às |Atualizado às
O desenvolvimento de pessoas é a base do sucesso do Grupo Moura. O trabalho de atração e formação de talentos ao longo dos 60 anos da companhia foi e tem sido responsável por gerar milhares de histórias de crescimento pessoal e profissional. A partir de hoje, você vai poder conhecer um pouco mais sobre quem são as pessoas que fazem a Moura, começando por suas lideranças. A cada 15 dias, contaremos um pouco da história e desafios de diretores e líderes da empresa. Vamos começar com o nosso Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos, Fernando Castelão.
Castelão, como é conhecido nos corredores da empresa, tem 43 anos e lidera um time de mais de 300 colaboradores. Seu currículo é tão extenso e diversificado quanto suas atribuições no Grupo Moura. Coleciona passagens pelos setores Comercial, Marketing, Auditoria e Consultoria, suporte a Fusões e Aquisições, Controladoria, Financeiro e RH, em setores diversos como Telecom, Bancos, Supermercados, Shopping Centers, Imobiliárias e Indústrias (Bebidas, Alimentos, Alumínio, Confecção, Cimento, Vidros, entre outros).
Na área de logística e suprimentos, Castelão é responsável por planejamento integrado (S&OP), compras, almoxarifado, operações logísticas, comercio exterior, transportes, atendimento de vendas e serviços aos clientes, e pela gestão das empresas transportadoras e de operação logística do Grupo Moura, a Transportadora Bitury e a LogM.
O Grupo é hoje um dos mais importantes players logísticos multimodais brasileiros, além de ser um dos maiores exportadores e importadores do Nordeste, contribuindo decisivamente com a movimentação portuária da região – incluindo operações de cabotagem. A atuação do Grupo Moura no segmento também é relevante no processo de logística reversa das baterias inservíveis, dentro das ações de Sustentabilidade empreendidas pela companhia.
“O que me atraiu na Moura foram seus principais pilares: valorização das pessoas, foco na qualidade, na inovação e a preocupação com a sustentabilidade e com clientes, parceiros, fornecedores e stakeholders”, conta Castelão, que está na empresa há quase 5 anos. Casado e pai de dois filhos, Castelão pavimentou sua entrada no Grupo Moura por meio da Câmara Americana de Comércio (Amcham). Lá, teve a oportunidade de conhecer o co-presidente executivo Paulo Sales. Como já nutria uma relação de admiração ao longo de sua jornada profissional pela companhia, aceitou o convite para fazer parte do time Moura.
O executivo também já foi responsável pelo projeto do óleo lubrificante para veículos da Moura, o Lubel. E em maio de 2018, ele recebeu um novo desafio: assumir a Unidade de Negócios de Lítio, dedicada a desenvolver comercial, industrial e operacionalmente a atuação da companhia no mercado de baterias de lítio.
O novo produto tem uma capacidade maior de armazenar energia, com um grande potencial de tornar-se a nova geração de baterias Moura. Para o executivo, a nova área terá que pensar as necessidades do mercado para o futuro. “Nosso maior desafio será mapear e identificar as oportunidades que virão para o mercado brasileiro para os próximos anos”.
À frente de áreas tão diversas, uma das características mais marcantes de Castelão é justamente gostar de novos desafios e tirar projetos do papel. “Projetos relevantes e inovadores me motivam”, arremata.
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições