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Assim como outros sistemas do veículo, o freio do carro pode eventualmente apresentar falhas. Por isso, é fundamental que o motorista realize manutenções preventivas periódicas para garantir que o sistema de frenagem esteja sempre em perfeito funcionamento. Afinal, ninguém quer enfrentar a situação perigosa de descer uma ladeira sem freios, certo?
O carro costuma apresentar diversos sinais quando os freios não estão funcionando corretamente, e as causas desses problemas podem variar bastante. Elas podem estar relacionadas a componentes desgastados, falhas no mecanismo de frenagem ou até mesmo problemas no fluido do sistema.
Para te ajudar a identificar os problemas mais comuns nos freios e seus sintomas, bem como as soluções adequadas, preparamos o conteúdo a seguir.
Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!
O sistema de freios é um dos componentes mais essenciais para a segurança do seu veículo. Ele é responsável por reduzir a velocidade ou parar completamente o carro quando necessário. Para entender como esse sistema funciona, é importante conhecer seus principais elementos e o processo de frenagem.
Quando o motorista pressiona o pedal de freio, o cilindro mestre pressuriza o fluido de freio, que viaja pelas linhas hidráulicas até os freios das rodas. Nos freios a disco, as pinças pressionam as pastilhas contra os discos, gerando atrito que diminui a velocidade do carro.
No caso dos freios a tambor, as sapatas são pressionadas contra o tambor, causando o mesmo efeito de desaceleração.
Embora cada caso seja um caso, existem alguns problemas muito comuns no freio do carro , para os quais vale a pena se atentar. Confira na lista a seguir as principais falhas que preocupam os motoristas quando o assunto é sistema de frenagem:
Geralmente, quando o motorista pisa no pedal de freio e ele está duro, com dificuldades para ser acionado, o problema é no servo-freio, também chamado de hidrovácuo. Isso faz com que seja necessária uma força maior para que o sistema de frenagem funcione, o que pode levar a acidentes, principalmente quando a situação demanda uma rápida resposta dos freios.
Indo na contramão da situação de cima, quando o sistema de frenagem está com falhas no cilindro mestre — um dos componentes mais importantes desse sistema —, embora o motorista consiga acionar facilmente o pedal do freio até o fim, o mesmo não responde da maneira correta. Isso ocorre muito por conta do superaquecimento dos freios.
O freio do carro possui um fluido que é uma espécie de um óleo lubrificante, responsável por transmitir a pressão do pé para as rodas do carro, fazendo o veículo frear. No entanto, quando esse fluido está gasto ou com um nível abaixo do indicado, o sistema de frenagem fica comprometido. No geral, isso pode ocorrer por falta de manutenção preventiva ou por algum vazamento que faz com que falte o líquido constantemente.
Componentes primordiais para o correto funcionamento do veículo, as pastilhas de freio precisam ser trocadas periodicamente. Quando isso não ocorre e as peças atingem uma espessura mínima de 3 milímetros, ocorre o desgaste das mesmas, o que prejudica o sistema de frenagem do automóvel.
A seguir, confira quais são os principais sintomas de que o freio do carro não está bom:
Quando o pedal do freio está muito duro, pode ser que haja falhas no disco ou no fluido do freio. Já quando o pedal do freio está suave demais, indo até o assoalho quando acionado, a falha pode estar nas pastilhas do freio ou no cilindro mestre.
Sentir uma trepidação no pedal ao frear é um sintoma muito comum de que o sistema de frenagem do seu veículo está apresentando falhas. Essa situação só é normal se o carro possuir freios ABS e a freada for muito brusca. Quando o veículo apresenta essa trepidação em outros momentos, as falhas podem estar nos rolamentos, na suspensão ou no próprio sistema de frenagem (discos, tambores, cubos de roda, etc). É bom fazer uma visita ao mecânico.
Ruídos ao frear podem acontecer por diversos motivos, como pastilhas recém-trocadas e acúmulo de sujeira devido à chuva. No entanto, quando esses barulhos são agudos e constantes, é sinal de que há algum problema de fato no sistema de frenagem e, portanto, está na hora de procurar uma oficina.
O motorista deve se atentar sempre para qualquer luz acesa no painel do veículo. No caso de a luz permanecer ligada, é hora de procurar uma oficina para que o problema seja identificado e corrigido.
Acima, listamos os principais problemas e sintomas que podem aparecer no freio do carro. Portanto, a manutenção preventiva desse sistema vai ao encontro de alguns cuidados simples e da reparação ou troca de alguns componentes já citados.
Por isso, no caso de sentir os pedais mais duros ou com dificuldade de frenagem mesmo quando estão sendo acionados facilmente, não deixe de procurar uma oficina mecânica de sua confiança.
Além disso, estar atento para o nível do fluido do freio, ao estado de conservação das pastilhas de freio, à trepidação e outros sintomas é fundamental para evitar surpresas desagradáveis.
Melhor do que esperar algum componente falhar é levar periodicamente o carro a uma oficina mecânica para que seja feita uma revisão veicular, garantindo, assim, segurança e uma melhor autonomia do automóvel.
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