Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança

Bateria Automotiva

Manutenção de caminhão: aprenda a garantir segurança

manutencao-de-caminhao
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Um bom caminhoneiro sabe o quanto é importante manter em dia a manutenção de caminhão. Afinal, o veículo é a sua principal ferramenta de trabalho e precisa estar bem cuidado para corresponder a todas as exigências diárias.

Essa mesma preocupação cabe ao empresário dono de uma frota, pois mesmo tendo uma quantidade maior de veículos à disposição, sabe bem o quão prejudicial pode ser ter um dos seus equipamentos parado.

Mas como garantir a segurança em termos de manutenção de caminhão? O que fazer para não ser pego de surpresa? Para ajudar você a responder essas perguntas, preparamos este artigo sobre o assunto. Confira! 

A mecânica dos caminhões e veículos pesados

Podemos dizer que a mecânica dos caminhões é equivalente ao tamanho dos equipamentos. Por serem veículos pesados, os sistemas e peças são pensados para aguentar toda a carga transportada e ainda oferecer desempenho e segurança para o motorista.

Para isso, todo o sistema é praticamente interligado. Pneus, motor, barra de direção, freios, suspensão, tanque de combustível e bateria:  tudo conectado para garantir que o veículo rode de forma segura nas estradas.

Outro diferencial da mecânica dos caminhões é o tamanho das peças. Por conta da capacidade exigida e outras especificidades, algumas peças precisam ser mais potentes, maiores e, também, mais pesadas

Um ótimo exemplo disso é a bateria que, ao lado do motor, é uma das peças que precisam receber mais atenção em relação à manutenção de caminhão. Para garantir que toda parte elétrica corresponda à altura, a bateria precisa apresentar potência e confiabilidade

O motor, como falamos, é outra peça que merece um cuidado especial na mecânica de caminhões. Ele é como se fosse o coração do veículo, e pode acabar com qualquer planejamento ou serviço caso não receba a atenção necessária.

Durante a manutenção de caminhão, é interessante pedir ao seu mecânico para observar se não aparecem resíduos metálicos do óleo durante a troca. Como algumas peças do motor de caminhão contam com ímãs, os atritos da estrada podem fazer com elas soltem resíduos metálico no óleo. É importante focar nesses detalhes para não ter maiores dores de cabeça. 

Em relação à bateria, além de adquirir apenas com fornecedores confiáveis, há uma prevenção que você pode tomar para não ter que parar de vez a sua viagem. Confira no último tópico a nossa dica especial.

Detalhes importantes da manutenção de caminhão

caminhão andando em uma estrada com a manutenção em dia

É importante saber alguns detalhes da manutenção de caminhão para garantir mais segurança durante a viagem

Embora você possa contar com um mecânico próprio para a realização da manutenção de caminhão, é interessante ficar atento em alguns detalhes diariamente para não ser pego de surpresa. Afinal, não é possível levar o veículo para a oficina a qualquer momento. Confira as nossas dicas:

Suspensão e pneus

Uma boa suspensão é o que garante a segurança e a estabilidade do seu caminhão. Verificar o seu estado periodicamente é uma forma de trazer maior tranquilidade para a sua viagem, mesmo em estradas mais irregulares.

Os pneus funcionam como complemento do trabalho feito pela suspensão. Se tratando de manutenção de caminhão, você pode facilitar a sua vida verificando a calibragem, bem como, o nível das ranhuras. 

Sistema de transmissão

O sistema de transmissão é o responsável por ligar o motor à tração do veículo. As peças aqui costumam ter um custo mais alto e só podem ser trocadas durante a manutenção de caminhão.

Mas, para não ser surpreendido ou ter que gastar mais que o necessário, é indicado ficar atento a barulhos incomuns durante a troca de marcha. Você deve ligar o sinal de alerta em relação a qualquer ruído fora do normal, a fim de evitar problemas mais graves no futuro.

Bateria de caminhão

bateria Moura de caminhão

A bateria é uma peça que exige muita atenção na hora da manutenção de caminhão

Mais uma vez falaremos da bateria, pois ela é uma das peças mais exigidas de um caminhão. É fundamental observar se ela está correspondendo bem a todos os sistemas ou se está deixando a desejar.

Aqui, não há como não indicar a bateria Moura. Além de ser líder de mercado na América do Sul, sua bateria conta com 18 meses de garantia de fábrica.

Acabe com qualquer dor de cabeça com a sua bateria na hora da manutenção de caminhão.

Entrega de bateria para caminhão: Mourafacil.com

Ao não realizar corretamente a manutenção de caminhão, o seu veículo fica mais propício a defeitos em peças importantes como a bateria. A boa notícia é que, mesmo nesses momentos mais difíceis, sempre há uma solução.

Você se lembra da dica especial sobre a bateria que citamos? Ela diz respeito ao Mourafacil.com o serviço oficial das Baterias Moura. Graças a essa facilidade, você pode ter a sua bateria nova instalada em até 50 minutos.

O mourafacil.com já é um serviço existente há um bom tempo no mercado. A novidade é que agora ele abrange a entrega de baterias pesadas de caminhão. Ou seja, toda a segurança, praticidade e rapidez que os motoristas de automóveis tinham, agora também está disponível para os caminhoneiros.

Não corra riscos: mantenha em dia a manutenção de caminhão. Mas, caso necessário, conte sempre com os serviços do mourafacil.com.

Botão CTA


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Nove dos dez carros mais vendidos no Brasil são equipados com Baterias Moura

Nove dos 10 carros mais vendidos no Brasil em 2020 contam com energia Moura. Chevrolet Onix e Onix Plus, Ford...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos