às |Atualizado às
Fazer o controle de embreagem pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para as pessoas que acabaram de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao trocar de automóvel, mesmo que você seja um motorista experiente, isso também tende a ser uma questão.
É bem comum que surja aquela sensação de medo em momentos que exigem manobras mais complexas com carros de marcha, como nas subidas e descidas.
Por isso, neste conteúdo, vamos comentar um pouco mais sobre como funciona a embreagem e algumas táticas que você pode adotar para dominá-la, garantindo uma experiência de condução mais suave e segura.
A embreagem é um dos componentes mais importantes do carro e faz parte do sistema de transmissão. Sua principal função é conectar e desconectar o motor das rodas, permitindo que você mude de marcha com facilidade.
Ao pisar no pedal da embreagem, um disco de fricção é pressionado contra um disco de pressão no volante do motor. Isso proporciona uma desconexão temporária entre a caixa de câmbio e o motor, fazendo com que esse último gire sem interferir na velocidade das rodas.
Mas, ao soltar o pedal, os discos se juntam de novo, permitindo que a energia do motor se direcione às rodas.
Em outras palavras, na ausência da embreagem, seria praticamente impossível trocar de marcha sem causar problemas na transmissão.
A embreagem é composta por diversos elementos que trabalham em conjunto. Seus principais componentes são:
Para que todos esses itens funcionem adequadamente, é essencial conseguir fazer o controle de embreagem, já que um uso inadequado é capaz de resultar em eventuais danos.
Agora que você já conhece a funcionalidade da embreagem, apresentamos algumas boas práticas que ajudarão no seu devido controle:
O ponto de embreagem é o momento em que o carro começa a se mover. Para encontrá-lo, você pode seguir algumas etapas:
Pressionar o pedal da embreagem por muito tempo pode causar um desgaste desnecessário e aumentar as chances de ter de trocá-la de forma prematura.
Mantenha em mente que a embreagem deve ser utilizada apenas no momento de fazer a troca de marchas. Por isso, evite ficar pisando no pedal enquanto o carro está parado em um semáforo, por exemplo.
Arrancadas bruscas podem prejudicar não apenas a embreagem, mas também outros componentes do carro.
Quer evitar ter a embreagem patinando? Então, optar sempre por uma partida suave é a melhor escolha.
Uma direção tranquila é fundamental para a longevidade da sua embreagem. Nada de praticar movimentos bruscos, certo?
Além de tudo, mantenha sempre a calma nas trocas de marcha.
Em um primeiro momento, o controle de embreagem na subida pode parecer até complicado. Porém, colocando em prática algumas dicas, você vai se sentir bem mais confiante:
Assim como na subida, o controle de embreagem na descida também é essencial para uma condução segura. Por isso:
Sentir o cheiro de embreagem queimada é um sinal de alerta. Geralmente, essa situação indica que esse item está sofrendo um desgaste anormal e, ainda, o superaquecimento do sistema.
Além disso, outras manifestações que sinalizam que pode ser a hora de realizar a troca do componente são:
Gostou dessas dicas? Então, prepare-se para colocar todas elas em prática no momento de fazer o controle de embreagem em subidas e descidas. Mas, caso você também esteja precisando fazer a troca de bateria do seu carro, conte com o Moura Fácil para recebê-la em até 50 minutos.
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições