Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Moura recebe prêmio de sustentabilidade da Exame

Grupo Moura

Moura recebe prêmio de sustentabilidade da Exame

2 min

A Moura recebeu o prêmio de empresa mais sustentável do setor da autoindústria promovido pelo Guia de Sustentabilidade da Revista Exame. O presidente do Conselho de Administração da Moura, Edson Viana Moura, recebeu a premiação em São Paulo representando todos que fazem parte da companhia e prezam por um planeta mais sustentável.

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho antigo da Moura que criou uma política de Sustentabilidade alinhada aos mais avançados padrões globais, posicionando a empresa na vanguarda no País. O nosso Programa de Logística Reversa da Moura, implementado há mais de 35 anos, tornou-se referência na América do Sul.

A Moura recicla 100% das baterias produzidas e vendidas. Dessa forma, garantimos que as sucatas têm uma destinação ecologicamente correta, evitando assim, que mais de 100.000 toneladas de baterias sejam lançadas no meio ambiente de forma indevida. Hoje, o Grupo Moura é o maior reciclador de chumbo do Cone Sul.

O recolhimento das baterias inservíveis funciona de maneira simples: ao trocar a bateria, o consumidor final devolve a usada ao comerciante, em seguida, o comerciante remete as sucatas para uma das 76 Unidades de distribuição exclusivas Moura espalhadas no Brasil e do distribuidor são encaminhadas para a unidade de reciclagem da Moura, em Belo Jardim (PE).

Economia de água

Além de reciclar 100% das baterias que não funcionam mais, a Moura também tem a preocupação com a escassez de água no semiárido nordestino, onde se concentra a maior parte da produção da empresa.

Até 2019 o Grupo Moura tem como meta reduzir 50% do consumo de água em suas operações industriais no município de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. Até 2017, o percentual alcançado foi de 35%, na comparação com o volume total consumido em 2014.

O trabalho de redução de consumo envolveu amplo diagnóstico em todas as unidades operacionais, instalação de uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e a implantação de sistemas e práticas de reutilização.

O Grupo Moura promove um trabalho constante de mensuração de seu passivo ambiental e de impactos atuais promovidos pela produção e transporte de baterias.

O monitoramento aprofundado desses indicadores, promovido em parceria com acadêmicos e auditorias independentes, é responsável por guiar toda a política de mitigação, contrapartidas ambientais e projetos inovadores de promoção da Sustentabilidade, que extrapolam as exigências da legislação brasileira.

Esse conjunto de ações tem garantido à empresa ser reconhecida pelas principais avaliações do mercado nacional, como um dos grupos empresariais mais sustentáveis do País.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

eBike Ella

Moura apresenta sua bicicleta Elétrica

Inovando no segmento de mobilidade urbana e reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, temos orgulho de lançar a Ella –

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos