às |Atualizado às
No Brasil, os veículos pesados precisam obrigatoriamente utilizar diesel como combustível. No caso dos caminhões, não seria diferente. Porém, frente a tantas opções e tipos de combustível para caminhão, como saber qual pode ser utilizado em em cada modelo? Confira a seguir.
Os combustíveis mais utilizados mundialmente são originados da decomposição de animais e vegetais ao longo de milhões de anos, e recebem o nome de combustíveis fósseis. Eles possuem como principais fontes o petróleo, o gás natural e o carvão mineral. Confira, a seguir, os três principais tipos de combustíveis.
A gasolina é o combustível mais utilizado pelos veículos em geral e faz parte dos combustíveis fósseis derivados do petróleo. Existem, ainda, três tipos de gasolina: a comum, a aditivada e a premium.
A gasolina comum está presente em todos os postos de gasolina e é a mais consumida popularmente. Ela possui enxofre em sua composição, o que aumenta a emissão de gases poluentes e pode causar acúmulo de detritos no motor conforme o uso se estende. Além disso, possui cor amarelada e pode trazer cerca de 25% de etanol anidro.
Já a gasolina aditivada se assemelha à comum, porém contém outros agentes aditivos na composição, o que impede que haja acúmulo interno de detritos. Sua cor é esverdeada e, por realizar uma limpeza no motor do veículo, aumenta o rendimento do mesmo, desde que o automóvel tenha sido fabricado com uma potência elevada.
Por fim, a gasolina premium possui um alto valor de custo pois realiza sua queima de forma bastante eficiente, o que aumenta o rendimento do veículo. Dessa forma, a emissão de gases poluentes é menor e a vida útil do motor é mais longa. É importante ressaltar que ela é específica para veículos com altas potências.
Existe também o etanol, que é popularmente chamado de álcool, e é derivado da cana-de-açúcar, se configurando como um combustível renovável. É importante ressaltar que, por conter 4% de água, não são todos os automóveis que podem receber esse tipo de combustível.
Existem, ainda, dois tipos de etanol: o comum e o aditivado. O etanol comum leva a um melhor aproveitamento potencial do motor do veículo, o que também significa um maior consumo. Em contrapartida, o etanol é um combustível mais barato para o consumidor.
Já o etanol aditivado possui um rendimento em média 3% maior do que o comum, porém possui um custo maior. Dessa forma, o veículo consome menos e aproveita mais a potência. Além disso, também há na composição do etanol aditivado agentes que limpam o motor e ajudam a prevenir problemas nos veículos flex, como o entupimento dos bicos.
O diesel também é um componente derivado do petróleo, porém o diferencial em relação à gasolina é a sua composição, que contém uma maior quantidade de hidrocarbonetos e compostos orgânicos com nitrogênio, oxigênio e enxofre.
Em decorrência disso, o diesel oferece um alto rendimento, sendo ideal para veículos de transporte, como ônibus e caminhões. No Brasil, a legislação permite que apenas veículos com carga superior a 1000kg utilizem motor a diesel.
Existem, ainda, quatro tipos de diesel: comum (S-500), S-10, aditivado e premium. Os dois primeiros serão explicados de forma mais completa no próximo tópico.
Já em relação ao diesel aditivado, ele segue a mesma lógica da gasolina aditivada. Ele conta com a mesma base do comum e do S-10, mas possui agentes anticorrosivos, antiespumantes e desemulsificantes. Dessa forma, a limpeza do tanque é feita de forma rápida e eficiente.
Já o diesel premium também conta com aditivos multifuncionais, como um maior número de cetano, que melhora o desempenho do veículo e reduz o tempo de retomada de velocidade após freadas.
Existem dois tipos de diesel que podem ser utilizados como combustível para caminhões. O primeiro é chamado de diesel S-500, que contém 500 partes por milhão (ppm) de enxofre e é comercializado nos postos de rodovia. O poluente possui uma cor avermelhada resultante da inserção de corante vermelho em sua composição, para facilitar a diferenciação desse tipo de combustível.
Já o segundo, chamado diesel S-10, possui apenas 10 ppm e é comercializado nos centros urbanos. Sendo assim, a diferença entre os combustíveis se dá pela quantidade de enxofre presente em sua composição.
O diesel S-10 surgiu como tentativa de atender aos limites de emissão de gases poluentes estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que passou a valer em 2012.
Agora que você já sabe quais são os tipos de combustíveis para caminhão, para ficar por dentro de mais dicas referentes ao universo automotivo, acesse os outros posts do nosso blog!
E se precisar trocar a bateria, já sabe, né? Confira os melhores produtos no mourafacil.com.
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições