às |Atualizado às
O licenciamento de veículo é um dos principais documentos de regularização do automóvel. Ele confirma se multas e IPVA estão quitados e se o carro está autorizado a circular. Mas o que fazer para consultar esse documento, em que mês ele precisa ser pago e quais são as consequências de rodar com o licenciamento atrasado? Vamos esclarecer tudo neste guia.
O licenciamento de veículo (CRLV-e) é um documento anual que atesta se o automóvel cumpre as obrigações legais — como pagamento do IPVA, quitação de eventuais multas e respeito a inspeções em algumas regiões. Sem ele, o motorista não pode conduzir o veículo de forma legal nas vias públicas.
Sempre verifique com o Detran de seu Estado a data para realizar o pagamento do licenciamento
Para consultar o licenciamento do seu automóvel, basta acessar o site do Detran onde o carro foi registrado. Em alguns estados, também é possível fazer a verificação por meio de aplicativos oficiais. Confira o passo a passo:
Dica: caso tenha pago o IPVA e queira antecipar a taxa de licenciamento, verifique se o Detran do seu estado permite o pagamento conjunto no início do ano.
Cada estado define um calendário diferente para pagamento do licenciamento, geralmente baseado no final da placa e também associado ao IPVA. Em muitos casos, carros de passeio seguem um prazo, enquanto motos, ônibus e caminhões têm outro.
Por exemplo:
Também conhecida como Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), ela é destinada a:
O valor pode variar de um estado para outro e não necessariamente acompanha o IPVA. Muitas vezes, é possível efetuar o pagamento da taxa do licenciamento junto com o IPVA ou em datas separadas.
Rodar com licenciamento atrasado traz diversos riscos:
A seguir, responderemos algumas das principais dúvidas com relação a esta documentação:
Não. O IPVA é um imposto estadual sobre a propriedade do veículo, enquanto o licenciamento é a taxa e o processo que autoriza legalmente o carro a circular.
A infração é considerada gravíssima, com multa, pontos na carteira e possibilidade de recolhimento do veículo.
Você deve efetuar o licenciamento no Detran do estado onde o veículo está registrado. Caso tenha mudado de residência, atualize o registro.
O licenciamento de veículo é indispensável para circular de forma legal e segura. Esteja atento aos prazos, valores e procedimentos específicos do seu estado, consultando sempre o site do Detran local.
Lembre-se de que andar com licenciamento atrasado gera penalidades severas — de multas à apreensão do automóvel.
Para conseguir o licenciamento sem contratempos, mantenha IPVA e multas em dia e verifique se todos os componentes do carro (especialmente a bateria) estão funcionando adequadamente. Se precisar de substituição, aproveite o Moura Fácil para uma troca ágil e confiável.
Assim, você tem tranquilidade para rodar pelas vias sem surpresas ou imprevistos!
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba do que você precisa para fazer a transferência do veículo.
Estando com a documentação do veículo em dia, está na hora de pensar na qualidade das peças dele também, principalmente na bateria.
E precisando de bateria, você pode contar com o Moura Fácil, o delivery oficial da Moura que entrega e instala sua bateria em até 50 minutos. Saiba mais!
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CNPJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições