às |Atualizado às
Os freios ABS são obrigatórios para os carros vendidos ou fabricados no Brasil desde o dia 1º de janeiro de 2014, em virtude das leis estabelecidas no Inovar-Auto, programa do Governo Federal. No entanto, você sabe o significado da luz do ABS acesa?
Entenda que esse pode ser um problema relacionado ao freio. No entanto, para que possamos tirar as suas dúvidas, leia o artigo. Nele, vamos falar tudo sobre a luz do ABS acesa.
É um sistema eletrônico que complementa o freio e evita que você trave as rodas em uma frenagem de emergência.
Uma curiosidade é que o nome vem da sigla inglesa Antilock Braking System, por isso no painel do carro você tem a sigla ABS identificada por uma luz do abs acesa no painel.
A principal diferença entre os dois tipos de freio é quanto ao bombeamento do fluido das pastilhas.
Enquanto no freio ABS, o sistema para aos poucos, no freio normal, o carro trava as rodas por completo, o que pode causar acidentes.
Vários são os motivos para a luz do ABS acesa. Um deles é o freio de mão acionado. Também pode ser sinal de problemas no circuito elétrico do carro, perda de líquido de freio ou válvulas hidráulicas com defeito.
É normal os freios ABS terem um ruído tradicional de destravamento da roda quando você realiza uma frenagem mais agressiva. Mas se o barulho é constante, é sinal que o sistema precisa de manutenção e que há um desgaste nas pastilhas.
O pedal pode tremer quando você aciona o freio. Isso acontece por causa do empenamento do disco. Além disso, as rodas podem ser responsáveis pelas trepidações.
Outra causa da luz do ABS acesa é que os freios são alimentados pelo sistema elétrico do veículo. Portanto, podem surgir problemas nos cabos, contatos ou interferências eletromagnéticas.
Em primeiro lugar, observe o barulho quando você pisa no freio. Se parecer com um som metálico, pode ser um desgaste nas pastilhas. Para resolver o problema, basta trocá-las.
Além da luz do abs acesa, verifique também se o pedal do freio está duro ou se o carro puxa para um lado quando você pisa no freio.
Caso essas duas situações ocorram, o seu sistema pode não estar funcionando direito.
Para testar o sensor do ABS, você pode observar as luzes de controle. No caso da luz do ABS acesa, você deverá checar o sistema. Para isso, leve o automóvel à uma oficina mecânica.
Abra o parafuso do sangrador. Em seguida, use um grampo (ferramenta). Isso impedirá a sujeira na unidade hidráulica do freio e você conseguirá destravar o solenóide do ABS.
Comece pelo sangrador da roda. Pise no freio e verifique se há fluido. Depois pise no freio e verifique se há fluido. Em seguida, retire o cano de freio da unidade e pise. Você levará um pouco mais de uma hora para desentupir o módulo.
É importante ressaltar que o módulo pode ser removido por completo ou apenas o módulo elétrico se o solenóide estiver conectado ao veículo.
Veja algumas dicas para você adotar e evitar problemas com os freios do seu carro e resolver a luz do ABS acesa:
Não se esqueça que o automóvel precisa de cuidados. Sempre que você puder, faça a manutenção preventiva e peça para o mecânico olhar o sistema de freio ABS.
Preste atenção ao barulho ao frear o carro. Se parecer com som metálico, leve à oficina mecânica para uma revisão. É importante sempre verificar qualquer tipo de barulho estranho em seu automóvel.
Troque as pastilhas de freio caso você identifique que há problemas. Essa é a melhor maneira de evitar qualquer transtorno com o ABS.
Agora você entendeu o significado da luz do ABS acesa, não é mesmo? Caso note algum problema, providencie a manutenção do seu carro. Veja também como anda a bateria, pois não se esqueça o quanto ela é importante para o seu automóvel.
Gostou do conteúdo? Acesse sempre o nosso blog para mais conteúdos como esse!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições