às |Atualizado às
Seu carro está no meio do trânsito, o calor escaldante do lado de fora e, para sua surpresa desagradável, o ar condicionado não gela mais — mesmo com o botão AC ligado. Em dias quentes, essa é uma situação que pode tornar sua viagem muito desconfortável, não é mesmo?
Neste guia, vamos abordar as possíveis razões pelas quais o ar condicionado do seu carro não está funcionando como deveria. Além disso, destacamos a importância das baterias e sua influência nos sistemas elétricos do veículo.
Continue a leitura e entenda as causas mais comuns para o mau funcionamento do ar condicionado automotivo, assim como os caminhos para solucioná-los:
As razões mais comuns que podem levar ao ar condicionado não resfriar adequadamente incluem problemas no filtro de ar, vazamento de gás, desgaste em peças, problemas no compressor do ar e falhas elétricas.
Por isso, é sempre recomendável buscar a assistência mecânica qualificada para diagnosticar e solucionar o problema.
A manutenção preventiva, incluindo a verificação da parte elétrica do veículo, pode ajudar a evitar problemas (como quando o ar condicionado não gela) e fazer com que ele tenha um funcionamento muito mais saudável.
A seguir, entenda melhor por que seu ar condicionado não está gelando adequadamente e como resolver esses problemas:
Quando o filtro de ar fica obstruído por sujeira, poeira e detritos, ele restringe o fluxo de ventilação que passa pelo sistema. Isso pode causar uma queda no desempenho do ar condicionado e fazer com que ele pareça menos eficaz.
Para solucionar esse problema, basta substituir o filtro de ar regularmente, o que geralmente é uma tarefa fácil e acessível.
O ar condicionado automotivo depende de um gás refrigerante para funcionar corretamente. Quando há um vazamento desse gás, o sistema perde sua capacidade de resfriamento. Isso pode ser causado por vários fatores, como danos nos tubos, juntas defeituosas ou até mesmo uma instalação inadequada.
A detecção e reparo de vazamentos de gás devem ser realizados por profissionais treinados para garantir que o sistema funcione de maneira eficiente, também podendo ser verificada através de revisões periódicas.
Com o tempo, as peças internas do sistema de ar condicionado podem se desgastar, levando a problemas no seu funcionamento. Isso pode incluir correias desgastadas, rolamentos quebrados ou embreagens defeituosas.
Para solucionar esse problema, é necessário substituir os componentes mais gastos – que devem ser feitos por um mecânico qualificado e de sua confiança.
O compressor é a principal peça dos sistemas de refrigeração. É ele quem recebe a energia necessária para pressurizar o gás do ar condicionado e amenizar as temperaturas do seu carro. Por isso, se ele estiver com defeito, o ar condicionado não funcionará adequadamente.
Problemas elétricos podem ser responsáveis pelo mau funcionamento do ar condicionado, já que muitos sistemas modernos de ar condicionado automotivo dependem de um funcionamento elétrico adequado.
Falhas elétricas podem causar uma série de problemas, desde o sistema de ventilação até o próprio compressor do ar condicionado.
Isso nos leva a destacar a importância das baterias e sua influência nos sistemas elétricos do veículo: se a bateria estiver fraca ou com problemas, por exemplo, isso pode afetar negativamente o desempenho de componentes essenciais, incluindo o ar condicionado.
Identificar e resolver esses problemas no sistema de ar condicionado é essencial para garantir que seu veículo permaneça fresco e confortável, especialmente em climas quentes.
Lembre-se de que a manutenção regular do sistema pode prevenir muitos desses problemas, além de manter o clima sempre agradável durante todas as suas jornadas.
E aí, gostou de conhecer sobre o que pode ser feito quando o ar condicionado não gela seu carro?
Quando se trata da parte elétrica de um veículo, a Moura pode ser uma excelente aliada: a partir de baterias de qualidade, é possível garantir que o sistema elétrico tenha energia para funcionar por muito mais tempo – evitando não apenas problemas no ar condicionado, mas todas as dores de cabeça que uma bateria acabando pode causar.
Não deixe de conferir nosso site e conheça o delivery de baterias oficial da Moura: o Moura Fácil!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições