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O câmbio Dualogic é a alternativa perfeita para quem quer flexibilidade na hora de escolher entre o modo automático e a sensação de controlar as marchas do carro.
No mundo está sempre em evolução. Novas tecnologias tendem a facilitar nossa vida e otimizar nosso tempo. Já a algum tempo, os câmbios manuais vêm sendo substituídos por outros sistemas mais complexos e econômicos.
Neste post, você vai aprender quais as características do câmbio Dualogic, seu funcionamento, bem como seus principais prós e contras.
E então, quer aprender tudo isso com a Moura? Siga com a leitura!
O câmbio Dualogic foi lançado no Brasil pela Fiat. Esse tipo de câmbio surgiu para facilitar a troca de marchas de câmbio manual, pois o sistema automatiza o processo sem perder a potência do automóvel.
Mas será que o câmbio Dualogic vale a pena? Entre as suas principais vantagens estão o menor consumo de energia e menor índice de poluentes no meio ambiente. Além disso, você não tem problemas com a perda de potência nas trocas de marchas.
O câmbio Dualogic funciona de maneira simples. Ele é como um câmbio manual, mas que passa as marchas por computador e dispensa a embreagem. No entanto, também é possível acionar as marchas manualmente.
Outro detalhe importante é que no modo conhecido como Auto, o sistema tem autonomia e opta pela troca de marchas quando necessária. Além disso, no câmbio Dualogic você tem a seguinte configuração:
Alguns motoristas citam o desconforto entre os principais problemas do câmbio Dualogic. Outro ponto negativo é que ele pode engasgar ao mudar as marchas, o que costuma dar dor de cabeça para o dono do automóvel.
O câmbio Dualogic também pode apresentar as seguintes falhas:
Com o Dualogic, você tem a opção de escolher entre passar as marchas manualmente ou não. Já com o câmbio automático, você apenas freia e acelera para dirigir, ou seja, basta selecionar a alavanca para sair com o automóvel.
O valor da manutenção do câmbio Dualogic costuma variar um pouco. No entanto, uma pesquisa realizada em 2019, em oficinas especializadas em São Paulo e no Rio de Janeiro apontou que o reparo no Dualogic custa em torno de R$ 3.500,00.
A principal diferença entre o câmbio Dualogic e o Dualogic Plus é que o primeiro é um sistema de automatização de transmissão manual, que produz um certo desconforto na hora da troca de marchas.
Já o Dualogic Plus foi criado para resolver esse problema. Além disso, ele tem um recurso chamado creeping que permite o câmbio levemente acelerado quando engatado. Com isso, o automóvel fica parado em aclives sem nenhum problema.
Também não é necessário acelerar para sair. Outra vantagem é que na hora das manobras à ré com a aceleração contínua, o condutor pode usar o freio para controlar o movimento do carro. Algo que é difícil para um veículo automatizado comum.
Veja os principais automóveis com sistema Dualogic:
O câmbio Dualogic do Fiat Mobi 1.0 recebeu várias melhorias e hoje é chamado de GSR-Comfort. O automóvel é considerado a opção sem pedal de embreagem mais barata do Brasil.
Automóvel manual sequencial com modo automático de 5 marchas. Tem tração dianteira, direção elétrica,e dois freios a disco. Também pode ser encontrado no álcool ou na gasolina.
O automóvel corresponde a 15% das vendas da versão topo da Fiat. Vem com motor E.Torq de 1.6 litro e 117 cv a 5.500 rpm. Você encontra etanol e tem o mesmo sistema de combustível do Palio.
Já o torque pode chegar a 16,8 kgfm em altas 4.500 rotações. Apesar de ser considerado um automóvel grande, com 4,29 metros de comprimento, o sedã é leve e a versão com câmbio robotizado pesa no máximo 1.148 kg.
Automóvel perfeito para você e toda a família. O Weekend Adventure 1.8 E. torQ possui câmbio Dualogic para te oferecer mais uma maneira inteligente de você dirigir. A Fiat uniu a praticidade e a popularidade do Palio Weekend Adventure com a modernidade.
Os modelos citados acima são da Fiat e já não são mais produzidos, mas podem ser encontrados no mercado de usados e em circulação nas ruas.
Além disso, há outras montadoras que contam com a mesma tecnologia, como é o caso da Volkswagen com os modelos up! 1.0 MPI, Gol 1.6 MSI, Voyage 1.6 MSI, Fox 1.6 MSI e SpaceFox 1.6 MSI.
E também a Renault, com o Sandero Stepway Dynamique 1.6.
Agora que você já viu se o câmbio dualogic vale a pena, ficará mais fácil na hora de escolher o seu próximo automóvel, não é mesmo? Mas não se esqueça que para garantir o bom funcionamento do seu carro, você terá que contar com uma boa bateria automotiva.
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