às |Atualizado às
Um carro esquentando demasiadamente é um dos problemas que mais podem causar danos ao veículo como um todo. Ele causa danos em peças importantes, pode estragar o cabeçote, o pistão, os anéis de vedação do cilindro ou exigir que você faça a retífica e, nos piores casos, até mesmo a troca do motor.
Mas o que fazer, então, quando você nota que o carro está esquentando muito rápido?
Para te ajudar, preparamos algumas dicas sobre o que pode ser e como lidar com esse problema. E aí, quer tirar suas dúvidas com a gente?
Um carro esquentando muito geralmente está ligado a problemas em peças que compõem o sistema de arrefecimento do veículo, que vão desde a correia dentada até o óleo.
Você vai notar que, ao longo deste artigo, ligamos o fato de um carro que esquentou diretamente ao superaquecimento do motor. Este componente atua como principal gerador de calor em um carro através da combustão e, por isso, os problemas relacionados às altas temperaturas geralmente estão ligados com a necessidade de manutenção nesse sistema.
Nos tópicos a seguir, descrevemos com mais detalhes sobre os principais dentre eles:
Se há desgaste na correia dentada, você terá problemas no momento em que a bomba d’água (responsável por circular o líquido de arrefecimento até o motor) precisa ser acionada. Com isso, a tendência é que o motor aqueça mais do que é considerado saudável para seu carro.
A ventoinha também está ligada a este processo, pois é ela quem força o ar pelo radiador, acelerando o resfriamento do líquido de arrefecimento. Quando a peça apresenta defeitos, a falta de líquido de arrefecimento pode levar a um carro esquentando além do nível comum.
Portanto, é importante olhar regularmente como anda o funcionamento da ventoinha em seu veículo e investir em revisões periódicas, ponto que comentaremos mais adiante.
Como canal principal responsável por encaminhar o líquido de arrefecimento até o motor e trazê-lo de volta para o sistema, as mangueiras com furos ou desgastes podem fazer com que o líquido vaze, prejudicando o esfriamento do motor como consequência.
O mesmo acontece com um radiador com vazamentos: em atuação conjunta com a ventoinha, ele troca calor com o líquido de arrefecimento até que suas temperaturas estejam baixas o suficiente para que seja enviado de volta ao motor. Quando ele está gasto ou furado, pode fazer com que o líquido escoe para fora do sistema e não chegue até o motor do carro, provocando seu aquecimento excessivo.
Tanto a bomba d’água quanto a válvula termostática são componentes com atuação direta sobre o líquido de arrefecimento. Enquanto a bomba atua em conjunto com as correias para o fluxo saudável do líquido até o motor, a válvula controla esse fluxo de maneira inteligente, fechando e abrindo, permitindo que o líquido flua de acordo com as temperaturas ideais.
Este trabalho conjunto é essencial para o esfriamento do motor e, por isso, quando algum destes componentes se desgasta ou apresenta defeitos, o resultado final pode ser um carro esquentando bastante.
Lembrando que o motor de um carro atua com o atrito entre diversas peças móveis, podemos entender a importância do óleo do motor no momento de resfriar esse sistema: quando não estão bem lubrificadas, as peças internas podem sofrer com atrito excessivo, dificultando a dissipação de calor e influenciando diretamente nas altas temperaturas de um carro.
Como comentamos anteriormente, o motor é a principal fonte de calor em um carro por atuar através da combustão. Essa combustão precisa ser iniciada através do sistema de ignição, que gera faíscas e cria energia em contato com o ar e o combustível.
Uma falha no sistema de ignição também pode ser uma das causas do superaquecimento do motor, já que esse problema pode atrasar o tempo de disparo da vela e gerar uma queima ineficiente do combustível.
Para entender se o carro está esquentando para além do normal, o primeiro passo é observar o painel: o termômetro presente nele é o responsável por indicar que existe um superaquecimento na área do motor. Caso esse termômetro marque a faixa vermelha, é possível que existam problemas quanto à temperatura interna do veículo, e vale buscar ajuda profissional.
Em alguns casos, entretanto, este importante sinalizador de aquecimento no carro pode não funcionar devido a desgastes ou outros problemas no painel.
Com isso, um carro esquentando além do que é considerado normal pode ser percebido em fases mais avançadas do problema, com sinais que descrevemos a seguir:
Se você observar um vapor subindo no capô do carro, pode ser um sinal de que há superaquecimento.
É importante destacar que, por lidar com o calor e o aquecimento do sistema em seu funcionamento normal, é comum que o motor funcione em temperaturas mais elevadas.
Porém, é essencial nos lembrarmos que o arrefecimento desses componentes também faz parte de seu funcionamento saudável e, quando ele não acontece, podem ser observados casos de um carro esquentando até o ponto de nuvens de vapor se dissiparem para fora do veículo.
Atuando diretamente no radiador, uma ventoinha sobrecarregada pode ser sinal de que o motor do carro está superaquecendo. Nesse caso, será possível ouvir um barulho alto e agudo, indicando um funcionamento em alta velocidade até em momentos em que o carro não está exigindo alta performance do motor.
Durante seu funcionamento cotidiano, o ar-condicionado do carro utiliza o líquido de arrefecimento do motor para resfriar o compressor. Quando existe um problema que causa o aquecimento desproporcional do carro, pode ser possível sentir essa mudança de temperatura diretamente do ar quente, passado para o interior do veículo através do sistema de ar-condicionado.
Confira alguns dos principais cuidados que podem fazer a diferença para evitar esta dor de cabeça:
Até aqui, já conseguimos notar que o líquido de arrefecimento desempenha um papel muito importante na regulação da temperatura do motor, não é mesmo? Por isso, para evitar problemas como um carro esquentando demais, é essencial conferir periodicamente alguns pontos como:
O sistema de arrefecimento tem diversas peças e componentes minuciosamente encaixados para o funcionamento pleno de um carro. Por isso, você deve imaginar que verificar o funcionamento geral deste sistema é algo importante. Para isso, alguns parâmetros que podem ser seguidos são:
Como você já deve ter visto, a manutenção preventiva é essencial para evitar a maioria dos problemas que causam um carro esquentando. Por isso, ressaltamos que buscar ajuda profissional qualificada no momento de revisão pode ser essencial para a saúde do seu carro.
O sistema de arrefecimento conta com inúmeros componentes, com funcionamentos distintos e igualmente importantes para evitar o superaquecimento do motor. Por isso, uma visão cautelosa e especializada sobre ele pode te ajudar a ficar mais tranquilo após as revisões.
Se a bateria do veículo está descarregada, você terá problemas com o sistema elétrico e, consequentemente, os sensores (como o de temperatura) poderão não funcionar. Assim, você não terá a leitura correta no painel do seu automóvel e não saberá se ele está na temperatura ideal, adiando uma possível manutenção antes que o problema afete o motor de maneira mais séria.
Daí a importância de contar com uma bateria de qualidade, que garanta o funcionamento de todos os dispositivos eletrônicos com excelência e te leve mais longe.
Por isso, caso precise trocar a bateria do seu carro e evitar falhas no painel, o delivery oficial da Moura garante a entrega e instalação em até 50 minutos, onde você estiver. Conte com a gente!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições