às |Atualizado às
Quando o assunto é otimizar a performance, escolher a bateria de empilhadeira certa é algo importante.
De forma geral, essa peça não só alimenta a máquina, mas também influencia diretamente na produtividade e na eficiência operacional do seu negócio. Confira, neste conteúdo, tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certa!
A bateria de empilhadeira é utilizada para o funcionamento de veículos de movimentação de materiais, como é o caso das empilhadeiras elétricas.
Basicamente, elas armazenam energia elétrica, permitindo que o equipamento funcione sem a necessidade de combustíveis fósseis. Isso a torna uma opção bastante sustentável e econômica.
Quando o fabricante de um modelo de empilhadeira desenvolve o projeto, já são levados em consideração todos os fatores elétricos, eletrônicos e mecânicos para seu bom funcionamento.
Logo, todas as empilhadeiras possuem, de fábrica, um espaço definido para a colocação da bateria com a capacidade necessária para a performance adequada.
Entretanto, existem diferentes tipos de bateria para empilhadeira, cada um com as suas particularidades:
Escolher a bateria certa depende de vários fatores, como:
Uma boa manutenção é fundamental para maximizar a vida útil da sua bateria e evitar gastos desnecessários com reparos ou substituições. Aqui estão algumas práticas recomendadas:
A sujeira e a corrosão podem prejudicar a performance da bateria, afetando sua capacidade de carga. Utilize um pano úmido com solução de bicarbonato de sódio a 10% para limpar a superfície da bateria e as conexões. Além disso, evite produtos químicos agressivos que possam causar danos.
Invista em um sistema de monitoramento via Bluetooth ou algum aplicativo que permita acompanhar o desempenho da bateria para empilhadeira elétrica. Isso ajudará a identificar problemas antes que eles se tornem críticos.
As descargas profundas, quando a bateria funciona até o limite mínimo antes de ser recarregada, podem reduzir a vida útil da opção de chumbo-ácido. Procure sempre manter a carga em um nível acima de 20%.
Empilhadeiras que ficam paradas por longos períodos devem ter uma bateria que é mantida no lugar adequado. Se possível, faça uma carga de manutenção a cada mês.
Além disso, armazene a peça em temperaturas amenas, pois temperaturas extremas (quentes ou frias) podem danificar a bateria.
Nas últimas décadas, a preocupação com o meio ambiente tem aumentado. As baterias de chumbo-ácido, se descartadas inadequadamente, podem causar sérios problemas ambientais.
Por isso, é válido seguir algumas dicas para um descarte responsável:
Manter essa peça em bom estado é importante para o seu bom funcionamento. Atente-se sempre a:
Escolher a bateria de empilhadeira ideal pode parecer um pouco complicado, mas, com as informações corretas, você pode tomar uma decisão que não apenas atenda às necessidades do seu negócio, mas também cuide do meio ambiente, além de economizar dinheiro a longo prazo.
Portanto, o ideal é procurar a Rede de Serviços Moura para entender as reais necessidades de energia da sua empilhadeira e ter toda a atenção que você merece.
Com nossos serviços tracionários, é possível fazer um orçamento de acordo com a sua necessidade: basta preencher os dados do formulário e aguardar. Um técnico especializado no assunto entrará em contato o mais rápido possível.
Com a bateria certa, você pode garantir um funcionamento adequado das suas máquinas e não terá dores de cabeça no seu negócio!Quer saber mais sobre o universo das baterias e tudo que o envolve? Continue navegando pelo Blog da Moura!
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições