às |Atualizado às
Você entrou em seu automóvel para trabalhar ou viajar, deu a partida e observou a luz da bateria acesa. Saiba que mesmo o problema não está na bateria, a luz acesa no painel significa que alguma coisa não está indo bem. No entanto, o que fazer nessa hora?
Pensando em orientá-lo sobre o assunto, preparamos este artigo. Nele, você vai aprender o que significa a luz da bateria acesa e também vai saber porque isso acontece. Também vamos explicar o que fazer para resolver o problema. E aí, ficou interessado em tirar todas as suas dúvidas com a gente? Continue lendo o nosso artigo!
O que muitos motoristas não sabem é que a luz da bateria acesa não significa necessariamente que a bateria está com problemas. Geralmente, ela acende devido a um defeito no sistema elétrico que está fazendo com que a bateria não seja carregada, e nesse caso o motivo é a correia responsável pelo alternador. A luz também acende sempre que o sistema elétrico não carrega a bateria em uma tensão específica.
A luz da bateria acesa também pode ser acionada por vários outros fatores, como exploraremos a seguir.
Agora, vamos entender as razões para a luz de bateria acender no painel:
Uma das causas da luz da bateria acesa no painel pode ser o alternador. É ele quem gera a energia que é armazenada na bateria automotiva. O dispositivo funciona como uma central elétrica do automóvel. Por meio de uma correia, o alternador é acionado pelo motor do carro e transforma a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria automotiva. Portanto, todos os componentes do carro são alimentados por ele.
Quer um exemplo? Os equipamentos elétricos e o sistema de ignição são alimentados pelo alternador. No entanto, se o alternador apresenta defeito é sinal de que é necessário trocar desse dispositivo. Essa situação merece a atenção do motorista, pois muitas vezes pode ser um simples defeito na polia ou correia. Portanto, você deve providenciar a substituição para que não seja necessário trocar todo o conjunto da peça.
Entretanto, a dica aqui é procurar um mecânico ou eletricista automotivo. Esses dois profissionais são capazes de avaliar a situação e fazer os testes necessários para um diagnóstico correto do problema.
Alguns automóveis podem apresentar defeito no painel. Pode ser, por exemplo, um fusível queimado. Neste caso, você terá que contar com um especialista para diagnosticar o problema. E esse detalhe faz toda a diferença, pois é algo simples de ser resolvido.
O zinabre é uma palavra que serve para identificar ferrugem. Zinabre nada mais é do que a camada gerada nos polos das baterias resultante da oxidação do cobre ou ligas que contém cobre quando expostas ao ar úmido que contém gás carbônico. Esse problema provoca um mau contato, ou seja, a bateria não passa energia para o automóvel. Isso é mais comum em carros mais antigos, que entraram mais em contato com umidade. Caso os cabos apresentem oxidação, você terá que trocá-los e fazer uma limpeza nos polos da bateria.
No entanto, apenas um profissional poderá auxiliá-lo (a). Por isso, escolha uma boa oficina mecânica para realizar o serviço. Essa manutenção costuma não gerar muitas despesas.
Chegamos na causa mais comum para a luz da bateria acesa. A bateria descarregada pode representar um problema mais sério, especialmente em veículos que têm muitos componentes elétricos. Atualmente, além dos rádios mais potentes, os automóveis contam com recursos como alarmes, direção elétrica, vidros, travas elétricas e vários outros sensores que consomem energia. A partir disso, o tempo de vida útil da bateria pode ser menor.
A luz da bateria acesa no automóvel também pode significar que o tempo de vida da peça acabou, porém esse diagnóstico deve ser dado por uma pessoa qualificada. Caso seja confirmado o problema na bateria, você deverá trocar a bateria. Normalmente, a maioria das lojas fazem a troca, mas caso fiquem em dúvida sobre o descarte da sua bateria usada, a Moura pode te ajudar.
Entenda as melhores atitudes a serem tomadas nesse momento:
A luz da bateria acesa significa que ainda há bateria para alimentar o automóvel. No entanto, isso não acontecerá por muito tempo. Ao notar essa situação, você deverá desligar qualquer dispositivo que consuma energia. Desligue o sistema de ar condicionado e aquecimento, luzes interiores, aparelho de som ou qualquer outro acessório. Desconecte qualquer telefone ou carregadores de acessórios.
Se você notar qualquer aumento de temperatura do motor, pare o veículo na lateral da estrada. Observe se há uma perda de direção hidráulica e se seu carro está com a correia quebrada. Veja se a direção hidráulica, a bomba de água ou o alternador não giram. Ligue o carro em um local seguro. Se a luz acender novamente, não conduza o automóvel.
E não se esqueça, se for o caso de trocar a peça, se atente a forma correta de descartar a bateria antiga, como demonstramos a seguir:
Gostou do nosso conteúdo? Continue acessando o nosso blog e confira mais artigos com dicas automotivas!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições