às |Atualizado às
Utilizado em diversos tipos de veículos, muitos motoristas têm dúvidas em relação às vantagens do motor a diesel. Sua história se inicia no final do século XIX, na Alemanha, com o engenheiro Rudolf Diesel. Inspirado pelos motores a ciclo, Diesel buscava criar um modelo mais eficiente e econômico, que utilizasse combustíveis menos refinados.
Em 1893, ele patenteou sua invenção e apresentou ao mundo o primeiro motor movido a óleo vegetal (óleo de amendoim), que ficou conhecido, também, como motor de combustão interna. Apesar de alguns desafios iniciais, como a alta pressão necessária para que essa combustão acontecesse, o componente de sua criação logo se destacou por sua eficiência, economia e robustez.
A seguir, preparamos um conteúdo especial para te explicar como funcionam os motores a diesel, seus tipos, aplicações e principais vantagens e desvantagens. Confira as próximas linhas!
Basicamente, a função de um motor a diesel consiste na transformação de energia térmica em energia mecânica. Mas, diferentemente dos outros combustíveis, o óleo diesel permite que a etapa de compressão seja muito mais elevada dentro do motor. Funciona assim:
Este ciclo se repete milhares de vezes por minuto, impulsionando o veículo através da energia criada nestes componentes.
Também é válido dizer que, pela queima do motor a diesel (ou a combustão do mesmo) ocorrer internamente, não é necessário utilizar velas de ignição — o que garante mais simplicidade ao processo.
As principais vantagens dos motores a diesel estão ligadas à sua esportividade e eficiência a longo prazo. Isso porque, com baixo consumo de combustível, esse tipo de motor pode garantir maior economia para os motoristas: apesar dos modelos a diesel custarem entre 10% e 12% a mais que o motor a gasolina, seu gasto com combustível em longas viagens pode ser reduzido em 30%.
Além disso, os motores a diesel são mais resistentes (contando com uma robustez essencial para veículos utilizados com frequência) e poluem menos, com uma emissão de carbono que pode ficar 25% abaixo em comparação a outros tipos de motores.
A principal desvantagem do motor a combustão interna é seu valor em comparação a outros tipos de motor: apesar de oferecer maior eficiência quando se trata de longas distâncias, ele ainda assim tem um preço de mercado superior e, por isso, pode não representar retorno econômico efetivo para motoristas que percorrem curtas distâncias em sua rotina.
Além disso, seu alcance de velocidade é inferior quando comparado aos motores movidos a gasolina, por exemplo. Portanto, é sempre válido entender o objetivo da compra de um veículo e seu futuro uso prático, buscando escolher a melhor opção entre os tipos de motor disponíveis.
Como você pôde ver anteriormente, o motor de combustão interna tem seus benefícios ressaltados quando utilizados em viagens de longas distâncias. Por isso, seus tipos variam para além dos carros: os motores a diesel podem estar presentes em embarcações, locomotivas e até mesmo indústrias. Conheça melhor sobre cada um a seguir:
Não é possível converter um motor à gasolina em diesel pois, como o segundo não utiliza velas de ignição, seu ciclo de combustão se dá de modo diferente — por pressão. Dessa forma, reforçar um motor à gasolina para operar como o diesel é uma tarefa muito inviabilizada.
E aí, gostou de conhecer melhor sobre o motor a diesel, suas vantagens e desvantagens? Se você se interessa por conteúdos voltados à mecânica automotiva, vai gostar de conferir os novos artigos publicados aqui no nosso blog!
E se precisar de uma nova bateria para seu veículo à diesel, conte com Moura Fácil para uma entrega e instalação em até 50 minutos!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições