Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O condutor das políticas de Sustentabilidade da Moura

Grupo Moura

O condutor das políticas de Sustentabilidade da Moura

3 min

Posicionar o Grupo Moura na vanguarda em políticas de Sustentabilidade. Coordenar um trabalho contínuo de redução de emissões e de uso eficiente de recursos hídricos por uma indústria encravada no semiárido nordestino. E ainda gerenciar o processo industrial de reaproveitamento das baterias inservíveis na maior recicladora de chumbo da América do Sul. Essa é só uma parte da lista de atividades de Arnolfo Menezes, diretor de Metais e Sustentabilidade do Grupo Moura, e de sua equipe de mais de 250 colaboradores.

 

Engenheiro químico por formação, mestre em sustentabilidade pela FGV, ingressou há 20 anos na empresa, na unidade produtiva responsável pela reciclagem das baterias. Com um ano, se tornou Chefe de Produção e implementou um robusto programa de otimização de custos, através de um sistema de gestão matricial e de melhorias contínuas de qualidade na área. Os resultados alcançados o levaram à posição de Gerente industrial e, em 2011, assumiu as atribuições de diretor.

 

Como o nome de sua área indica a atuação de Arnolfo é ampla e diversa, indo desde a responsabilidade pela aquisição de metais, o principal componente na fabricação de baterias de chumbo ácido, passando pelo desenvolvimento de políticas de responsabilidade social até o desenvolvimento de políticas de Segurança no Trabalho e Meio Ambiente, por isso, a gestão é um ponte forte do executivo.

 

A área de sustentabilidade vem desenvolvendo uma série de projetos, em 2017, o grupo conquistou uma redução de 31% nas emissões de gases efeito estufa, a nova meta é atingir 45% de redução até 2022. O projeto Resíduo Zero busca eliminar o envio de resíduos para aterro, tendo como objetivo principal a não geração, atualmente 94% dos resíduos gerados já estão sendo destinados a reciclagem. Na busca pela redução do uso de recursos naturais, adotou um moderno sistema de reutilização de efluentes, onde os mesmos, após tratados, passaram a ser reutilizados em outras etapas do processo de fabricação, essa e outras ações vem reduzindo em 40% o consumo de água até 2018, tendo como meta alcançar 50% nos próximos anos. O impacto dessas ações extrapola os muros da Moura. Como o principal complexo fabril do Grupo está localizado no Agreste de Pernambuco, uma área que vivencia ciclos prolongados de seca e possui alta densidade demográfica, o trabalho de Arnolfo e equipe vem contribuindo para redução e uso mais consciente de recursos naturais.

 

A diretoria também é responsável pela gestão de insumos energéticos, que tem como principais objetivos, a busca pelo melhor preço de aquisição e a melhoria da eficiência energética do Grupo. Vem obtendo uma melhora de 7% até o momento, tendo como meta atingir 20% nos próximos anos.

 

As políticas de Sustentabilidade do Grupo Moura, estão sendo premiadas ano após ano, as mais recentes foram o título de melhor empresa do setor automotivo do Guia Exame de Sustentabilidade, em 2018, o Selo Empresa Verde, concedido pela Junta Comercial de Pernambuco e a certificação da nova ISO 45001-2018, sendo a primeira do setor automotivo no Brasil a obter essa certificação.

 

“Estamos sempre em busca de manter padrões internacionais nas questões relacionadas a Segurança e Meio Ambiente. Hoje, já somos referência no País e queremos ser referência no mundo também. Buscamos que a comunidade do entorno da Moura participe e conheça mais a empresa. Sabemos que fazemos parte da cidade, da coletividade e precisamos estar sempre conectados com nossa gente. A nossa missão também é tornar a cidade de Belo Jardim (PE) melhor e mais atraente para se viver”, reforça Arnolfo, que também é responsável pela área de Responsabilidade Social e ainda possui um cargo de diretoria no Instituto Conceição Moura.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Grupo Moura

Confira o Relatório igualdade salarial produzidos pelo Governo Federal

Seguindo o compromisso do Grupo Moura com a promoção de práticas de Diversidade & Inclusão, bem como em cumprimento à

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos