às |Atualizado às
Trepidações, carro tremendo parado podem ser sintomas de diferentes problemas com seu veículo. A boa notícia é que todos esses problemas são geralmente fáceis de resolver e têm baixo custo de manutenção.
Mesmo sendo um problema relativamente simples, é importante saber quais são as causas para evitar surpresas ou mesmo se proteger de eventuais “golpes” e não gastar mais dinheiro do que o necessário em uma eventual manutenção.
Para que você possa entender melhor tudo o que envolve as causas de um motor tremendo parado, preparamos este post.
Ficou interessado em conferir o artigo? Siga com a leitura!
As velas produzem uma centelha e queimam o combustível que você abastece o seu veículo. Quando as velas estragam, o motor falha. Entretanto, se uma vela falhar, o motor pode trepidar. Se o seu veículo estiver com o motor tremendo parado, leve-o ao mecânico e faça um teste nas velas. Caso elas apresentem problemas, faça a troca.
Os cabos de vela se energizam. Entretanto, quando elas estragam também há falhas idênticas a de velas. Neste caso, a sugestão é trocar todos os cabos e as velas.
Outra possibilidade do motor tremendo parado é o combustível adulterado. Geralmente, isso acontece pela má qualidade do combustível. Além disso, a sujeira pode ficar no fundo do tanque e trazer muitos prejuízos ao motor do seu automóvel.
Os bicos injetores sujos podem ser uma das principais causas do motor tremendo parado. Portanto, cuide sempre deles para que você não tenha problemas.
Esse defeito é parecido com o que acontece com as velas. O carro falha exatamente igual ao caso de velas ruins.
Já este problema é considerado um pouco mais sério, pois ele pode causar outros danos. Neste caso, um bom mecânico deve ser consultado para te auxiliar.
Os mancais desgastados podem impedir que você engate suavemente a embreagem do seu automóvel.
Mancais do motor desgastados ou o ajuste incorreto do motor também podem impedir o engate suave da embreagem.Também é importante ficar atento a instalação do disco de embreagem, pois se ela estiver incorreta a embreagem pode trepidar. Em seguida, verifique a utilização dos componentes corretos e veja o seu desgaste.
Além disso, fique atento ao sistema de engate, o gerenciamento do motor e as falhas driveline que podem ser causa do motor tremendo parado.
Os revestimentos contaminados podem causar a trepidação da embreagem. A junta da transmissão pode estar danificada e o excesso de graxa no eixo de entrada da transmissão ou no mancal. Verifique, ainda, se há vazamento no sistema de acionamento hidráulico, pois mesmo que haja pequenos resíduos de óleo, eles poderão influenciar no desempenho da embreagem.
Isso pode acontecer por causa do eixo de transmissão e o perfil do cubo que foram forçados durante a instalação. A consequência pode ser um problema no disco da embreagem que se move com os trancos no eixo de entrada da transmissão.
Ainda não encontrou a causa do motor tremendo parado? Continue conosco separando mais dicas!
Neste caso, são os parafusos que não foram apertados corretamente. Assim, a placa de pressão não foi corretamente centralizada no volante e a consequência é um recuo unilateral da placa de pressão.
Ao parafusar a placa de pressão com uma técnica incorreta, as molas podem se deformar. Por isso, é importante usar uma chave de fenda e recuar unilateralmente a placa de pressão.
Os componentes desgastados podem fazer a embreagem trepidar. Por isso, evite solavancos quando engatar a peça.
É importante fazer a manutenção preventiva para evitar problemas como o motor tremendo parado. Na manutenção, o mecânico poderá checar todos os sistemas, inclusive o de transmissão, para saber se tudo realmente funciona.
Se as velas estiverem com problemas, você deverá trocá-las. Também não se esqueça de olhar os cabos. Caso apresentem defeitos, substitua-os.
Se o problema do carro tremendo, ou motor tremendo parado for o combustível, esvazie o tanque e abasteça com o combustível de melhor qualidade. A dica de ouro é sempre procurar um posto que tenha uma bandeira conhecida e credibilidade.
O bico injetor está queimado, cheque-o e faça a troca quando necessário.
Como você pode ver nesse post, várias são as causas e soluções para o motor tremendo parado. Agora que você conhece cada uma delas, poderá ficar de olho na hora que o mecânico analisar o problema em seu automóvel, não é mesmo? Fique atento às dicas da Moura aqui no mourafacil.com, sempre iremos te orientar sobre os procedimentos relacionados à mecânica automotiva!
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post e entenda para que serve a embreagem veicular!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições