Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Pneu ecológico é bom? Conheça suas vantagens!

Pneu ecológico é bom? Conheça suas vantagens!

pneu-ecologico-e-bom
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Eles têm ganhado destaque no mercado automobilístico devido à crescente preocupação com o meio ambiente e a busca por alternativas mais sustentáveis. Se você está curioso para saber se o pneu ecológico é bom, vai gostar de conferir as informações que preparamos!

Neste artigo, mergulharemos no universo de tudo o que envolve o modelo, explorando o que são, suas vantagens e desvantagens em relação aos convencionais e como eles podem impactar a experiência de condução. 

Continue a leitura e descubra tudo sobre ele!

O que é pneu ecológico?

Os pneus ecológicos são projetados com um foco especial na redução do impacto ambiental. Uma das principais diferenças em sua composição é a utilização de sílica em vez de negro de fumo  – um petroquímico que consiste no Carbono em dispersão extremamente fina, comumente encontrado em pneus convencionais. 

A sílica é uma substância mais amigável ao meio ambiente e sua utilização reduz a dependência dos recursos naturais, como o petróleo. Além disso, o pneu ecológico é fabricado com a preocupação de minimizar a resistência ao rolamento, o que pode resultar em maior eficiência de combustível e emissões reduzidas de dióxido de carbono (CO2).

Quais as vantagens do pneu ecológico?

Para saber se um pneu ecológico é bom, pode ser interessante conhecer um pouco mais sobre suas principais vantagens:

    • Sustentabilidade ambiental: A maior vantagem dos pneus ecológicos é seu impacto reduzido sobre o meio ambiente. Eles são fabricados com a preocupação de minimizar a utilização de recursos naturais, como o petróleo, além de utilizarem a sílica em vez do negro de fumo. Isso resulta em menos poluição e menos dependência de recursos não renováveis.
    • Menos emissões de CO2: Devido à redução da resistência ao rolamento, esses pneus também contribuem para uma maior eficiência de combustível, o que resulta em emissões de dióxido de carbono (CO2) também reduzidas. 
  • Maior economia: Uma outra consequência dessa resistência é que ela pode ser auxiliar, também, na economia de dinheiro: com maior eficiência no uso de combustível, menos vezes será necessário reabastecer o automóvel e, a longo prazo, essa vantagem pode se tornar ainda mais visível;
  • Menos ruído: Os pneus ecológicos são conhecidos por produzirem menos ruído durante a condução. Isso resulta em viagens mais silenciosas e confortáveis, tornando a experiência de direção mais agradável.
uma plataforma de petróleo está em meio o mar e, ao fundo é possível ver algumas montanhas e o fim de tarde

Optar pelo pneu ecológico é bom por diversos motivos, inclusive a minimização no uso de recursos naturais

E as desvantagens do pneu ecológico?

Se você achou interessante entender sobre as vantagens desse modelo, saiba que para entender se o pneu ecológico é bom e vale a pena, também pode ser válido conhecer algumas de suas características menos vantajosas. 

Para te ajudar, preparamos algumas informações nos tópicos a seguir:

  • Custo inicial: Um dos principais obstáculos dos pneus ecológicos é o preço inicial mais elevado em comparação com pneus convencionais. 

No entanto, é importante lembrar que, ao longo do tempo, esse custo adicional pode ser amortizado devido à economia de combustível.

  • Menor disponibilidade: Dependendo da região, os pneus ecológicos podem não estar amplamente disponíveis, o que pode dificultar a substituição e a manutenção.
  • Menor desempenho em condições extremas: Alguns modelos de pneus ecológicos podem ter um desempenho ligeiramente inferior em condições extremas, como neve ou lama, em comparação com pneus específicos para essas condições.
  • Menos opções de modelos: A variedade de modelos de pneus ecológicos pode ser mais limitada em comparação com pneus convencionais, o que pode restringir as escolhas dos consumidores.

Qual a durabilidade do pneu ecológico?

um pneu ecológico está em foco

Se você busca entender se um pneu ecológico é bom para seu veículo, deve saber que sua durabilidade se assemelha bastante à dos pneus tradicionais

Em média, os pneus ecológicos têm uma vida útil semelhante à dos pneus convencionais. Ou seja: sua duração é de 40 mil a 60 mil quilômetros rodados. Apesar de contar com uma composição diferente em relação aos outros modelos, esse tipo de pneu não apresenta variações significativas em durabilidade.

Muitas pessoas perguntam se o pneu ecológico é bom e vale a pena, e sabemos que sua qualidade pode ser um fator essencial para que se opte por equipar seu veículo com ele.

Por isso, também é importante ressaltar que, assim como nos pneus convencionais, as condições da estrada, condução e o peso do veículo também podem influenciar diretamente no tempo de vida útil de um pneu ecológico.

Qual a diferença entre pneu ecológico e remold?

Embora tanto os pneus ecológicos quanto os remold tenham como objetivo reduzir o impacto ambiental, eles são diferentes em termos de fabricação. O pneu ecológico é projetado desde o início com materiais e tecnologias mais sustentáveis, enquanto o remold é um pneu usado que recebeu uma nova camada de borracha, que é aplicada sobre sua estrutura já gasta. Isso torna-o utilizável novamente por, em média, 20 mil a 40 mil km.

Enquanto os pneus ecológicos são considerados uma opção mais avançada e durável, os remold podem oferecer uma alternativa econômica a curto prazo. Em contrapartida, podem ter uma vida útil mais breve em comparação aos modelos eco que, por sua vez, duram entre 40 mil e 80 mil km. 

A escolha entre eles depende das prioridades de cada um e, claro, do orçamento disponível no momento em que se for investir em novos pneus.

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, os pneus ecológicos surgem como uma opção inteligente para aqueles que desejam contribuir para a preservação do meio ambiente enquanto desfrutam de benefícios tangíveis. 

Com sua ênfase na redução da pegada de carbono, menor resistência ao rolamento e uma experiência de direção mais silenciosa e eficiente, esses pneus representam um passo na direção certa para um futuro mais sustentável.

Se você está buscando entender se pneu ecológico é bom e pensa em realizar essa transição, esperamos ter conseguido te ajudar a dar os primeiros passos!

Por aqui, estamos sempre atualizando nosso portal com dicas, novidades e tendências que podem tornar sua rotina mais prática e fácil. Não deixe de conferir nossos conteúdos e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo automobilístico!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos