às |Atualizado às
No mundo moderno, existem diversos tipos de componentes essenciais para o funcionamento de máquinas, indústrias, veículos e novas tecnologias. Sabemos, entretanto, que sua composição química pode ser tóxica para o meio ambiente, principalmente quando tratamos sobre seu contato direto com a natureza — que pode acontecer no momento de despejo incorreto após o seu uso. Como fazer, então, o descarte de pilhas e baterias da melhor maneira?
Neste conteúdo, você entenderá melhor sobre esse assunto, desde a legislação vigente no Brasil, opções de despejo correto até as melhores práticas para lidar com esses equipamentos tão presentes em nosso cotidiano.
Quer conferir tudo conosco e colaborar com a sustentabilidade do meio em que você vive? Continue a leitura!
Então, você acabou de perceber que suas pilhas ou baterias chegaram ao fim da vida útil. E agora? A primeira coisa a lembrar é que nunca devemos jogar pilhas ou baterias de energia no lixo comum. Isso mesmo! Jogar pilhas e baterias no lixo comum pode causar grandes problemas ambientais devido aos metais pesados presentes nelas — com riscos de contaminação do solo e do lençol freático.
Mas o que fazer, então? A boa notícia é que existem várias opções para descartar esses itens de maneira correta e segura. Muitos supermercados, lojas de eletrônicos e postos autorizados oferecem serviços gratuitos para receber suas pilhas e baterias usadas — e no caso das indústrias automotivas o recolhimento pode ser feito tanto pelo fabricante quanto em postos de coleta.
Nos próximos parágrafos vamos explorar mais sobre a legislação vigente no Brasil para o descarte correto desses componentes e onde exatamente você pode se informar para encontrar pontos de coleta perto de você.
O descarte de pilhas e baterias (independentemente do seu tipo) precisa seguir o procedimento correto de descarte, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama): em 1999, a Resolução 257 definiu alguns parâmetros para o gerenciamento ambientalmente adequado de baterias e pilhas esgotadas, abrangendo sua coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final (ou seja, seu descarte).
Após o esgotamento energético desses componentes, sua estrutura deve ser devolvida ao fabricante ou distribuidor para que seja realizado o descarte seguro e ecologicamente correto. Isso é o que garante que os materiais pesados (como metais e ácidos) não contaminem aterros, rios, afluentes e o lixo urbano.
A legislação também garante que o material recuperado seja utilizado na produção de novos bens de consumo e, por aqui, temos um exemplo prático disso: no caso das Baterias Moura, você encontra Unidades Autorizadas que recebem as baterias inservíveis. Elas são armazenadas em local adequado e enviadas por uma transportadora licenciada à fábrica em sua unidade recicladora.
Quer conhecer mais sobre nossas iniciativas? Confira o e-book sobre descarte correto de baterias que construímos por aqui!
O descarte de pilhas e baterias usadas deve ser feito separadamente de outros materiais, como vidro, papel, metal e até mesmo eletrônicos
Entendendo a importância de um despejo consciente, é natural que busquemos as melhores maneiras de lidar com descarte de baterias e pilhas. Como comentamos no tópico anterior, existem regulamentações que preveem a devolução desses componentes para o fabricante e, por isso, essa é a primeira opção que citamos como ideal.
Mas também existem as redes de coleta, que geralmente são incentivadas por empresas e pela própria gestão de cada cidade e podem representar uma opção próxima de muitas pessoas.
Ainda, existem grupos especializados nesse tipo de serviço: eles coletam o material de descarte e definem seu destino final de acordo com alguns aspectos, como o tipo de pilha ou bateria, sua proporção e materiais químicos presentes em sua composição.
Por isso, nenhum tipo de bateria ou pilha pode ser descartado diretamente na natureza. Apesar de levarem diferentes materiais em sua composição, a presença comum de elementos como o chumbo, o cádmio, o lítio e o níquel torna qualquer tipo de pilha ou bateria potencialmente prejudicial para o meio ambiente.
Por isso, vale a pena entrar em contato com redes de coleta ou ecopontos, sempre que tiver pilhas ou baterias usadas em mãos!
O descarte incorreto de baterias e pilhas soma diversos pontos que prejudicam o meio ambiente, incluindo a contaminação do solo, da água e do ar, e, inclusive, o prejuízo à saúde humana. Isso acontece porque, quando sua matéria orgânica se decompõe em meio à natureza, ela pode entrar em contato direto com matéria orgânica que será consumida por plantas, animais e pessoas, prejudicando seriamente todo o ecossistema daquela região.
Se você se interessa por sustentabilidade e preservação do meio ambiente, pode achar útil conhecer melhor sobre esses pontos, explicados nos tópicos abaixo:
O principal prejuízo ao solo vindo de pilhas e baterias é fruto do descarte incorreto: quando estão presentes em aterros sanitários e lixões, esses materiais se decompõem diretamente na terra, fazendo com que componentes químicos se infiltrem e cheguem até águas subterrâneas — recursos naturais essenciais para o abastecimento de muitas residências e projetos no país.
Além disso, a contaminação do solo pelo descarte incorreto de pilhas e baterias também pode afetar plantações e prejudicar a fertilidade do solo de maneira significativa.
Por meio da contaminação do solo (como comentamos no tópico acima), do escoamento superficial e do descarte direto na água, pilhas e baterias que se decompõem organicamente em contato com a natureza também podem afetar o equilíbrio natural de rios, lagos, nascentes e qualquer tipo de presença fluvial da natureza.
Esse tipo de contaminação pode causar muitos danos ao ecossistema local, destruindo plantas, matando animais e contaminando o que se tornará alimento para os seres humanos (como os peixes, por exemplo).
Algumas baterias, especialmente as de lítio, podem causar incêndios se danificadas ou expostas a altas temperaturas. Isso representa um risco sério em aterros e caminhões de lixo.
Animais podem ingerir acidentalmente partes de pilhas e baterias descartadas incorretamente, levando a envenenamento e morte. Isso pode afetar ecossistemas inteiros.
Se você veio até aqui conhecer melhor sobre como fazer o descarte de pilhas e baterias da melhor forma, vai gostar de saber que aqui na Moura temos um grande compromisso com o meio ambiente: no que tange o descarte, contamos com uma infraestrutura completa para a logística reversa de todos os componentes, de forma totalmente gratuita.
E para quem é revendedor Moura, o descarte de baterias gera um Certificado de Destinação Final, que pode ser mostrado para seus consumidores, comprovando que você é uma empresa preocupada com seus resíduos e a preservação do nosso planeta.
E se você se interessa por iniciativas sustentáveis, não deixe de conferir o Relatório ESG e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições