às |Atualizado às
Você já parou para se perguntar o que deve fazer quando está com uma bateria automotiva que não serve mais? Em cenários como esse, a reciclagem de baterias tende a ser a alternativa mais recomendável e, além de tudo, sustentável.
Assim como as pilhas, essas peças tão importantes para o funcionamento do automóvel também precisam de um descarte adequado. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o ato de reciclar baterias atende 43% da frota brasileira.
Neste conteúdo, comentamos o que o descarte inadequado do dispositivo pode causar ao planeta e como a Moura é capaz de ajudar no recolhimento de baterias inservíveis. Segue o fio!
Antes de entender por que a reciclagem de baterias de carro é algo tão importante, é preciso saber como esse dispositivo funciona e quais materiais estão presentes em sua composição.
Na parte externa, nossos olhos veem apenas um revestimento de plástico resistente. Mas, por dentro, as baterias contam com uma série de componentes que podem ser muito tóxicos para a saúde humana e para o meio ambiente.
Essa peça é feita de várias placas de chumbo e de óxido de chumbo, que, por sua vez, são mergulhadas no ácido sulfúrico diluído em água. Assim, ela conta com um polo positivo e um negativo.
No positivo, estão as placas revestidas por dióxido de chumbo e, no negativo, somente o chumbo metálico. É o ácido sulfúrico diluído em água que vai passando de um lado para o outro, sendo capaz de potencializar a condutividade elétrica.
O processo de reciclagem de bateria inservível é fundamental para a preservação do meio ambiente. Ao colocá-lo em prática, é possível garantir que os materiais de composição da peça sejam tratados adequadamente, reduzindo os riscos de contaminação.
Mas, além da questão ambiental, reciclar baterias também ajuda na manutenção da economia circular. Isso significa que os componentes extraídos das baterias usadas, como chumbo, ácido e plástico, podem ser reutilizados na fabricação de novos itens.
Essa prática não apenas diminui a necessidade de extrair matérias-primas, mas também economiza energia e reduz a emissão de gases de efeito estufa.
Fazer o descarte de baterias automotivas de maneira correta é uma atitude essencial para o bem-estar geral. Porém, quando isso acontece de modo inadequado, os malefícios são:
Se as baterias inservíveis são descartadas incorretamente, elas podem liberar gases tóxicos na atmosfera, como o dióxido de enxofre. Desse modo, pessoas e animais ficam sujeitos à inalação desses poluentes, o que causa inúmeros riscos à saúde.
Baterias contêm materiais pesados, como chumbo e mercúrio. Quando jogadas no solo, essas substâncias podem se infiltrar na terra e contaminar os lençóis freáticos, além de afetar a flora e a fauna da região.
Essa contaminação compromete diretamente os ecossistemas e também pode impactar a qualidade da água potável, colocando em risco a saúde de todos.
A logística reversa é uma maneira de prezar pelo desenvolvimento econômico e social, implementando um conjunto de ações que têm o objetivo de viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial. E isso também acontece com as baterias automotivas.
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) criou, em 1999, a Resolução 257. Ela determina que as baterias, depois do seu esgotamento energético, devem ser devidamente entregues pelos clientes ou usuários ao fabricante ou distribuidor para que seja realizado o descarte seguro e ecologicamente correto.
Isso garante que os componentes perigosos das baterias, como metais e ácido, fiquem afastados de aterros, dos rios e de incineradores de lixo urbano. Além de tudo, possibilita que o material recuperado possa ser utilizado na produção de novos bens de consumo.
A Baterias Moura possui unidades autorizadas a receber as baterias inservíveis, que são armazenadas em local adequado e enviadas, por transportadora devidamente licenciada, à fábrica em sua unidade recicladora.
A Moura é a única produtora de baterias com metalúrgica própria na América Latina e tem um compromisso forte com o meio ambiente e com a sustentabilidade.
Contamos com toda a infraestrutura para a logística reversa das suas baterias de forma totalmente gratuita. Após o descarte, o cliente recebe o Certificado de Destinação Final, que pode ser mostrado para seus consumidores, comprovando que é uma empresa preocupada com os seus resíduos.
Encontre agora uma de nossas unidades da Rede de Serviços Moura e solicite a coleta. Se preferir, entre em contato com a nossa central de atendimento no telefone 0800 701 2021.
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições