às |Atualizado às
Muitas pessoas sonham em ter seu próprio automóvel e desfrutar da liberdade que ele proporciona. No entanto, o que muitos não sabem é que comprar um veículo, seja novo ou usado, com segurança, exige um bom planejamento e conhecimento.
Se você tem dúvidas sobre como comprar um carro, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos abordar tudo o que você precisa saber para planejar e entender como escolher da forma mais segura e informada possível.
Quer conferir com a gente? Acompanhe a leitura!
A primeira etapa para comprar um carro com segurança não poderia ser diferente: o planejamento fundamental. Organize-se financeiramente e avalie sua capacidade de assumir um compromisso financeiro de longo prazo.
Isso inclui analisar seus rendimentos e despesas para garantir que você estará preparado para arcar com os custos de compra e manutenção do veículo sem comprometer sua saúde financeira.
Depois, siga os seguintes passos:
Faça as seguintes perguntas:
Todas essas questões devem ser respondidas antes de você saber como comprar um carro. Ao escolher o modelo ideal, é importante fazer uma análise cuidadosa para garantir que ele atenda às suas necessidades e expectativas. Em seguida, siga em frente com os próximos passos!
Veja quais as principais formas de pagamento e escolha aquela que for a melhor para o seu bolso:
No financiamento, você contrata uma instituição financeira que adquire o carro em seu nome, enquanto você paga ao banco em parcelas ao longo de alguns anos. Geralmente, é necessário dar um valor de entrada e, em seguida, pagar as parcelas que incluem juros. Mas, atenção: o financiamento de um carro demanda de muito planejamento financeiro para que você não se aperte neste momento!
Além disso, é aconselhável buscar diferentes propostas de crédito em diversas instituições e comparar as condições oferecidas para escolher a opção que mais vale a pena para o seu bolso.
O consórcio funciona de maneira diferente: você não recebe o carro imediatamente após assinar o contrato. Em vez disso, você participa de um grupo e só terá acesso ao veículo quando quitar todas as parcelas, for sorteado ou oferecer um lance para antecipar a compra.
Embora seja uma opção sem juros, o consórcio requer paciência e planejamento, já que o carro pode demorar para ser liberado.
O pagamento à vista exige que você tenha o valor total do carro disponível sem comprometer suas finanças diárias. No entanto, essa forma de pagamento costuma oferecer vantagens significativas, como descontos e melhores condições de negociação. Se você conseguir se planejar para pagar à vista, essa pode ser a opção mais econômica.
Não compre o primeiro veículo de “cara”. Antes disso, faça uma busca na Internet e veja as opções encontradas. Desta maneira, você poderá comparar um modelo com o outro e decidir a sua melhor opção. Uma dica é pedir a opinião de amigos e familiares sobre os automóveis que têm ou já tiveram. Fale também com outros proprietários de veículos.
Se você quer saber como comprar um carro, observe também a lataria do veículo. Quem mora em cidades litorâneas tem um sério problema com a maresia. No caso de carros usados, muitas vezes, o automóvel é lindo por fora, mas por baixo do carro tem sérios problemas com a ferrugem. Por isso, veja além do capô!
Essa dica é para o automóvel usado. Todo veículo tem um design perfeito, certo? Mas é fácil descobrir se ele foi batido. Para saber se ele sofreu alguma colisão na lateral, observe os espaços nas portas e se também há algum tipo de relevo.
Por mais que o proprietário faça uma manutenção e uma bela pintura, sempre dá para perceber se o carro foi batido e, posteriormente, recuperado.
No caso de uma colisão de frente, veja as linhas dos faróis e também a que segue pelo capô. Um automóvel batido e recuperado não terá um espaço perfeito entre essas linhas de design.
Já em relação aos automóveis zero quilômetro, nunca compre um modelo sem fazer um test drive. Você terá que dirigi-lo para saber como funciona. Por isso, ande com o veículo em vários terrenos e observe como o sistema reage às ruas e rodovias. É importante dirigir o quanto for necessário e analisar as principais características do modelo.
Quando fizer um test drive, você pode levar o automóvel ao mecânico para que ele dê uma olhada. Um profissional competente listará os pontos que você deverá levar em conta antes de fechar qualquer tipo de negócio.
Há documentos obrigatórios para o comprador do automóvel e outros essenciais para sair com o veículo da concessionária. Confira nossa lista de documentos completa abaixo:
Se você está considerando a compra de um carro seminovo ou usado, uma das ferramentas mais valiosas para garantir que você está fazendo um bom negócio é a Tabela Fipe. Ela é amplamente utilizada no mercado automotivo brasileiro para avaliar o valor de veículos usados, servindo como referência tanto para compradores quanto para vendedores.
Ao conferir a Tabela Fipe, você pode:
Lembre-se de que a Tabela Fipe oferece um valor médio de mercado, e o preço final pode variar dependendo do estado de conservação do veículo, quilometragem, e outros fatores específicos. No entanto, ela é um excelente ponto de partida para fazer uma compra mais informada e segura.
Agora que você já sabe como comprar um carro, ficará mais fácil adquirir o seu automóvel usado ou zero quilômetro, não é mesmo? E na hora de escolher seu carro zero, procure por um que saia de fábrica com uma bateria Moura! Isso porque você conta com a confiança e segurança da marca mais escolhida pelas montadoras no Brasil!
E se você quer conferir mais dicas sobre os documentos dos veículos, passos-a-passos didáticos e informações essenciais sobre o mundo automotivo, confira nosso blog!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições