Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Quais são as principais informações da ficha técnica de carros?

Bateria para Carros

Quais são as principais informações da ficha técnica de carros?

ficha-tecnica-de-carros
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Um dos assuntos do mundo automotivo pouco abordados na Internet e que você precisa saber é sobre a ficha técnica de carros. Você já ouviu falar sobre ela? Sabe o que isso significa? 

Entenda que todo veículo, seja motos, caminhões e ônibus têm uma ficha técnica. Mas, de fato, o que é isso? 

Neste post, vamos falar sobre o assunto. Se você ficou interessado no tema do nosso artigo, acompanhe a leitura e fique bem informado com a Moura! 

O que é ficha técnica de carros? 

A ficha técnica de carros traz as medidas das dimensões do veículo. Nesta ficha, você vê qual é a largura, a altura e o cumprimento do automóvel. Além dessas informações, a ficha técnica informa a medida da distância entre os eixos do automóvel. 

É bom lembrar que essa medida é feita com o veículo lateralmente, onde é medida a distância entre o centro das rodas dianteira e traseira, ou seja, os eixos. 

Como saber especificações do carro? 

Para saber as especificações do automóvel, você pode consultar o chassi. Para isso, há uma sequência de 17 caracteres que fornecem 11 informações como: 

  • Região geográfica e o país onde o veículo foi produzido;
  • Quem é o fabricante do veículo e o tipo de carroceria;
  • Qual o motor, os equipamentos de segurança presentes no automóvel e um dígito verificador;
  • Qual é o ano de fabricação;
  • Onde foi fabricado;
  • Qual é o número de série do veículo. 

Como saber a potência do motor pelo documento?

A potência do motor do automóvel vem especificada na ficha técnica de carros. Para encontrá-la, dê uma olhada no manual do proprietário do automóvel. 

A potência também é conhecida pelas siglas “cv” (cavalo de potência” ou “Hp”, que é o valor medido no eixo do motor. Esse valor também inclui os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar automaticamente. 

Quais são as especificações mais importantes do automóvel? 

ficha técnica de carros

A ficha técnica é fundamental para evitar surpresas e facilitar a escolha do veículo que mais se encaixa nas suas necessidades.

Marca

Qual é o fabricante do automóvel? Ford, Fiat, Audi, Chevrolet ou outro?  

Modelo

Qual é o modelo do carro? Fiesta, Gol, Onix, etc?

Ano

Qual é o ano de fabricação? Exemplo: 2020 ou 2021.

Motorização

Qual é o tipo de motor? Aqui você terá a informação se o motor é 1,0 ou 2.0, por exemplo. Saiba que quanto menor a motorização, menos potente é o motor do carro.

Combustível

Qual é o tipo de combustível? Etanol, gasolina ou diesel? É importante ficar atento a esse detalhe. Há também os automóveis flex, que têm um excelente desempenho, tanto no etanol quanto na gasolina. 

Torque 

O torque de um carro é importante porque influencia no comportamento do carro. Um modelo com mais torque gera muita força em baixas rotações e proporciona agilidade. No trânsito urbano, arrancar e retomar a velocidade é fundamental. 

Velocidade máxima 

Qual é a velocidade máxima do automóvel? Um carro de porte médio pode chegar a 160km/h em linha reta. No entanto, há automóveis de alta performance e que usam baterias Moura que podem ultrapassar 400 km/h.

Consumo na cidade e na estrada 

Quanto o automóvel faz por litro tanto na cidade quanto na estrada? Esse detalhe também é importante para analisar na ficha técnica de carros.  

Câmbio 

Qual é o tipo de câmbio? Manual ou automatizado? Saiba que esse detalhe faz toda a diferença na hora de você adquirir um veículo, principalmente se for para viajar. O câmbio automatizado oferece conforto e praticidade para o condutor.

Tração 

Serve, principalmente, para carros utilitários ou que você precisa usar em terrenos acidentados e cheios de lama. Há automóveis que têm tração nas quatro rodas, o que oferece mais segurança, principalmente em algumas subidas. 

Direção 

Outro detalhe que consta na ficha técnica de carros é a direção. Ela é simples ou hidráulica? Automóveis com direção hidráulica são excelentes para mulheres, pois são fáceis de manobrar e sair por aí. 

Suspensão 

Como é a suspensão do veículo? O sistema de suspensão ajuda o condutor a ter mais conforto ao dirigir. Quando a suspensão está ruim, você sente o automóvel um pouco mais “duro” ao pegar as estradas. Sem falar que

Freios

Outro item importante da ficha técnica de carros. Qual é o tipo de freios do automóvel? Os freios ABS são aqueles com tecnologia e que não deixam o carro parar de repente. São freios seguros e que ajudam a evitar vários acidentes. 

Como você viu neste artigo, é importante ficar de olho na ficha técnica de carros. Agora que você já sabe quais itens verificar, está preparado para escolher os melhores automóveis, não é mesmo? E então, além de ficar de olho na ficha técnica de carros, veja também qual é a bateria automotiva do veículo. Não se esqueça que a Moura é indicada pelas maiores fabricantes de automóveis e para conferir o melhor modelo de bateria automotiva acesse o mourafacil.com!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Como identificar sinais de que sua bateria de está chegando ao fim: Guia Essencial

Seja bem-vindo ao guia definitivo para entender quando a bateria do seu carro pode estar dando sinais de que precisa...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos