às |Atualizado às
Aprender o básico sobre mecânica automotiva pode ajudar quem já foi enganado quando precisou levar o carro para a oficina. Por não conhecer alguns conceitos e funcionamento das peças do veículo, podemos pagar caro por um serviço de má-qualidade..
É verdade que a mecânica do carro é uma coisa complexa. O automóvel possui várias peças e nomes nada fáceis. Nem sempre temos tempo para nos aprofundar e entender o que gera cada problema e, assim, acabamos deixando nosso veículo nas mãos de quem ‘entende’.
A dica, então, é conhecer o funcionamento geral do carro e saber as possíveis origens dos problemas. Pensando nisso, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a aprender sobre mecânica automotiva de uma forma simples.
Os conhecimentos básicos sobre mecânica automotiva envolvem os nomes das principais peças, funções, período indicado de troca dos componentes e as possíveis causas do problema. Saiba mais a seguir:
O motor é um componente mecânico muito importante do carro. Sua principal função é transformar combustível em energia para gerar o movimento do veículo. Um problema comum que pode acontecer no motor do carro é o superaquecimento.
Essa falha pode ser causada principalmente pela falta de água no radiador ou pelo baixo nível de óleo do motor. O problema também pode ser proveniente de falhas elétricas.
A embreagem integra o sistema de transmissão do veículo. O componente, que é composto por várias peças, garante que o motor funcione em uma taxa ideal de rotações por minuto e permite a mudança de marcha sem trancos.
Em outras palavras, é responsável pelo funcionamento correto do carro, pois permite realizar frenagens, trocar de marcha, estacionar e mais.
O desgaste das peças da embreagem podem ser causados por mau uso por parte do motorista. Segurar o carro na subida fazendo o controle entre embreagem e acelerador e dirigir com o pé esquerdo com o pedal apoiado no componente em questão são exemplos disso.
Se usado de maneira correta, as peças têm vida útil entre 40 mil e 60 mil quilômetros rodados.
O conjunto de câmbio é composto por eixos, engrenagens, luvas, buchas, garfos, entre outros. Ele serve para balancear a força e velocidade do motor. É possível identificar o problema em casos de dificuldade para encaixar a marcha, cheiro de queimado, trepidações e vazamento de óleo.
O sistema de suspensão faz parte da mecânica automotiva. Formado por um conjunto de peças, como molas, cilindros e batentes, ele é responsável pela estabilização e absorção do veículo no solo.
É difícil identificar a origem do problema da suspensão, mas se o seu carro sofrer impactos ‘secos’, ruídos de som ‘seco’ e apresentar desgastes irregulares nas bandas de rodagem dos pneus é provável que a falha seja proveniente desse componente.
A validade da suspensão pode variar bastante, alguns profissionais indicam realizar a troca após 40 mil quilômetros rodados.
O manual de veículo pode ser uma ferramenta muito útil para motoristas. O documento informa o período de troca dos componentes do carro e reúne indicações de uso do veículo. Além disso, traz o básico sobre mecânica automotiva e instruções de manutenção.
Saber o básico sobre mecânica automotiva é importante para entender o funcionamento do seu veículo. Consequentemente, você terá mais propriedade para conversar com profissionais de mecânica automotiva e, juntos, poderão chegar na melhor solução para o problema que seu carro apresenta.
Pense bem, sabendo os nomes, funções e problemas mais comuns de um determinado componente será possível analisar se a falha encontrada pelo mecânico faz sentido.
Sabemos, por exemplo, que se o seu veículo chegar na oficina com cheiro de queimado é provável que o problema seja do câmbio, a suspensão não tem nada a ver com isso.
É difícil cravar o momento ideal para levar o carro em uma oficina. O recomendado é fazer revisão no automóvel a cada seis meses ou quando o veículo atingir 10 mil quilômetros rodados entre uma revisão e outra.
Agora, se seu carro apresenta sinais de problemas, o indicado é levar a uma oficina de qualidade o quanto antes. Isso porque se locomover com algum componente falhando pode aumentar os danos do automóvel.
Algumas dicas podem ajudar o motorista a escolher uma oficina mecânica de qualidade.
A primeira delas é conferir se o alvará de funcionamento da prefeitura está em dia. Outro ponto que pode ajudar nesse quesito é verificar se o estabelecimento possui certificados que garantam a qualidade e confiança da oficina.
Além disso, peça por indicações de amigos e parentes que já precisaram de serviço automotivo e solicite orçamentos antes de fechar negócio.
Note também se o profissional tentou explicar o problema do carro a você e se mostrou atencioso para tirar dúvidas.
Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições