às |Atualizado às
Muitos motoristas não sabem que a bateria do carro também precisa de cuidados especiais. Formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico, que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, essa peça é uma fonte cumulativa de energia.
Encontrar o carro com a bateria descarregada pode ser um contratempo, ainda mais quando estamos com a agenda cheia de compromissos, mas a boa notícia é que há formas preventivas para evitá-lo e prolongar sua vida útil da bateria.
Confira, neste conteúdo, dicas sobre como evitar que a bateria do seu automóvel descarregue, além de informações sobre como identificar sinais de que a bateria precisa de atenção.
Antes de falarmos sobre como evitar, é importante entender os motivos mais comuns que levam a uma bateria descarregada. Confira alguns deles a seguir!
Esquecer os faróis, luz interna ou qualquer acessório elétrico ligado por muito tempo é uma das principais razões para uma bateria arriada.
Isso porque eles puxam energia da bateria quando o veículo está desligado, ou seja, sem estar gastando energia gerada pelo combustível.
Deixar o som do carro ou outros dispositivos ligados com o motor desligado consome energia da bateria diretamente, podendo descarregá-la rapidamente.
Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by e demandam mais energia.
Por isso, antes de instalar novos acessórios, você deve verificar a capacidade máxima da bateria do seu carro para não correr o risco de ter a bateria descarregada antes do tempo.
O alternador é responsável por carregar a bateria enquanto o veículo está em funcionamento. Se ele apresentar falhas, ela não será recarregada adequadamente.
Por isso, é de grande importância fazer as revisões periódicas do seu carro em uma oficina especializada.
Esse componente tem vida útil, geralmente de 2 a 3 anos, dependendo do uso e manutenção. Com o tempo, perde sua capacidade de reter carga, causando a bateria arriada.
Terminais soltos ou corroídos podem impedir que a bateria seja recarregada corretamente, levando a uma queda de desempenho e o risco de ficar sem energia.
Mesmo com o motor desligado, o carro continua consumindo energia para manter sistemas como relógio e memória da central eletrônica. Se o veículo ficar parado por muito tempo, esse consumo constante pode descarregar completamente a bateria.
Uma bateria descarregada em sua totalidade causa mais problemas do que impedir a partida do carro.
Sem energia, o veículo não liga, e, se a situação persistir, ela pode sofrer sulfatação, envelhecimento precoce e perda de eficiência, muitas vezes se tornando irreparável.
Além disso, a descarga total pode comprometer o sistema elétrico, como a central eletrônica, alternador e ignição, gerando custos extras com reparos.
Quando o carro não liga, surge a dúvida: a bateria está apenas descarregada ou chegou ao fim da sua vida útil?
Para diferenciar, deve-se analisar o seguinte:
O recomendado é procurar um especialista, mas, em caso de emergência, use um multímetro para fazer o teste. Caso o resultado fique abaixo de 12,4V, ela, provavelmente, está descarregada.
Uma bateria descarregada pode atrapalhar seus planos, mas, com algumas práticas simples, é possível prevenir esse problema e prolongar a vida útil da bateria. Confira:
Além das práticas citadas, investir em baterias de qualidade também é de grande importância para o bom funcionamento do seu veículo.
Porém, pode acontecer da bateria do seu carro descarregar e precisar de uma troca. É exatamente para esses momentos que você pode contar com o Moura Fácil, o delivery oficial da Moura. Com ele você recebe sua bateria em até 50 minutos, com entrega e instalação grátis. Conheça mais esse benefício!
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições