às |Atualizado às
Segundo o levantamento anual da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), os crimes de roubo de carga sofreram um aumento de 1,7% em 2021, o que significa que o prejuízo obtido pelas empresas de transporte passa de R$ 1,27 bilhão.
Dentre as cargas mais roubadas estão alimentos, combustíveis, farmacêuticos, cigarros e eletroeletrônicos. A região Sudeste se destaca em relação ao número de roubos de carga no Brasil, concentrando 80% das ocorrências somente em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo reportagem publicada pelo Estradão.
Pensando nesse cenário, a Moura preparou um post para ajudar os caminhoneiros a entender como os roubos de carga funcionam, como se prevenir e o que fazer caso seja roubado.
A maior parte dos roubos acontecem durante paradas. Por vezes, nos casos em que o motorista não tenha conhecimento sobre a área em que está, é comum que sejam realizadas paradas em lugares escuros, perigosos, desérticos ou no acostamento.
Além disso, é muito comum que os ladrões obtenham as informações sobre o transporte – tipo de carga, destino final, rastreamento e rota -, a partir de motoristas bem intencionados, mas desavisados.
Ao revelar essas informações, o motorista se coloca em uma posição vulnerável e atrativa para um roubo de carga.
Busque manter em sigilo informações da sua viagem, como rota, valor da carga e qualquer outro tipo de informação que coloque sua segurança em risco.
Atente-se sempre aos desconhecidos que o abordarem de maneira insistente ou que fizerem muitas perguntas.
Também é recomendado viajar entre 6h até as 22h, para evitar se expor a riscos altos. Porém, em locais de risco como São Paulo e Rio de Janeiro há uma exceção. O ideal é que a viagem seja feita até às 18h, no máximo.
Outra opção para evitar o roubo de carga é realizar viagens em comboio. Dessa forma, a probabilidade de enfrentar situações perigosas é reduzida, já que um grande número de caminhões dificulta a execução do crime.
A segurança do caminhoneiro vem em primeiro lugar. Para garantir isso, é preciso seguir algumas recomendações essenciais.
Depois de certificar-se que está longe do perigo, ligue para a Polícia Federal pelo número 191, caso esteja em uma rodovia, ou para a Polícia Militar pelo número 190, caso o roubo de carga tenha acontecido em um perímetro urbano.
Você vai precisar reportar todos os detalhes do acontecimento, desde o local, quanto o número de assaltantes, a abordagem e também as características da fuga aos agentes de segurança. Quanto mais cedo essa ligação ocorrer, mais chances de recuperar a carga perdida, visto que a equipe policial é avisada imediatamente sobre a ocorrência.
De acordo com o Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, a pena prevista para roubo de carga é de 4 a 10 anos e multa. Fatores como uso de armas, restrição de liberdade da vítima e roubo em grupos intensificam e podem aumentar o tempo de pena do delito.
Ter a carga roubada é uma experiência que nenhum motorista profissional quer passar. A prevenção é o melhor caminho, mas saber como agir quando o roubo acontece é essencial para garantir que a justiça seja feita.
Para ficar por dentro de outros temas do universo de caminhões, tratores e vans, acesse os outros posts do nosso blog! E se precisar trocar a bateria, já sabe, né? Confira os melhores produtos no mourafacil.com.
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições