às |Atualizado às
É fato que os automóveis têm evoluído muito. Hoje, além dos vidros elétricos, ar condicionado, direção hidráulica e tantos outros dispositivos, você conta com o sistema start stop.
Esse sistema é o que há de mais moderno em relação a tecnologia automotiva na América do Sul. Mas o que é o start stop?
Neste post, você vai aprender quais as características desta tecnologia, como ela funciona, qual é a sua função, quais carros a possuem e conhecer 5 curiosidades sobre o sistema start stop. E aí, quer conferir tudo com a gente? Então, acompanhe!
O sistema start stop desliga o motor do automóvel de forma automática quando ele para e volta a ligá-lo, instantaneamente, quando o motorista deseja movimentar o veículo. O sistema tem como objetivo diminuir o consumo de combustível. Além disso, foi projetado pensado para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera.
O start stop é fundamentado no sistema de partida convencional, mas conta com algumas mudanças:
Em suas primeiras modificações, ganhou um motor de partida melhorado e mais resistente, uma central eletrônica que comanda o sistema, detectando quando é necessário ligar ou desligar o motor do automóvel. Além disso, conta com um sistema de gerenciamento do estado de carga da bateria e uma bateria mais robusta capaz de atender um número bem mais elevado de partidas.
Existem algumas regras básicas para que o sistema funcione. Antes de tudo, o veículo precisa estar parado e com a rotação do motor em marcha lenta. No caso dos automóveis com câmbio manual, o pedal da embreagem deve estar solto e nenhuma marcha engatada. Já para os com transmissão automática, o freio deve estar pressionado.
Além disso, a temperatura ambiente e do motor deve estar dentro do normal e algumas outras condições determinadas por cada montadora devem ser obedecidas. Geralmente, quando se para o veículo e cumpre essas regras, o motor se desliga automaticamente e fica no modo de espera. Após o devido comando do motorista, o motor volta a funcionar e se liga quando é pressionada a embreagem novamente (veículos manuais) ou solto o pedal do freio (veículos automáticos).
O sistema start stop também é inteligente. Ao parar em uma ladeira, por exemplo, o sistema não desliga por motivo de segurança. Outra curiosidade é que durante a parada do automóvel, o sistema elétrico continua funcionando perfeitamente. Já em alguns modelos, somente o ar condicionado para de gelar e entra em modo de ventilação enquanto o carro está desligado. Já em outros, o ar condicionado continua ativado desde que a temperatura externa esteja acima de determinado grau.
Confira o infográfico que preparamos para você:
A principal função do sistema start stop é diminuir o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes no ar. Engenheiros falam que o sistema pode economizar até 10% no consumo médio de combustível. Portanto, com o start stop, o meio ambiente ganha e o seu bolso também.
Veja alguns dos modelos que têm versões equipadas com essa tecnologia:
O Fiat Argo é o novo hatch compacto da Fiat que chegou para substituir o Palio e Punto. Ele tem um sistema start stop como um opcional, o que representa um avanço tecnológico neste sentido no Brasil.
O Fiat Toro é um modelo que está em alta no mercado brasileiro. Apostando em uma nova tendência de design e na modernidade, ele conta com o sistema start stop nas versões 1.8 e 2.4.
O Renault Logan é um dos modelos de carro sedan mais populares do Brasil. Ele é uma ótima opção para quem deseja carregar até cinco pessoas sem perder o espaço para as malas. Além disso, nas versões mais completas oferece o sistema star stop e outras modernas tecnologias.
O Jeep Compass é outro automóvel com o sistema start stop. Você conta com um SUV luxuoso e cheio de tecnologia.
Confira algumas informações sobre esse sistema inovador que podem te surpreender:
Com o sistema start stop você consegue poupar combustível do automóvel. Isso acontece principalmente se você mora em uma cidade com o trânsito mais lento, onde você fica com o para-arranca. O start stop também ajuda a reduzir as emissões de gases na atmosfera.
Para muitos motoristas, outra opção do sistema start stop é que ele tem a opção de ser desligado. Além disso, esse sistema está cada vez mais popular.
Automóveis com sistema start stop têm bateria auxiliar. Já a bateria principal é maior e o sistema possui gerenciamento eletrônico que alerta o condutor que a peça está com a carga baixa.
Isso é importante porque significa que você não terá problemas ao tentar dar a partida no carro.
Outra curiosidade é que o sistema start stop torna o ambiente mais silencioso: quem está dentro do automóvel não escuta nenhum barulho vindo do motor. Essa é uma grande vantagem para o motorista que circula em meios urbanos, contribuindo para a diminuição do barulho.
Agora que você conhece essas 5 curiosidades sobre o sistema start stop, que tal ter um automóvel com essa tecnologia? Só não se esqueça de optar por modelos com baterias Moura!
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça as diferenças de garantia para as linhas Convencional e AGM da Moura para automóveis start stop!
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CNPJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições