às |Atualizado às
Imagine viver, todos os dias, com acesso à energia elétrica somente por apenas algumas horas e devido a isso não ter geladeira ou TV em casa. Saiba que essa é a realidade de muitas pessoas que moram em comunidades ribeirinhas na Amazônia.
Só para se ter uma ideia, dados do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), de 2019, indicam que quase 1 milhão de pessoas na Amazônia não têm acesso à energia elétrica.
Para mudar esse cenário é preciso investir em alternativas, e a Moura participa de uma iniciativa que vem se mostrando capaz de mudar vidas.
Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), este projeto desenvolveu um sistema que gerencia redes de energia CC e garante o fornecimento de forma ininterrupta para uso nas residências das comunidades ribeirinhas na Amazônia. Assim, com uma solução que não exige altos investimentos, é possível fazer com que uma população passe a progredir, ter mais qualidade de vida, e ao mesmo tempo reduzir o uso de fontes de energia de alto impacto ao meio ambiente, como geradores.
As baterias estacionárias Moura Solar estão presentes nos bancos de baterias das nanorredes, afinal, foram desenvolvidas especialmente para sistemas de geração fotovoltaica, são livres de manutenção, permitem recargas mais rápidas e eficientes e suportam as altas temperaturas dessa região do Brasil.
A Moura seguirá em iniciativas como essa, porque acredita que pode contribuir para o desenvolvimento de soluções para grandes desafios do nosso país. E se você quiser conhecer melhor o projeto Nanorredes, é só clicar aqui, e conferir os detalhes de uma alternativa que tem feito a diferença.
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições