às |Atualizado às
A revisão e manutenção do carro é uma forma de manter o veículo sempre em bom funcionamento e preservado, fazendo com que ele dure mais e mais anos com a maior segurança possível.
Diferente do que muitos acreditam, algumas atividades de revisão e manutenção podem ser facilmente realizadas. Entretanto, apesar de fáceis, esses cuidados precisam ser feitos com a frequência correta para se tornarem efetivos.
Sendo assim, para te auxiliar a entender mais sobre como evitar o mau estado de conservação, separamos aqui essas dicas automotivas. Continue a leitura e saiba mais!
Como você já deve saber, os cuidados com o carro são indispensáveis, não apenas para auxiliar na manutenção do veículo, mas também para garantir toda a segurança que o motorista e os passageiros precisam. É justamente por isso que se faz tão necessário seguir as dicas automotivas que destacamos a seguir:
Começamos a lista de dicas automotivas com um item básico, mas essencial para garantir o funcionamento do motor: a correia dentada.
A correia dentada é o item que liga o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, auxiliando em seu funcionamento, sincronismo e possibilitando a abertura e fechamento de válvulas.
Em geral, o recomendado é que você realize a revisão da correia dentada a cada 10 mil quilômetros, ou, caso não rode tanto, de seis em seis meses.
Outro item essencial com o qual você deve manter cuidados constantes são os freios. Eles são itens básicos de segurança e todo cuidado adotado aqui é pouco.
Sendo assim, procure sempre realizar uma revisão periódica e até mesmo fazer uma manutenção preventiva. Ainda, se sentir qualquer sinal de falha ou algo diferente ao frear o veículo, é essencial que busque um mecânico para averiguar, pela importância que o componente tem na segurança.
O tempo recomendado para isso, em geral, está especificado no manual de cada veículo, mas o ideal é que você faça a troca das pastilhas de freio ao atingir 25 mil km rodados.
Junto com os freios, as rodas e os pneus também estão relacionados à segurança do motorista e demais ocupantes do veículo. Logo, é muito importante fazer a manutenção periódica desses dois itens.
Pneus em más condições estão entre os principais motivos de acidentes nas vias e estradas. Por isso, sempre verifique os estados de desgaste neles, principalmente se estiverem carecas.
Além disso, preste atenção também se, enquanto você dirige, o carro está pendendo para algum lado ou parece irregular, pois caso isso aconteça, pode estar precisando levar para alinhar e balancear.
Além das rodas e dos pneus, você também precisa fazer a revisão de todo o conjunto de suspensão. Afinal, essa estrutura é o que sustenta o seu veículo e evita que outros problemas surjam decorrente de impactos em pistas irregulares.
Procure acompanhar o desgaste das peças e faça, sempre que possível, uma substituição do que for necessário.
O óleo do motor é responsável por reduzir o atrito e evitar o desgaste dos seus componentes, enquanto o fluido de arrefecimento auxilia no resfriamento dos componentes do veículo, evitando o superaquecimento
Além disso, o período de troca de ambos é diferente. O óleo do motor deve ser trocado após 5 a 7 mil km rodados. Enquanto isso, o líquido de arrefecimento deve, ao menos, ser checado periodicamente a cada 30 mil km ou 2 anos, completando até atingir o nível ideal.
Agora que você já conferiu nossas dicas automotivas e sabe quais são os cuidados que deve tomar com seu veículo, é preciso entender também quais são os problemas causados pelo mau estado de conservação do seu automóvel.
Isto é, além dos defeitos e falhas causados pela falta de manutenção, você ainda pode sofrer com outro tipo de problema: as multas.
Primeiramente, é preciso entender que o mau estado de conservação, em geral, é causado por falhas na manutenção.
Deixar de fazer revisões e manutenções no seu veículo aumentam a chance de problemas e falhas, especialmente sem seguir as dicas automotivas que citamos acima.
Mas afinal, quais são os principais problemas decorrentes dessa falha? Confira abaixo uma pequena lista com alguns exemplos:
Apesar de nem todos saberem, dirigir um veículo em mau estado de conservação é passível de multa no Brasil. O exemplo mais comum é dirigir um veículo com pneus desgastados, ou seja, “careca”.
Contudo, as multas também podem ser aplicadas em outros casos bem comuns:
Ou seja, além de possíveis danos estruturais no veículo devido à falta de manutenção, você ainda corre o risco de ser autuado em uma infração de trânsito, podendo até mesmo ter o seu carro apreendido.
Sendo assim, é bem importante manter o seu carro bem conservado, o que é bem mais fácil seguindo nossas dicas automotivas! Além disso, sempre verifique o manual de seu veículo, para saber o que o fabricante está indicando sobre a periodicidade das trocas de peças.
E lembre-se: você também pode contar com a Moura para garantir um excelente funcionamento no sistema elétrico do seu automóvel. São diversos modelos de baterias para atender aos diferentes tipos de veículos, oferecendo durabilidade para as peças e segurança ao motorista e passageiros!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições