Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Partida a frio: o que é e qual a importância no inverno?

Partida a frio: o que é e qual a importância no inverno?

às |Atualizado às

partida-a-frio
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A partida a frio é o processo de ligar um veículo em condições de baixa temperatura ambiente, quando o motor está frio. Ela costuma ser um momento crítico, pois, em temperaturas baixas o combustível pode se condensar, dificultando a ignição.

Nos carros flex e a etanol, ela é necessária devido às características desses combustíveis: afinal, eles possuem uma temperatura de ignição mais alta. Durante a partida a frio, então, o sistema de injeção de combustível aumenta a quantidade injetada, garantindo a ignição adequada e facilitando o funcionamento do motor.

Como funciona a partida a frio?

Na imagem, está em foco o painel elétrico de um veículo aceso, demonstrando o ponteiro de velocidade

Dependendo do seu automóvel, a partida funciona de diferentes maneiras. Confira cada uma delas nos tópicos abaixo.

A partida a frio em veículos ocorre por meio de sistemas específicos projetados para facilitar o processo de ignição em temperaturas baixas. Nos carros flex e a etanol, existem diferentes métodos para realizar a partida a frio. 

Abaixo, listamos os três principais deles:

  • Injeção de combustível adicional durante a partida: nesse caso, a central eletrônica do veículo identifica que o motor está frio e aumenta a quantidade de combustível injetado nos cilindros para garantir a ignição. Essa estratégia compensa a dificuldade de vaporização do combustível em temperaturas mais baixas.
  • Sistema de injeção direta de combustível: nesse caso, o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, permitindo uma melhor vaporização e mistura com o ar. Esse sistema é mais eficiente em relação à partida a frio, pois reduz a condensação do combustível nos dutos de admissão e melhora a ignição.
  • Sistema de pré-aquecimento: esse sistema utiliza velas aquecedoras, que são acionadas durante a partida para aquecer a câmara de combustão. O aquecimento facilita a ignição do combustível, diminuindo o tempo necessário para que o motor alcance a temperatura ideal de funcionamento.

O que colocar na partida a frio?

Na imagem, estão em foco algumas mangueiras de combustivel nas cores preto, amarelo e verde. Cada uma delas tem a gravação de um nome diferente que, vistas de lado, parecem conter as palavras "diesel" e "gasolina"

Na partida a frio, é comum utilizar uma mistura de gasolina e etanol para facilitar a ignição do motor. A proporção entre esses dois combustíveis pode variar, dependendo do veículo e das condições de temperatura.

A gasolina é utilizada na partida a frio devido às suas propriedades de fácil vaporização em temperaturas mais baixas. Ela possui uma temperatura de ignição mais baixa em comparação ao etanol, o que facilita o processo de partida em condições de frio intenso.

o etanol, apesar de possuir uma temperatura de ignição mais alta, possui propriedades que contribuem para a melhoria do desempenho do motor, como a octanagem elevada, por exemplo. Além disso, o etanol é um combustível renovável e menos poluente em relação à gasolina.

A combinação de gasolina e etanol na partida, então, permite aproveitar as vantagens de ambos os combustíveis. Em geral, os veículos flex possuem um sistema que ajusta automaticamente a proporção de gasolina e etanol durante a partida, buscando a melhor relação para garantir a ignição adequada.

Vale ressaltar, ainda, que a proporção entre gasolina e etanol pode variar de acordo com a temperatura ambiente. 

Em condições de frio intenso, por exemplo, a tendência é aumentar a quantidade de gasolina na mistura para facilitar a partida. Isso ocorre porque o etanol tem uma maior dificuldade de vaporização nessas condições, enquanto a gasolina proporciona uma ignição mais fácil.

O que acontece se não colocar gasolina na partida a frio?

Se não for adicionada gasolina na partida a frio, especialmente em carros flex ou a etanol, o processo de ignição pode se tornar mais difícil. Isso ocorre porque o etanol possui uma temperatura de ignição mais alta do que a gasolina. 

Sem a presença da gasolina na mistura durante a partida, o etanol pode não vaporizar adequadamente, dificultando a ignição e resultando em falhas na partida ou até mesmo na impossibilidade de ligar o motor. 

Portanto, é importante garantir a presença de gasolina para auxiliar na vaporização e ignição do combustível, especialmente em temperaturas mais baixas.

É necessário abastecer o tanque de partida a frio?

A imagem está situada no interior de um veículo, aparentemente do banco de trás. Vemos o painel do carro e, à frente, uma estrada que tem neve

Não é necessário abastecer um tanque específico para partida a frio. Em veículos com sistema de partida, a gasolina é adicionada diretamente ao tanque de combustível regular do veículo. Também é válido ressaltarmos que não há a necessidade de um tanque separado exclusivamente para a partida a frio.

Durante o abastecimento, a gasolina mistura-se ao etanol já presente no tanque, formando a mistura apropriada para facilitar a ignição do motor em condições de temperatura baixa. Portanto, não é preciso abastecer um tanque separado, mas, sim, garantir que o veículo esteja com combustível suficiente no tanque principal para permitir essa partida.

Importância das baterias no inverno

na imagem, uma mulher está em um ambiente externo enquanto sorri e, em suas mãos segura um celular que aparentemente está em ligação. ela veste um gorro preto e um moletom escuro

As baterias desempenham um papel crucial durante o inverno, pois as baixas temperaturas podem afetar negativamente o desempenho e a vida útil dos componentes. No clima frio, as baterias tendem a perder parte de sua capacidade de fornecer energia devido à redução da reação química interna.

Então, uma preocupação comum dos motoristas com o carro no frio é a bateria arriada, que ocorre quando a peça não tem energia suficiente para dar a partida no motor. Isso pode ser agravado pelo uso de componentes elétricos adicionais, como aquecedores e desembaçadores, que exigem mais energia da bateria.

Nesse contexto, serviços como o Moura Fácil podem ser um facilitador para os motoristas: oferecemos uma assistência 24 horas, voltada para baterias automotivas, fornecendo suporte em casos de pane elétrica, incluindo partida a frio. 

Por meio desse serviço, os motoristas podem solicitar auxílio para dar a partida no veículo ou obter uma carga de emergência na bateria, caso necessário.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Solar

Sistema Off-grid x On-Grid: qual a diferença e como funcionam?

A energia solar tem se destacado como uma das principais fontes de energia renovável, trazendo inúmeros benefícios para o meio...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

CPNJ: 09.811.654/0001-70

Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos