às |Atualizado às
Muitas pessoas têm medo de estacionar o carro, a famosa baliza pode dar um frio na barriga até nos motoristas mais experientes. No entanto, você já deve saber que atualmente os carros estão cada vez mais tecnológicos e que contam com modernos recursos para ajudar o condutor. Portanto, chegou a hora de aprender como instalar sensor de estacionamento.
Neste post, vamos mostrar os passos para fazer essa instalação e como isso pode ajudar a identificar alterações prejudiciais na parte elétrica do automóvel. Você também vai descobrir porque a bateria automotiva é fundamental para o funcionamento do sensor de estacionamento e de todo o restante do veículo.
E aí, quer conferir as dicas que a Moura preparou para você? Basta seguir com a leitura!
Antigamente, o sensor de estacionamento estava disponível apenas nos carros importados, mas hoje ele se tornou um acessório realmente popular. Além de auxiliar na hora de fazer a baliza, ele oferece conforto, praticidade e segurança para estacionar o automóvel.
Este é um dispositivo indicado para qualquer motorista, mas principalmente para aqueles que desejam se sentir mais confiantes na hora de parar o carro naquela vaga apertada que, muitas vezes, é a única disponível.
Quando você se aproxima de uma vaga e faz a baliza, o sensor de estacionamento mede a distância entre o automóvel e os obstáculos, emitindo um som de alerta: quanto mais beeps, mais próximo do objeto.
Veja como instalar sensor de estacionamento automotivo:
Medir o para-choque com uma fita adesiva vai te ajudar a instalar o sensor de estacionamento automotivo. O ideal é que os sensores sejam fixados com um espaço de no máximo 40 cm entre um ponto e outro.
Com a serra copo realize furos no para-choque. Se o para-choque do seu automóvel for de ferro, o indicado é borrifar água para evitar o desgaste da serra copo.
Não pressione muito os pontos dos sensores: eles podem acusar alarme falso e começar a emitir alertas sonoros equivocadamente. Se for instalar o sensor de estacionamento em uma pick up, revista a central em um saco plástico para evitar que ela entre em contato com a água e cause interferência no sinal.
Fixe os pontos dos sensores, que já vem numerados de 1 a 4. Instale-os nessa sequência e siga a referência do lado do motorista para o lado do passageiro, ou seja, da esquerda para a direita. Ligue a alimentação do sensor de estacionamento na central, seguindo a mesma ordem de prioridade que vai de 1 até 4. Além disso, lembre-se de que o fio vermelho é o positivo da ré e o fio preto é o negativo (terra).
Para melhor visualização e mais praticidade, coloque o display sobre o retrovisor interno do automóvel.
Lembrete importante: é sempre aconselhado que a instalação de acessórios automotivos seja feita por um profissional especializado, para que o procedimento seja conduzido adequadamente e de maneira segura.
Mas caso você se sinta seguro para realizar a instalação ou queira entender como funciona o processo, nós trouxemos o passo a passo para você.
Para fazer a regulagem, o primeiro passo é você encontrar o sensor de estacionamento, pois sua localização muda de acordo com o modelo do automóvel. Sempre com as informações do manual do proprietário do veículo em mãos, desligue a tomada do sensor e ligue os fios dele um no outro.
Confira os melhores sensores de estacionamento:
São sensores que transmitem dados para a tela na cabine.
Sensores com gráficos que mostram distância até o obstáculo.
Câmera instalada no para-choque traseiro com imagens projetadas.
Sensores com as cores da carroceria do carro.
Veja as melhores câmeras de estacionamento do mercado:
É universal. Pode ser fixada no para-choque ou na placa.
Conectada na entrada de players, sistemas multimídias ou aparelhos DVD.
Pode ser instalada em vários players como aparelhos de som automotivos.
Função infravermelho, produz imagens coloridas e tem visão noturna.
Kit com câmera de ré e retrovisor com tela LCD.
Quando os componentes elétricos não funcionam bem, você pode sentir várias alterações importantes no carro. Com o sensor de estacionamento isso não é diferente: se ele não funcionar bem, você pode até mesmo acabar batendo em um carro que estiver numa vaga próxima.
Entretanto, uma das ações essenciais para você não ter problemas com o sensor de estacionamento e com outros componentes, é ter sempre uma bateria automotiva de qualidade. Somente essa peça vai garantir o bom funcionamento de toda a parte elétrica do seu veículo.
Agora que você descobriu como instalar sensor de estacionamento em seu veículo, ficará mais fácil escolher o melhor dispositivo e cuidar dele, não é verdade? Além disso, sabendo da importância da bateria você pode pedir a melhor do mercado sem pagar pela entrega nem pela instalação e ainda receber em no máximo 50 minutos, com o serviço online da Moura, o mourafacil.com:
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições