às |Atualizado às
Você já precisou parar em um semáforo de uma rua íngreme e ficou com medo do carro não arrancar? Esta é uma situação comum em momentos de engarrafamento, por exemplo, e pode gerar preocupações a qualquer pessoa. Para manter o veículo freado pelo tempo que for necessário durante estas situações, surgiu o sistema auto hold.
Essa ferramenta atua diretamente na linha de freios do pedal, aplicando a pressão necessária para que o carro não se movimente até que o acelerador seja acionado (ou até que a embreagem seja solta, no caso dos automóveis manuais).
Para entender melhor sobre o funcionamento, prós e contras de contar com esse assistente de partidas em rampas, continue com a gente!
O sistema auto hold é um recurso de segurança e conforto que atua como um assistente de frenagem, ajudando a manter o veículo parado em situações como semáforos, congestionamentos e subidas. Quando o carro para completamente e o motorista tira o pé do freio, esse sistema ativa automaticamente os freios hidráulicos, mantendo o carro parado pelo tempo que for necessário.
Então, quando o motorista precisar dar a partida, basta pressionar o acelerador para que o auto hold libere os freios de forma automática e o carro possa se mover normalmente.
Esse recurso pode liberar o motorista de ficar pisando no pedal do freio o tempo todo — o que pode ser bastante incômodo e cansativo, especialmente em paradas frequentes.
O sistema auto hold funciona em contato direto com o sistema de freios, e essa atuação conta com quatro principais etapas: a ativação, a detecção de uma parada completa, o engajamento dos freios e, por fim, a liberação (quando o veículo entra em movimento novamente). Explicamos melhor sobre cada uma delas nos tópicos seguintes:
O sistema de freios auto hold é uma tecnologia bastante disseminada em veículos produzidos a partir dos anos 2000 e, no Brasil, está presente em diversos modelos atualmente. Dentre os mais populares, destacamos:
Dependendo das prioridades definidas no momento da escolha de um carro novo, essa tecnologia pode representar um diferencial relevante para tomada de decisão — principalmente se ambientes de trânsito e congestionamento fazem parte da rotina.
Explicando sobre as facilidades do auto hold, algumas dúvidas podem surgir acerca do hill holder — que também representa um sistema de auxílio durante frenagens em ruas íngremes. A principal diferença entre eles é que, no caso do hill holder, o sistema aplica pressão nos freios durante as partidas em subidas, evitando que o veículo recue e poupando o motorista de pressionar os pedais.
No caso do auto hold, como vimos até aqui, existe uma pressão contínua nos freios, que pode permanecer acionada durante o tempo necessário (tanto em subidas, quanto descidas).
Por isso, apesar de ambos os sistemas representarem maior conforto e praticidade em momentos parecidos durante o trânsito, seus objetivos finais podem ser considerados diferentes.
Como você pode ver, a tecnologia que auxilia o mantimento da pressão nos freios durante subidas e descidas é um recurso excelente para muitos tipos de rotina, facilitando momentos que, sem ele, poderiam se tornar estressantes.
Se você se interessou por essas facilidades e pensa em investir em um veículo com essas tecnologias, vale conferir nosso conteúdo sobre o processo de comprar um carro!
E quando falamos sobre situações como o trânsito, engarrafamentos e momentos em que precisamos passar horas dentro de um veículo, as baterias são um componente que não representa apenas conforto: elas são essenciais para que todos os trajetos sejam feitos com tranquilidade e recursos eletroeletrônicos funcionem com efetividade. Por isso, não deixe de conferir os produtos Moura e garanta a energia necessária para alimentar todos os sistemas do seu carro!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições