-se compreender estudos topográficos ao gerar interações através da tecnologia de Realidade Aumentada (AR). O projeto disponibiliza um material didático e interativo de caráter interdisciplinar, promovendo estudos em áreas como Realidade Aumentada, Sensoriamento e Softwares, bem como Geografia, Relevo, Topografia e Curvas de Nível. Assim, o projeto possibilita a alunos do Ensino Fundamental e Médio a compreensão interativa do tema água, terra e suas múltiplas formas de relevo, possibilitando o estudo de melhorias para o Meio Ambiente.

Mãos Articuladas

Mãos Articuladas é um experimento que permite apresentar o Movimento Maker e compreender diferentes processos, etapas e técnicas de criação com Fabricação Digital. O Movimento Maker (make em inglês significa fazer) é conhecido como a cultura do “Faça-Você-Mesmo”, incentivando que milhares de pessoas criem seus próprios objetos. A Fabricação Digital amplia as possibilidades de criação, com máquinas e ferramentas que levam um projeto direto do computador para o seu processo de fabricação. Dentre seus principais métodos, estão a Impressão 3D, o Corte a Laser e a eletrônica e robótica. A partir de tais experimentos, a ideia é que o Planeta do Bem proporcione ainda mais possibilidades de experimentação ao público.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Jovens do programa Território do Fazer, do Instituto Conceição Moura, são destaque nacional em Robótica

Três projetos desenvolvidos por jovens belo-jardinenses, que participaram do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição Moura, foram premiados na

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos