Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Dos números e tributos à missão de desenvolver pessoas

Grupo Moura

Dos números e tributos à missão de desenvolver pessoas

dos-numeros-e-tributos-missao-de-desenvolver-pessoas
Leitura:3 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Quando foi contratado com apenas 19 anos pela Moura, Moacy Freitas não imaginava a jornada que iria empreender. Começou como mecanógrafo, realizando cálculos industriais e comerciais. Formado em Ciência Contábeis, com mestrado em Controladoria, MBA em Finanças e especialização em Direito Tributário e Econômico construiu uma carreira dedicada aos números. Mas há seis anos, foi designado para um desafio maior e mais gratificante: cuidar do principal ativo da companhia: as 6.000 pessoas que formam o time de colaboradores do Grupo Moura.

Como Diretor de Pessoas e Organização, Moacy continua responsável por suas áreas de tradicional expertise: Tributária, Jurídica, Governança Corporativa e Auditoria Interna. Mas é como gestor responsável por manter a chama acesa da empresa que, em 2018, foi considerada uma das 60 melhores para se trabalhar no Brasil e a melhor de grande porte de Pernambuco, que seu trabalho alcança os resultados mais transformadores.

“Em 61 anos, o compromisso da Moura com o desenvolvimento de suas pessoas transformou o sonho dos visionários Edson Mororó Moura e Conceição Moura na maior empresa de baterias da América do Sul. Está lá, como pilar fundamental da Cultura Empresarial Moura: acreditar nas pessoas é base do nosso sucesso. Buscamos o fortalecimento de vínculos diariamente”, celebra Moacy, que conhece bem a empresa.

Primeiro adquiriu o conhecimento técnico na área fiscal, contábil e financeira entre 1985 e 1993. Depois foi para a Controladoria e fez a integração das empresas da Moura, que passou a ser centralizada em Acumuladores Moura S/A. Em 1997, foi para a área financeira e, em 2002, para a Controladoria da rede de distribuição.

Em 2012 fez a transição para a área de Gestão de Pessoas, reflexo de uma decisão tomada pelo Conselho de Administração do Grupo Moura, no ano anterior, passou a se preocupar ainda mais fortemente em como manter a cultura Moura diante do crescimento acelerado da empresa.

“A empresa cresce e as necessidades vão sendo modificadas. Resultado dessa evolução. Precisamos estar sempre atentos a isso. Em seguida, devemos identificar as outras demandas: desenvolvimento, reconhecimento, valorização, auto realização, etc. As pessoas só vão estar conosco, engajadas e motivadas, se conseguirem ver na empresa sinergia para a concretização dos seus projetos de vida”, explica.

Nesta época foi cravada no papel o que já residia nos corações do moureanos: a Cultura Empresarial Moura – CEM. Extraída de uma revisitação histórica dos pilares ideológicos que sustentam a empresa, foi transformada em cartilha e compartilhada com todos os colaboradores. Ainda que tenha como base a história da companhia, carrega o desejo de onde a Moura quer chegar, destacando temas como Sustentabilidade e Inovação.

Para entender a área que estava assumindo, Moacy fez uma verdadeira imersão. Realizou uma pós-graduação em Gestão de Pessoas e passou três anos estudando e estruturando a estratégia da área com a ajuda de consultorias. “O grande desafio foi trocar o pneu com o carro andando. Ou seja, aprender, criar estratégias e tocar a área que já existia, promovendo melhorias para todos”.

Começou promovendo a melhoria básica de segurança e estrutura de trabalho para os funcionários com o foco em evitar acidentes. E criou o programa de Desenvolvimento da Moura, que beneficia cerca de 1.000 colaboradores com cursos à distância e que deu as condições para o surgimento da Universidade Moura, totalmente digital. Outro desafio foi criar um programa de sucessão dos líderes da empresa.

“Tive que aprender para poder fazer, com liberdade e oportunidade de construir o que era necessário. Aqui pensamos nos programas estratégicos respeitando a individualidade das pessoas, permanecendo atrativos para que as pessoas queiram trabalhar na Moura”, pontua Moacy.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Cano de descarga do carro vazando? Confira como resolver!

O cano de descarga do carro é também conhecido como escapamento. Este sistema possui várias funções: ajudar na liberação dos...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos