Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que você precisa saber sobre pneus remold antes de comprar

O que você precisa saber sobre pneus remold antes de comprar

às |Atualizado às

pneu-remold
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O mercado dos autos é repleto de opções, marcas e produtos para os mais variados públicos — e bolsos. No caso do universo dos pneus, os chamados pneus remold têm chamado a atenção dos motoristas ao longo dos anos, sobretudo pelo seu preço mais em conta e boa durabilidade.

Se você precisou trocar os pneus do seu veículo, é muito provável que você tenha se deparado com este produto e provavelmente tenha feito a seguinte pergunta: será que vale a pena? Devo apostar nos remoldados ou gastar um pouco mais e comprar pneus novos?

É uma dúvida legítima e é por este motivo que preparamos um conteúdo especial para te ajudar nesta decisão. Acompanhe nosso artigo.

O que é um pneu remold? 

Antes de pensar em adquirir um pneu remold, precisamos entender quais são os tipos de reparos disponíveis no mercado e onde a técnica de remold se encaixa. Basicamente, existem três tipos de reformas, cada uma com suas características específicas. Sendo elas, recauchutagem, recapagem e remodelagem.

Todas consistem no reaproveitamento de um pneu que já está desgastado. Então, em vez de simplesmente comprar um novo, essas técnicas permitem aumentar a durabilidade de um pneu já “rodado”.

Qual a diferença de um pneu remold para um novo?

O pneu remold é um pneu usado que passa por um processo de raspagem lateral de seus componentes e também da chamada banda de rodagem — parte do pneu que fica em contato com o chão. Após esse processo, novas estruturas são aplicadas ao pneu, de maneira que ele se configure como um pneu remodelado, por isso recebe este nome.

É seguro usar pneu remold?

A segurança é um dos principais pontos de atenção do pneu remold

O pneu remold, apesar de ter como vantagem um custo baixo, possui diversos pontos negativos que devem ser levados em consideração, sendo a segurança um deles. Por ser uma peça reconstruída, o balanceamento muitas vezes não é feito da maneira correta, o que atrapalha a dirigibilidade do motorista. 

Como consequência, o automóvel fica instável, o que aumenta as chances de ocorrência de acidentes no trânsito. Além disso, se houver dois pneus remold compondo o eixo dianteiro de um automóvel — eixo que dá maior estabilidade de movimento durante a variação de velocidade —, há a possibilidade de que, durante uma freada de emergência, os pneus reajam de maneira não sincronizada devido a suas carcaças serem de componentes diferentes. Dessa forma, podem provocar acidentes.

Muitas pessoas também se perguntam quando não usar pneu remold, e a resposta para essa pergunta é: depende. No geral, esse tipo de pneu não oferece grande segurança, portanto, evitar utilizá-los em estradas é uma recomendação bastante válida. 

Portanto, se você está pensando em viajar, é indicado que utilize pneus novos, afinal, ninguém deseja sofrer um acidente por algo que pode ser previamente evitado, não é mesmo? Aqui, a dica é: não arrisque.

Qual a vida útil de um pneu remold?

Um pneu novo, isto é, nunca utilizado, tem a durabilidade aproximada de 50 a 60 mil quilômetros rodados. Já um pneu remold consegue rodar entre 30 a 35 mil quilômetros, ou seja, tem praticamente metade da vida útil de um novo. 

Após esse período, o pneu desgastado — também chamado de pneu careca — perde a capacidade de deixar a direção estável. Dessa forma, aumentam as chances de perda do controle do veículo e estouro dos pneus, o que pode causar acidentes de trânsito.

Quais os benefícios de usar o pneu remold?

Apesar do pneu remold não possuir avaliações de segurança tão boas quanto as de um pneu novo, ele possui também benefícios, que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Dentre eles, a vantagem que possui maior destaque é o preço

De maneira geral, o custo de um pneu remold é metade de um pneu novo, justamente por sua composição ser feita do reaproveitamento de um pneu antigo. Dessa forma, apesar de sua vida útil ser inferior quando comparada ao novo, o pneu remold torna-se mais atrativo para os motoristas. 

Além disso, o pneu remold é aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sendo sua utilização bem avaliada em áreas urbanas e com velocidade média. 

E, por fim, por ser composto de material reaproveitado, o pneu remold é também sustentável, então, podemos dizer que é um pneu ecológico. Sendo assim, ele contribui para uma menor produção de lixo, além de demandar uma menor quantidade de petróleo para sua fabricação, quando comparado aos pneus novos.

Qual a garantia do pneu remold?

O pneu remold, assim como os pneus novos, não possuem prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Na realidade, a garantia deles é fornecida pela montadora tendo como base a data de compra do veículo novo, que é emitida na nota fiscal. Esse prazo é, em média, de cinco a sete anos — a depender da marca do automóvel e dos pneus. 

Porém, para além do período informado no comprovante de compra, é preciso sempre avaliar o interior e o exterior do pneu em busca de possíveis rachaduras, ressecamentos ou qualquer outro tipo de problema que possa interferir na estabilidade do pneu e, consequentemente, na dirigibilidade do automóvel.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de tudo que cerca o universo automotivo, confira nossos outros posts! E se precisar de baterias de qualidade, não deixe de visitar o mourafacil.com para adquirir os melhores produtos do mercado.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Solar

Sistema Off-grid x On-Grid: qual a diferença e como funcionam?

A energia solar tem se destacado como uma das principais fontes de energia renovável, trazendo inúmeros benefícios para o meio...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

CPNJ: 09.811.654/0001-70

Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos