Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Quais são os tipos de baterias de moto? Entenda as diferenças e escolha a ideal para sua motocicleta

Baterias para Motos

Quais são os tipos de baterias de moto? Entenda as diferenças e escolha a ideal para sua motocicleta

quais-sao-os-tipos-de-baterias-de-moto-entenda-as-diferencas-e-escolha-a-ideal-para-sua-motocicleta
Leitura:3 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O número de motocicletas no Brasil vem crescendo constantemente nos últimos anos. De acordo com o Denatran, em 2022, o Brasil tinha mais de 27 milhões de motos registradas. Esse aumento é impulsionado por diversos fatores, como a praticidade, a economia e a facilidade de manutenção das motos.

Com o aumento do número de motos, também cresce a demanda por baterias de qualidade para esses veículos. As baterias são responsáveis por alimentar o sistema elétrico da motocicleta, incluindo o motor de partida, a iluminação e os equipamentos eletrônicos.

No vídeo abaixo e ao decorrer do post, vamos explicar os diferentes tipos de baterias de moto disponíveis no mercado, suas características e vantagens.

 

Tipos de baterias de moto

Existem três tipos principais de baterias de moto:

 

  • Bateria de chumbo-carbono:

É o tipo de bateria mais comum e acessível. É composta por placas de chumbo e ácido sulfúrico, que reagem para gerar energia elétrica. As baterias de chumbo-carbono são relativamente leves e fáceis de instalar. No entanto, elas têm vida útil mais curta e precisam ser verificadas e reabastecidas periodicamente.

 

  • Bateria AGM (Absorbed Glass Mat):

Também é uma bateria de chumbo-ácido, mas as placas de chumbo são mergulhadas em uma solução de ácido sulfúrico absorvido em um material de fibra de vidro. Isso torna a bateria mais resistente a vibrações e derramamentos. As baterias AGM também têm vida útil mais longa do que as baterias de chumbo-carbono.

 

  • Bateria de lítio:

É o tipo de bateria composta por íons de lítio, que reagem com um eletrólito para gerar energia elétrica. As baterias de lítio são muito mais leves e têm vida útil mais longa do que as baterias de chumbo-ácido. No entanto, elas também são mais caras.

 

Como escolher a bateria de moto ideal?

A escolha da bateria de moto ideal depende de diversos fatores, como o tamanho da motocicleta e o uso que ela terá. Para motos pequenas e de uso diário, uma bateria de chumbo-carbono é uma boa opção. Ela é acessível e atende às necessidades básicas de energia. Para motos maiores ou de uso mais intenso, uma bateria AGM é uma melhor escolha. Elas têm maior capacidade de carga e vida útil mais longa. Para motos de alta performance ou com equipamentos eletrônicos avançados, uma bateria de lítio é a opção mais recomendada. Ela é leve, durável e fornece muita energia.

No entanto, o modelo de bateria adequado depende do tipo de moto e seu respectivo ano. Para descobrir a bateria adequada para a sua moto, clique aqui.

Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher a bateria de moto ideal pode ser uma tarefa difícil. Por carregarem cada vez mais equipamentos, sensores e até sistemas multimídia, as motocicletas também precisam de baterias robustas, que aguentam muito tempo rodando e, claro, com boa potência. Por isso a Moura desenvolveu baterias que aguentam o tranco. Tá de moto? Vai de Moura!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Baterias para Motos

Moto parada: maior risco de descarregar a bateria

Se você usa a sua moto apenas para passeio, é importante ficar atento! Deixar a moto desligada por dias ou...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos