às |Atualizado às
A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é obrigatória para motoristas que dirigem veículos considerados ciclomotores e cicloelétricos, como as “cinquentinhas” e scooters elétricas.
Essa resolução acompanha a evolução dos veículos híbridos e elétricos no país e pode marcar uma mudança de planos para quem planeja dirigir automóveis de duas rodas, com motores quatro tempos (até 50 cm³) e que alcancem velocidades máximas de 50km/h (ou que contem com motores elétricos de até 4.000W).
Por isso, se você planeja dirigir um veículo ciclomotor ou cicloelétrico e quer conhecer melhor como funciona a emissão de uma CNH específica para eles, acompanhe os próximos parágrafos!
Conforme definido pelo Governo Federal, a CNH ACC é a permissão que autoriza um motorista a dirigir ciclomotores e cicloelétricos. Ela não significa uma permissão para dirigir motocicletas ou carros, mas uma facilidade para os motoristas que não planejam dirigir motos que chegam a velocidades acima de 50km/h. Isso porque, caso o motorista já seja habilitado na categoria B, é possível adicionar o “acc” no documento já existente, através do Detran de cada região.
Ainda, caso a habilitação do tipo A (que permite dirigir motos) já tenha sido emitida, não é necessário adicionar a marca “acc” na cnh.
Como comentamos nos parágrafos anteriores, a habilitação ACC permite que motoristas dirijam veículos que são considerados ciclomotores, ou cicloelétricos. Eles representam veículos leves, contando com as seguintes características:
Para tirar a CNH tipo ACC é preciso procurar o Detran de cada região (pelo site ou pessoalmente). Caso o futuro motorista não possua CNH emitida, será preciso abrir um cadastro, realizar os exames e testes necessários, seguir com aulas e provas teóricas e, por fim, realizar as práticas seguidas do exame. Para dar início a este processo, é preciso ter alguns pré-requisitos básicos:
Com esses requisitos em ordem, é possível dar início ao processo de emissão da cnh tipo ACC:
Para futuros condutores que seguirem esse processo completo, o prazo de emissão fica em torno de 30 dias úteis. Caso o motorista já conte com uma CNH emitida, a adição da sigla ACC na CNH tem um prazo de 5 a 15 dias úteis.
O processo completo para obtenção da CNH ACC envolve várias etapas, cada uma com seus respectivos custos. De maneira geral, o valor a ser pago para percorrer todos esses passos é de cerca de R$800,00 em 2024. Vamos destrinchar essas etapas e entender melhor os valores envolvidos:
É importante ressaltar que as taxas do Detran-SP devem ser registradas pelo CPF do motorista. Além disso, nas unidades com o novo padrão de atendimento, o pagamento pode ser feito no local com cartão de débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Elo.
E aí, gostou de conhecer melhor sobre a habilitação ACC? Ela representa um importante documento para a direção de ciclomotores e cicloelétricos e, atualmente, é uma obrigatoriedade para condutores que não dirigem outros tipos de veículos (ou não possuam a marca ACC em categorias como a B). Por isso, anote nossas dicas e não deixe de seguir o passo a passo em conjunto com o Detran da sua região!
E se você se interessa por mais dicas como estas, vai gostar de conhecer os novos conteúdos do nosso blog. Eles abordam sugestões sobre mecânica automotiva, viagens, documentação dos veículos e diversos outros temas que podem auxiliar no seu dia a dia no trânsito. Não deixe de conferir!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições