às |Atualizado às
Muito se fala do aquecimento global e de como as mudanças climáticas estão afetando a vida na terra. Hoje, mais do que nunca, o mundo debate soluções para promover a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados, principalmente, com a queima de combustíveis fósseis e que contribuem para o aumento da temperatura global. Especialistas apontam que a saída está na transição energética.
A transição energética é o processo de mudança do sistema energético de uma região, país ou do mundo como um todo, de fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis para fontes de energia renovável e sustentável, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa e geotérmica.
A transição energética pressupõe ações para aumentar a eficiência energética e o armazenamento de energia em todos os setores através de tecnologias mais eficientes e práticas de consumo consciente.
Nos últimos anos, o Brasil tem avançado em direção a uma matriz energética mais limpa e sustentável. Nossa matriz se destaca pela participação de fontes de energia renováveis, diferentemente de muitos países.
Historicamente dependente da energia hidrelétrica, que é uma fonte renovável, o país tem encontrado desafios ambientais e sociais para a construção de novas usinas deste tipo, o que tem contribuído para o desenvolvimento de outras fontes, como a energia eólica e a energia solar.
Apesar dos avanços, ainda existem desafios a serem enfrentados na transição energética do Brasil, incluindo questões de infraestrutura, financiamento, regulação e resistência de setores tradicionais da indústria energética. No entanto, o país possui um grande potencial para se tornar um líder na adoção de fontes de energia renovável e limpa.
É neste contexto que a solução pioneira da Moura para o armazenamento de energia, o Moura Bess (Battery Energy Storage System) chega como um diferencial para alavancar o potencial energético brasileiro.
Além de garantir o suprimento e melhor aproveitamento do recurso energético, o Moura Bess veio para transformar o setor elétrico brasileiro. A solução utiliza armazenamento de energia por meio de baterias, que pode ser acoplado à sistemas de geração de energia eólica e solar para dar estabilidade para a rede, bem como integrar projetos de hibridização de sistemas isolados, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis.
A primeira tecnologia nacional para sistemas de armazenamento de energia, o Moura Bess é adaptável às necessidades de cada cliente, atendendo a demandas de usuários de média e alta tensão, nos mais variados segmentos de mercado.
O Moura Bess é solução para:
De forma estratégica, o Moura Bess armazena energia durante períodos de baixa demanda e libera durante os picos, resultando em economia financeira significativa. Além disso, o Moura Bess oferece uma fonte estável durante interrupções, evitando prejuízos e garantindo a continuidade das operações, independentemente de oscilações na rede.
Com a utilização do Moura Bess, não há dependência aos combustíveis fósseis. Isso garante, além de redução de custos, maior sustentabilidade.
Nos últimos anos, muitas empresas de utilities têm aumentado seus esforços para se tornarem mais sustentáveis, investindo em fontes de energia renovável, modernizando infraestrutura para aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental. O Moura Bess é a opção ideal para elas.
#MouraBess #TransiçãoEnergética #ArmazenamentoDeEnergia #FontesRenováveis #Sustentabilidade #EficiênciaEnergética
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições