às |Atualizado às
Os vidros elétricos chegaram aos veículos há muito tempo: em meados do século XX já se ouvia falar sobre a automatização de alguns recursos em automóveis com a ajuda da energia elétrica — tendência que seguiu em ascensão pelos últimos 100 anos.
Assim como tantos outros recursos que surgiram ao longo da história dos veículos, eles foram criados para facilitar o dia a dia de motoristas e passageiros, dispensando o uso de força manual para abrir e fechar. Mas, e quando o vidro elétrico não sobe?
Apesar de este ser um problema que, provavelmente, precisará ser resolvido com a ajuda de um profissional, é importante conhecer as motivações de um vidro travado, assim como um passo a passo de como lidar com esta situação (que, em alguns momentos, pode se tornar uma dor de cabeça maior do que o imaginado).
Continue com a gente e confira as dicas que preparamos!
Apesar dos problemas em vidros elétricos serem mais comuns na parte de transmissão de energia (como no caso dos fusíveis), ainda existem outros defeitos que podem causar esse problema: questões nos interruptores, defeitos nos travamentos dos vidros e desgastes no regulador podem se tornar o principal motivo para quando o vidro elétrico não sobe. Entenda melhor sobre eles:
O sistema elétrico de um veículo é alimentado por um circuito que, dentre outros componentes, precisa de um fusível em atuação. Se o fusível relacionado ao vidro elétrico estiver queimado ou com mau contato, a energia necessária para operar o mecanismo de elevação e descida do vidro pode ser interrompida.
Isso pode causar o travamento do vidro elétrico, impedindo-o de se mover em qualquer direção (independentemente da posição que se encontrar no momento da falha). Por isso, é importante verificar os fusíveis quando ocorrer um travamento nos vidros.
O interruptor do vidro elétrico (botão que pressionamos para comandar seus movimentos) pode apresentar falhas, como contatos desgastados ou sujeira acumulada e, ao longo do tempo, levar a falhas no momento de subida e descida.
Além disso, também vale verificar se o interruptor de bloqueio da porta do condutor não está acionado. Isto porque, caso o recurso esteja ativado, as janelas traseiras não irão funcionar.
O motor dos vidros elétricos está conectado a um mecanismo conhecido como regulador, que converte o movimento de rotação do motor em movimento linear, deslizando o vidro para cima e para baixo nas guias.
Portanto, se houver um problema no motor que regula estes vidros, todos eles podem ser afetados por travamentos, demora para responder ou movimentos irregulares, com falhas e paradas bruscas.
Se o vidro elétrico não sobe e nenhum dos tópicos anteriores for o defeito procurado, ainda existe a possibilidade de algum dano ou desgaste diretamente no regulador. Ele é composto por uma estrutura mecânica que inclui trilhos, cabos, barras de metal e polias, e é o principal responsável por controlar o movimento do vidro de maneira uniforme.
Quando o motor é acionado, os reguladores giram, resultando no movimento vertical do vidro.
No caso dos motores de elevação, o sistema é a cabo, e, apesar de bem resistente, pode apresentar desgaste, também demandando uma substituição.
Em geral, se o vidro elétrico parou de funcionar de um lado, também é necessário realizar um diagnóstico das demais janelas. Neste caso, o primeiro passo é certificar-se de que todas as demais estejam funcionando.
Caso o problema seja em apenas um dos lados, sua origem pode ser na fiação, botões (como comentamos anteriormente) e outras partes que compõem o sistema elétrico dos veículos.
Porém, caso você note que o vidro elétrico não sobe em todas as janelas, o primeiro passo é verificar o fusível. O mais provável é que, se o fusível estiver queimando, apertar o botão da janela não terá efeito algum. Isso porque esses tipos de reguladores de janela são dispositivos de alta corrente, e atuam entre as quatro janelas.
É válido lembrar que todos estes passos podem ser realizados por profissionais capacitados, que saberão indicar a melhor maneira de lidar com o travamento!
Em todo caso, diante de problemas como estes que foram citados acima, ainda existe a possibilidade de uma solução manual. Para te ajudar a agir quando um vidro elétrico não sobe, preparamos algumas dicas:
Aqui, a dica é para que você saiba como levantar um vidro elétrico travado. Caso precise abaixar o vidro, basta aplicar essa mesma técnica, lembrando sempre de deixar uma parte exposta. Com isso, você pode repetir o movimento e posicionar o vidro travado de volta em seu lugar.
Vale lembrar que a dica acima é uma solução temporária, idealmente usada quando estamos longe de oficinas especializadas e, por questões de segurança, é preciso lidar rápido com quando o vidro elétrico não sobe. Isso pode acontecer, mas o ideal é sempre buscar por auxílio profissional assim que o defeito for detectado. Dessa forma, você evita maiores prejuízos ao vidro, janela ou portas do veículo.
Além disso, revisões e manutenções regulares também ajudam a prevenir esse tipo de problema.
Vale a pena enfatizar a importância de uma bateria de qualidade para o seu veículo! A escolha certa garante um bom funcionamento das peças do seu carro, incluindo os vidros elétricos. Conte com a gente para isso!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições