às |Atualizado às
Uma das situações mais chatas para qualquer motorista é quando o carro não liga. Mas você sabe porque isso acontece? Entenda que é importante identificar as causas do problema para evitar outros transtornos com o automóvel.
No entanto, não se preocupe: a seguir vamos te mostrar as principais causas do carro não ligar. Ficou interessado em descobrir quais são elas? Confira a partir de agora em nosso artigo!
Antes de tudo, o motor de partida só não vai funcionar se você não estiver com a manutenção preventiva em dia. Portanto, é importante não faltar nas revisões que devem ser feitas a cada 10.000 km rodados.
Entretanto, caso o seu carro não atinja essa quilometragem e apresente problemas com o motor de partida, você deverá levar o automóvel a um mecânico de confiança para fazer uma avaliação.
Somente um profissional pode condenar o motor de partida. Portanto, o mecânico deverá analisar os seguintes itens:
Verificar a tensão da bateria automotiva assim como inspecionar os cabos e terminais é muito importante. Mau contato ou corrosão nos terminais — bem como o zinabre — pode impedir que a energia necessária chegue ao motor de partida. Uma bateria fraca ou descarregada pode parecer um problema de motor de partida, mas pode ser resolvida simplesmente recarregando ou substituindo a bateria.
O pinhão é responsável por engatar com o volante do motor para iniciar a rotação do motor. O mecânico pode acionar o pinhão e ouvir atentamente para identificar estalos ou sons incomuns. Se houver estalos, isso pode indicar que o pinhão está desgastado ou não está se engajando corretamente, necessitando de substituição.
Fios com isolamento danificado podem causar mau funcionamento elétrico, incluindo curtos-circuitos que podem impedir o motor de partida de operar. O mecânico deve testar o isolamento dos fios para garantir que não há falhas, rompimentos ou desgaste que possam comprometer a passagem de corrente elétrica adequada
As escovas do motor de partida são componentes que se desgastam com o tempo devido ao atrito. Se estiverem excessivamente desgastadas, o contato elétrico será insuficiente para acionar o motor de partida. O mecânico deve verificar o estado das escovas e substituí-las se necessário para assegurar que o motor de partida funcione corretamente.
Muitos fatores podem influenciar a saúde da ignição do seu carro. Procure um profissional de sua confiança e faça manutenção preventivaMuitos fatores podem influenciar a saúde da ignição do seu carro. Procure um profissional de sua confiança e faça manutenção preventiva
Quando o carro não liga, engasga e perde o rendimento é sinal de problemas na vela de ignição. Portanto, faça sempre uma checagem na vela e evite esse e outros problemas.
O carro pode não ligar por várias razões, desde problemas simples até falhas mais complexas. Identificar a causa pode ajudar a evitar transtornos e despesas desnecessárias. Abaixo, exploramos algumas das razões mais comuns:
Quando você faz a revisão periódica, evita o desgaste nas peças e vários problemas relacionados ao veículo, como quando o carro não liga.
Uma bateria descarregada ou vencida pode ser a causa porque o carro não liga. No entanto, para que você não tenha esse problema, nunca se esqueça de desligar a luz, o rádio do automóvel e outros itens que consomem energia.
Também é importante verificar a data da validade da bateria e, caso precise trocá-la, fazer a substituição da peça. Com a falha na bateria, o alternador não carrega, forçando a troca da bateria descarregada.
Entretanto, esse problema pode ser resolvido com o Moura Fácil, o delivery de baterias oficial da Moura, você tem à sua disposição o serviço especializado em entregas de baterias automotivas que oferece todo suporte necessário na troca da sua antiga por uma nova Moura!
Este é um ponto complementar ao anterior já que a bateria do carro no frio tem uma maior propensão de descarregar completamente, isso porque as baixas temperaturas reduzem a capacidade da bateria de reter e fornecer energia.
No frio, os processos químicos dentro de baterias mais desgastadas tornam-se mais lentos, diminuindo a eficiência da bateria e a capacidade de gerar a corrente necessária para dar partida no motor.
A falta de combustível pode fazer o carro não ligar. A boia que mede a quantidade do produto no tanque pode falhar por alguma razão.
Entretanto, quando isso acontece, o painel acusa a falta de combustível e isso pode ser uma consequência do combustível adulterado.
Falhas na injeção eletrônica também podem ser as causas porque o carro não liga. Portanto, fique de olho se a luz acender e o carro não parar. Esse pode ser um sinal de que o sistema de injeção está com defeito.
Neste caso, a dica não é mexer e sim levar a um mecânico especializado para verificar as causas do problema.
Se há fumaça no automóvel, pode ser sinal que o motor está superaquecido. Caso o carro pare de funcionar, o problema será na temperatura do motor. Portanto, espere esfriar e complete com água.
Preste atenção na hora de abastecer e verifique se há algum tipo de vazamento no sistema. Veja a integridade da tampa do reservatório.
A correia dentada pode arrebentar com o automóvel em movimento e o carro não ligar. Neste caso, não dê a partida, por poder empenar as válvulas e danificar o cabeçote do motor.
No entanto, a dica é chamar um guincho e levar o carro até uma oficina mais próxima para trocar a correia. Geralmente, os fabricantes orientam a substituição da correia dentada a cada 50 mil quilômetros.
Os alarmes instalados por profissionais inexperientes podem danificar a memória do módulo de injeção eletrônica e interromper a alimentação. O defeito também pode ser resultado de uma manutenção mal feita.
Portanto, o motivo o porque o seu carro não liga também pode ser o sistema de alarmes. Para isso, fique atento e faça a manutenção preventiva com profissionais especializados.
Ainda sobre o carro não ligar, veja os prazos de validade de itens como óleo e filtros, e garanta que as peças sejam substituídas e que sejam de qualidade.
E então, agora que você descobriu porque o carro não liga, ficará mais atento ao seu automóvel, não é mesmo? Ah, e caso a sua bateria esteja descarregada ou vencida, entre em contato com o Moura Fácil e solicite uma nova bateria.
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições