às |Atualizado às
O Brasil é o 4º país que mais gera lixo plástico no mundo, segundo um estudo do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), apresentado na Assembleia das Nações Unidas em 2019.
São mais de 11 milhões de toneladas de lixo plástico produzidas por ano, sendo que somente 145 mil são recicladas e o resto é descartado de forma irregular, em aterros sanitários ou nem é recolhido.
A solução para a crise mundial da poluição por plásticos passa pela conscientização e responsabilização dos atores da cadeia de produção de plástico, para diminuir o impacto desse material na natureza.
O Grupo Moura possui uma sólida política de sustentabilidade de ponta a ponta em suas empresas. O esforço em eliminar o uso de plástico nas embalagens das baterias da linha automotiva estão de acordo com as diretrizes dessa política.
Veja como Moura pretende substituir todas as embalagens plásticas das baterias de carros por embalagens biodegradáveis até 2025!
O material biodegradável das novas embalagens de baterias é feito a partir de papel cartão com selo FSC de manejo florestal responsável. Sua tecnologia foi desenvolvida durante dois anos, para que tivesse um design funcional, além de sustentável.
Por serem biodegradáveis, as embalagens feitas de papel cartão tem um processo de decomposição mais rápido do que quando comparadas às embalagens de plástico – diminuindo o seu impacto no meio ambiente.
Ainda, por possuírem o selo FSC de manejo florestal responsável, a Baterias Moura garante que a matéria-prima do papel utilizado para a fabricação das embalagens é proveniente de um “processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes”, segundo a WWF Brasil.
Para tornar a produção em massa dessas novas embalagens possível, o Grupo Moura investiu em maquinários específicos que automatizam o processo.
O desenho da embalagem também traz uma inovação na funcionalidade: picotes na parte da frente facilitam os testes de carga e evitam que a embalagem seja rasgada.
Assim, a partir de junho de 2022, começa o plano de substituição gradativa do material plástico pelo material biodegradável, que deve ser concluído até o final de 2025, quando todas as baterias da linha automotiva de Moura terão embalagens sustentáveis.
A substituição das embalagens plásticas pelas de material biodegradável faz parte de uma sólida política sustentável da empresa. O Grupo Moura já fazia a coleta das baterias e a destinação ambiental correta do material pelo Programa Ambiental Moura (PAM).
Com a intenção de ampliar a sua agenda ESG, decidiu dar um passo adiante na sua cadeia produtiva, colocando no mercado um produto que gera menos impacto ambiental.
Graças ao PAM, a Baterias Moura possui a certificação ISO 14001 (gestão ambiental) e é reconhecida como uma empresa engajada com o bem-estar social e ambiental.
Seu trabalho nessa frente envolve a logística reversa de seus produtos, com a reciclagem de todas as baterias produzidas há 35 anos.
Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições