às |Atualizado às
Você sabe qual o nível correto da água do radiador? Entenda que é importante verificar o reservatório de água com frequência para evitar o superaquecimento do motor.
Assim, você não terá problemas com seu veículo.
Mas então: como verificar a água? Neste post, vamos falar sobre o assunto.
Ficou interessado em tirar todas as suas dúvidas com a gente? Acompanhe o artigo!
Antes de saber qual o nível correto da água do radiador, você deve saber qual é a função dessa peça. Aqui no blog da Moura já falamos um pouco sobre o assunto. Mas só para você lembrar, um radiador é um item do sistema de arrefecimento do automóvel.
É essa peça que troca o calor entre o ar e outra substância, geralmente líquida. Dessa maneira, o radiador do carro dissipa a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor do automóvel durante a queima de combustível.
É importante saber qual o nível correto da água do radiador para evitar problemas, principalmente em relação ao motor do automóvel. O sistema de arrefecimento, onde fica o radiador, mantém a temperatura ideal de trabalho.
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo. Ele controla a corrosão e garante maior vida útil do “coração” do automóvel.
Agora que você já sabe qual o nível correto da água do radiador, falaremos um pouco sobre as vantagens e boas práticas para manter a saúde do seu carro.
Além de cuidar do sistema de arrefecimento, você precisa inspecioná-lo pelo menos uma vez ao ano. Nessa inspeção, o profissional especializado irá esgotar toda a água do radiador, limpar e conferir as mangueiras de borracha.
Também é importante evitar os resíduos que prejudicam a refrigeração do motor. Para limpar a sujeira do local, siga as recomendações do manual do automóvel ou faça a limpeza todos os anos. Dependendo do estado de conservação, dá para limpar a cada cinco anos.
No entanto, para além de saber qual o nível correto da água do radiador, também é fundamental estar atento às manutenções preventivas e o tipo de aditivo que será usado. Assim, você terá a proporção exata entre ele e a água desmineralizada.
O nível ideal da água do radiador mais o fluido é 200 ml. Caso esteja muito abaixo, é importante procurar uma assistência especializada. Portanto, fique atento ao nível.
Veja algumas dicas que poderão ajudar com o automóvel:
No manual do proprietário do veículo, você terá as instruções sobre como verificar qual o nível correto da água do radiador.
Ainda no documento, você terá a localização exata da peça. Passe a mão debaixo do painel frontal central do capô e encontre um trinco para liberá-lo e levantá-lo.
Já em outros, você terá que colocar uma haste móvel que fica no capô ou no motor. Isso ajudará a suportar o peso do capô quando estiver totalmente aberto.
A tampa do radiador estará no topo de um recipiente de plástico. Ele é transparente e tem as marcas MIN e MAX ao lado.
Não despeje a água da torneira. Essa dica é importante! A água usada no radiador deve ser própria para a peça, uma vez que água mineral ou da rede de abastecimento danificam os componentes do motor do automóvel.
Ela também obstrui os tubos do radiador. Portanto, para além de saber qual o nível correto da água do radiador, é necessário usar o fluido correto.
O fluido é extremamente venenoso para os animais de estimação e pode contaminar tanto o solo quanto a água. Portanto, tenha cuidado na hora de completar o radiador. Use um funil para evitar acidentes.
O nível de líquido deve estar mais próximo da marca MAX no reservatório. Quando a mistura de água com fluido atingir essa marca, feche firmemente a tampa do radiador.
Para finalizar, ligue o motor do automóvel e deixe-o em funcionamento por 10 minutos. Preste atenção ao indicador de temperatura e as informações do mostrador. Nele, você verá qual o nível correto da água do radiador e se é o suficiente para resfriar o motor do veículo.
Entendeu qual o nível correto da água do radiador? Agora que você já sabe, fique atento aos sinais do automóvel, não é mesmo?
Para quem já trabalha com mecânica automotiva, toda dica para melhorar a qualidade dos serviços é válida, não é mesmo?
Gostou do conteúdo? Quer continuar bem informado com a Moura e ficar por dentro de mais dicas automotivas? Continue com a gente aqui no blog!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições