às |Atualizado às
Ter uma bateria descarregada costuma ser um transtorno, afinal, ela é uma das peças mais importantes para o veículo, responsável por gerar a energia necessária para os sistemas internos do automóvel. Não tem como continuar o percurso sem que a bateria funcione.
Mas o que fazer quando o carro não arranca? Vale a pena dar carga na bateria? É aconselhável realizar a carga por conta própria?
Neste post, vamos falar sobre esse assunto que causa muitas dúvidas a todos os motoristas. Quer entender tudo com a gente? Acompanhe a leitura!
Se você também fica em dúvida se é possível carregar uma bateria sem equipamentos e dados técnicos, a resposta é não. É preciso que um especialista com dados, informações, conhecimento e equipamentos corretos realize a recarga, saiba que essa é uma prática perigosa e que não deve ser realizada de forma alguma.
Isso porque, quando você tem uma bateria descarregada e decide dar carga, além do risco de “cozinhar o veículo”, você pode acabar queimando o módulo de injeção eletrônica do automóvel. Mas os possíveis transtornos não param por aí, veja só:
Ao inverter a polaridade, pode ocorrer o estouro da fonte do módulo, rompendo a trilha do painel. Nesse caso, tanto a fonte, quanto o capacitor, não aguentam a quantidade de carga elétrica que é gerada.
Portanto, carregar a bateria por conta própria pode sair muito caro para o seu bolso.
Outra razão para evitar mexer na bateria descarregada por conta própria é que, ao substituir a peça, utilizando uma bateria que não seja adequada, você pode provocar problemas no sistema de som.
Na realidade, ao realizar esta troca sem o conhecimento necessário, é perigoso queimar diversos componentes eletrônicos do veículo. Este é um risco que não vale a pena correr, não é mesmo?
Ligar a bateria com fios de instalações residenciais não é uma boa ideia. Aliás, qualquer outro cabo que não seja próprio para a recarga de bateria pode iniciar um incêndio em seu automóvel. Esses fios de tomada superaquecerão e, devido ao fato de o material não ser resistente, o risco de acidentes pode ser muito alto.
Agora que você já sabe que a recarga de bateria não é um procedimento que deve ser feito por quem não é um especialista, que tal entender os motivos que fazem a bateria descarregar? Veja só:
A fuga de carga ocorre quando o consumo de energia é maior do que o planejado. Cabos ruins ou estragados podem se tornar um problema, exigindo mais da bateria de seu automóvel do que usual, acarretando numa bateria descarregada.
O mesmo acontece quando há adaptações, como o uso de uma bateria que não é adequada ao seu automóvel ou alterações realizadas em aparelhos de luz ou som.
Mesmo o automóvel desligado, há alguns componentes elétricos que permanecem em modo stand by. O sistema de alarme e o relógio do veículo, que mesmo consumindo pouco, se mantêm ativos o tempo todo. Assim, depois de algum tempo parado, o veículo fica com a bateria descarregada.
Especialistas e revendedores da Moura afirmam que as baterias descarregadas podem ser recarregadas, desde que o procedimento seja feito da maneira correta.
Entretanto, as baterias só podem ser recarregadas por um processo específico, através dos distribuidores/revendedores da Moura e se a peça ainda estiver dentro da garantia. Em outras situações de bateria descarregada, a recarga da bateria não pode ser realizada pelo revendedor ou fabricante.
A Moura conta com um serviço de entrega de bateria: o moura fácil.com, uma plataforma de serviços rápidos, simples e confiáveis. Além disso, você terá a ajuda dos especialistas da Moura, profissionais treinados para atender todas as necessidades do seu automóvel, instalando e testando sua bateria gratuitamente!
Você pode contar com o auxílio dos profissionais da Moura e não correr o risco de prejudicar os sistemas essenciais do seu veículo.
Quer saber como solicitar o serviço de bateria da Moura? Acesse mourafácil.com e escolha a cidade, o modelo do automóvel e solicite a sua peça. Você também tem a opção de ligar para os telefones 3003-3341 ou 4020-1712 e pedir a sua bateria para carros, motos ou caminhões! O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e aos sábados, das 8h às 18h, mas o agendamento funciona 24h por dia.
Para quem reside em São Paulo, a bateria poderá ser instalada no automóvel em até 45 minutos. Já nas outras regiões do País, em até 50 minutos. O pagamento da peça é feito somente no ato da instalação. Tanto a entrega, quanto a instalação são gratuitas!
A Moura também oferece um serviço online de compra e troca de baterias mais profissional e personalizado. Além disso, com os serviços do mourafácil.com você não terá riscos de comprar uma peça com menos vida útil.
No site mourafácil.com você encontra depoimentos de vários consumidores que utilizam o serviço. É uma maneira de ver que a assistência da Moura funciona, principalmente quando você mais precisa.
Como você pode conferir neste artigo, há muitos riscos de recarregar a bateria por conta própria. Se você é apaixonado por seu automóvel, com certeza não vai querer danificar os componentes e estragar o seu veículo.
E então, ainda tem dúvidas sobre a bateria descarregada? Deixe um comentário e responderemos as suas dúvidas.
Para pedir a sua bateria automotiva, conte com o mourafácil.com a qualquer momento!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições