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Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.
O chamado calço hidráulico, acontece pela entrada de combustível ou água no motor e impede a compressão total do pistão, diminuindo o espaço disponível para esta peça trabalhar – por isso chama-se calço.
Para que você possa entender melhor sobre este problema, preparamos um conteúdo especial para sanar dúvidas e capacitá-lo para identificar este tipo de problema.
Em linhas gerais, podemos elencar três problemas que podem causar a entrada de água no motor:
Quer mais detalhes? Não se preocupe! Vamos explicar detalhadamente cada um desses problemas abaixo.
As juntas do cabeçote se encontram entre o bloco do motor e o cabeçote. Sua função é dupla: impedir a saída dos gases da combustão e separar os líquidos do contato com outras partes do motor.
Isto impede que tanto o combustível quanto a água no motor invadam outras partes do bloco.
Em veículos muito antigos as juntas do cabeçote podem estar gastas, permitindo o vazamento destes líquidos para outras partes do bloco, inclusive para dentro da câmara de combustão.
Portanto, fique atento.
Qualquer sinal de dano nesta parte do veículo e acione seu mecânico caso verifique o desgaste da junta do cabeçote.
O bico injetor é o responsável por pulverizar uma quantidade exata de combustível para dentro da câmara de combustão. Problemas nessa peça fazem com que ela trave aberta, fazendo com que o combustível entre na câmara em grande quantidade, podendo gerar calço hidráulico.
Como dito anteriormente, níveis incorretos de combustível – e não apenas água no motor – também podem ser muito prejudiciais para o funcionamento do seu veículo.
Nesses casos, é recomendado testar todos os bicos injetores para identificar qual deles está com problemas.
Depois de identificado, faça a limpeza ou a substituição.
Como sabemos, as grandes cidades enfrentam, cada vez mais, os problemas dos pontos de alagamento.
Se você se encontrar em uma dessas situações, forçar a passagem por vias alagadas, além de muito perigoso, pode favorecer a entrada de água no motor através do filtro de ar, e que pode atingir a câmara de combustão por meio do coletor.
A água no motor fará com que seu veículo pare de funcionar imediatamente e, se você estiver em alta rotação, provavelmente trará danos irreversíveis para o motor.
Portanto, evite ao máximo este tipo de procedimento.
Mas como ocorre a passagem da água até o motor? Fique com a gente que vamos te mostrar agora!
Na verdade, a explicação é muito simples: a água passa pela câmara de combustão até chegar ao motor. Depois pode atingir um ou mais cilindros.
Geralmente, isso acontece quando você está em alta velocidade. A força do empuxo da árvore de comando pode dobrar as hastes do pistão e comprometer seriamente o motor do seu veículo.
Quando ocorre água no óleo do motor, as consequências podem ser desastrosas. Você poderá ter problemas com os cilindros e danificar os rolamentos do virabrequim, além, claro, causar rachaduras no bloco do motor.
No entanto, tudo isso dependerá das condições do motor, no momento em que a água entrar na câmara de combustão. Portanto, quanto mais danificada ou sem manutenção estiver a peça, pior para o seu veículo.
Bem, e o que fazer se entrar água no motor da moto? Fique conosco e confira agora!
No caso da motocicleta, a regra de ouro é a seguinte: no caso de enchentes, não enfrentá-la se estiver acima do eixo das rodas. Quando a água entra no motor, seja através do filtro de ar, ou escapamento, pode ocorrer o já conhecido calço hidráulico. Com isso, o motor morre e sua moto não liga.
Se você estiver em uma dessas situações, não tente ligar novamente a moto. A água pode forçar o pistão, biela e outras peças e danificar seriamente o motor.
Em vez disso, no caso de água no motor, você pode seguir os passos abaixo:
Se você estiver no meio de uma enchente ou em um local com água, leve a sua moto até um local que não tenha problemas. Assim você terá condições de mexer no seu veículo.
Essa é uma dica muito importante. Não trabalhe em sua moto com a torneira da gasolina aberta, pois isso será perigoso.
Deite a moto do lado do filtro e em seguida faça a gasolina vazar da cuba do carburador. Desta maneira, toda a água do local vazará. Assim também você conseguirá tirar a água do filtro de ar.
Depois que a água sair do carburador, aperte a espuma do filtro e seque-a. Desta maneira, você não terá mais problemas com água no motor da sua moto.
Levante a moto, coloque o filtro e feche a tampa. Essa etapa já está completa!
Para a de 2 tempos, retire a vela e bata no click de partida várias vezes para a água no motor sair. Não precisa virar a moto de ponta cabeça, isso é lenda!
Se a sua moto for de 4 tempos, preste atenção se ela tem um descompressor. Neste caso, não mexa na vela. Ao invés disso, acione o descompressor. Se a partida for elétrica, acione o botão ou o pedal junto com o descompressor.
Com isso, você conseguirá tirar a água do motor para fora do cilindro. Já se não tiver um descompressor, você terá que tirar a vela e acionar o pedal ou o botão de partida. Desta maneira, a água sairá pelo buraco da vela.
Nesta etapa você terá que abrir a torneira de gasolina e pronto! A sua motocicleta poderá ser utilizada novamente.
Viu como é fácil resolver o problema? No entanto, caso você tenha alguma dificuldade, procure sempre um especialista no assunto. Nas oficinas mecânicas e auto centers há excelentes profissionais que poderão te ajudar.
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