às |Atualizado às
Com o Brasil e o mundo combatendo o coronavírus, muitas cidades decidiram diminuir a circulação de pessoas nas ruas, fechando estabelecimentos comerciais e sugerindo o isolamento social. Nesse cenário, é normal que surja o questionamento: é arriscado sair de carro na quarentena?
Em qualquer outra situação essa dúvida faria pouco sentido, afinal, andar de carro é um dos prazeres de muitos brasileiros. Porém, com a indicação dos governos para evitar aglomerações, é normal que muitos motoristas temam por sua segurança.
Para ajudar você a acabar com quaisquer dúvidas relacionadas a isso, preparamos este artigo abordando o assunto e dando dicas de como é possível sair de carro na quarentena de maneira segura. Continue com a gente e confira!
O primeiro ponto que precisamos abordar é que o vírus da Covid-19 ainda é uma realidade. E como a Organização Mundial de Saúde (OMS) sempre pontua, ainda não há uma vacina ou tratamento definitivo para a doença. Por esse motivo, independentemente do local que você esteja, sempre há o risco de contágio da doença.
No entanto, os mesmos órgãos de saúde deixam claro que as medidas de proteção ajudam a minimizar os riscos e permitem que as pessoas consigam realizar tarefas diárias com mais segurança.
Dessa forma, mesmo com a indicação de isolamento social, é possível sair de carro na quarentena. Afinal, o intuito é impedir aglomerações e permitir que as pessoas realizem tarefas essenciais, como compras de alimentos, de maneira segura.
Sair de carro na quarentena não é um problema e não está proibido, mas é importante fazer isso com cautela. Seguindo dicas de higiene pessoal e mantendo uma distância segura de outras pessoas, você pode dirigir na quarentena e ainda aproveitar os benefícios do seu automóvel.
Como explicado anteriormente, sair de carro na quarentena é uma tarefa completamente possível desde que você siga boas práticas de segurança. Quer saber quais são? Confira, abaixo, algumas delas:
Antes de entrar no seu automóvel ou tomar qualquer outra ação, você deve assegurar que ele esteja completamente higienizado. E em tempos de quarentena, não se trata apenas da lavagem convencional – ducha e aspiração –, é preciso realizar uma limpeza contra o coronavírus.
Para isso é interessante que você mesmo coloque a “mão na massa”, evitando assim que outras pessoas tenham contato com o interior do seu veículo.
Comece pelo câmbio e pelo volante, higienizando-os com álcool 70% e utilizando um pano para facilitar o processo. No painel do veículo não é recomendado o uso do álcool, pois pode danificar alguma função, então aplique apenas um pano úmido com detergente para fazer a limpeza nesta região.
Por fim, higienize os cintos de segurança e estofados. Retire o excesso de poeira e de sujeira com papel toalha ou com aspirador de pó e, em seguida, aplique um pano com sabão neutro – sempre com cautela e seguindo recomendações do fabricante em relação aos estofados.
Por mais que o carro seja um equipamento de transporte coletivo, você deve ter em mente que estamos vivendo tempos em que uma das principais dicas de segurança é evitar o contato direto.
Sendo assim, quando for andar de carro na quarentena, faça isso sozinho. Tome o momento como seu e aproveite-o o máximo possível. Como, em geral, você só utilizará o carro para tarefas essenciais, como trabalhar e comprar alimentos, será mais fácil evitar caronas.
Lugares confinados também não são recomendados neste momento. Por esse motivo, ao sair de carro na quarentena, mantenha as janelas sempre abertas. A livre circulação do ar é fundamental para diminuir os riscos de contágio.
Se for uma questão de segurança ou um fator climático como a chuva, por exemplo, não tem problema fechar tudo e ligar o ar-condicionado. Mas, em um cenário “normal”, priorize sua saúde e mantenha os vidros abertos.
Você higienizou o carro para sair na quarentena, porém, ao tocar em objetos externos é preciso realizar uma outra limpeza pessoal antes de entrar novamente no veículo. Sem essa preocupação, a higienização primária do automóvel acaba sendo pouco eficaz.
Sendo assim, tenha sempre álcool em gel dentro do carro. Além disso, repita a limpeza do volante e do câmbio antes de dirigir novamente. Também é imprescindível que você evite tocar na parte externa do próprio veículo, pois é uma parte bastante vulnerável.
Mesmo durante a quarentena o seu automóvel pode apresentar defeitos. E como uma ida à oficina pode representar maior exposição ao coronavírus, você pode utilizar serviços delivery de peças ou consertos mecânicos.
A boa notícia é que grandes marcas, como a mourafácil.com, entregam e instalam peças sem maiores custos para o motorista. Tudo de forma simples e rápida. Assim, você tem o seu veículo pronto com muito mais tranquilidade e segurança.
Seguindo essas dicas você conseguirá sair de carro na quarentena de forma mais segura. Não se esqueça também de utilizar a máscara de proteção o tempo todo, mesmo quando estiver dentro do carro. A prevenção neste momento é a melhor saída para trazer tranquilidade para você e para a sua família.
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições