às |Atualizado às
A partida a frio é o processo de ligar um veículo em condições de baixa temperatura ambiente, quando o motor está frio. Ela costuma ser um momento crítico, pois, em temperaturas baixas o combustível pode se condensar, dificultando a ignição.
Nos carros flex e a etanol, ela é necessária devido às características desses combustíveis: afinal, eles possuem uma temperatura de ignição mais alta. Durante a partida a frio, então, o sistema de injeção de combustível aumenta a quantidade injetada, garantindo a ignição adequada e facilitando o funcionamento do motor.
Dependendo do seu automóvel, a partida funciona de diferentes maneiras. Confira cada uma delas nos tópicos abaixo.
A partida a frio em veículos ocorre por meio de sistemas específicos projetados para facilitar o processo de ignição em temperaturas baixas. Nos carros flex e a etanol, existem diferentes métodos para realizar a partida a frio.
Abaixo, listamos os três principais deles:
Na partida a frio, é comum utilizar uma mistura de gasolina e etanol para facilitar a ignição do motor. A proporção entre esses dois combustíveis pode variar, dependendo do veículo e das condições de temperatura.
A gasolina é utilizada na partida a frio devido às suas propriedades de fácil vaporização em temperaturas mais baixas. Ela possui uma temperatura de ignição mais baixa em comparação ao etanol, o que facilita o processo de partida em condições de frio intenso.
Já o etanol, apesar de possuir uma temperatura de ignição mais alta, possui propriedades que contribuem para a melhoria do desempenho do motor, como a octanagem elevada, por exemplo. Além disso, o etanol é um combustível renovável e menos poluente em relação à gasolina.
A combinação de gasolina e etanol na partida, então, permite aproveitar as vantagens de ambos os combustíveis. Em geral, os veículos flex possuem um sistema que ajusta automaticamente a proporção de gasolina e etanol durante a partida, buscando a melhor relação para garantir a ignição adequada.
Vale ressaltar, ainda, que a proporção entre gasolina e etanol pode variar de acordo com a temperatura ambiente.
Em condições de frio intenso, por exemplo, a tendência é aumentar a quantidade de gasolina na mistura para facilitar a partida. Isso ocorre porque o etanol tem uma maior dificuldade de vaporização nessas condições, enquanto a gasolina proporciona uma ignição mais fácil.
Se não for adicionada gasolina na partida a frio, especialmente em carros flex ou a etanol, o processo de ignição pode se tornar mais difícil. Isso ocorre porque o etanol possui uma temperatura de ignição mais alta do que a gasolina.
Sem a presença da gasolina na mistura durante a partida, o etanol pode não vaporizar adequadamente, dificultando a ignição e resultando em falhas na partida ou até mesmo na impossibilidade de ligar o motor.
Portanto, é importante garantir a presença de gasolina para auxiliar na vaporização e ignição do combustível, especialmente em temperaturas mais baixas.
Não é necessário abastecer um tanque específico para partida a frio. Em veículos com sistema de partida, a gasolina é adicionada diretamente ao tanque de combustível regular do veículo. Também é válido ressaltarmos que não há a necessidade de um tanque separado exclusivamente para a partida a frio.
Durante o abastecimento, a gasolina mistura-se ao etanol já presente no tanque, formando a mistura apropriada para facilitar a ignição do motor em condições de temperatura baixa. Portanto, não é preciso abastecer um tanque separado, mas, sim, garantir que o veículo esteja com combustível suficiente no tanque principal para permitir essa partida.
As baterias desempenham um papel crucial durante o inverno, pois as baixas temperaturas podem afetar negativamente o desempenho e a vida útil dos componentes. No clima frio, as baterias tendem a perder parte de sua capacidade de fornecer energia devido à redução da reação química interna.
Então, uma preocupação comum dos motoristas com o carro no frio é a bateria arriada, que ocorre quando a peça não tem energia suficiente para dar a partida no motor. Isso pode ser agravado pelo uso de componentes elétricos adicionais, como aquecedores e desembaçadores, que exigem mais energia da bateria.
Nesse contexto, serviços como o Moura Fácil podem ser um facilitador para os motoristas: oferecemos uma assistência 24 horas, voltada para baterias automotivas, fornecendo suporte em casos de pane elétrica, incluindo partida a frio.
Por meio desse serviço, os motoristas podem solicitar auxílio para dar a partida no veículo ou obter uma carga de emergência na bateria, caso necessário.
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições