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As baterias seladas, também conhecidas como baterias de chumbo-ácido, são amplamente utilizadas devido à sua eficiência e versatilidade. Essas baterias são divididas em dois principais tipos de tecnologia: a ventilada e a VRLA.
As baterias ventiladas incluem os modelos convencionais e EFB (Enhanced Flooded Battery), que utilizam eletrólito livre. Já as baterias VRLA (Valve-Regulated Lead-Acid) são subdivididas nas tecnologias AGM (Absorbent Glass Mat) e Gel, onde o eletrólito é imobilizado.
A principal diferença entre esses tipos está na forma como o eletrólito é mantido na bateria. Nas baterias ventiladas, o eletrólito está em estado líquido livre, enquanto nas VRLA ele está imobilizado por meio de mantas absorventes ou gelificantes.
Quer entender mais sobre todos os tipos dessas baterias? A seguir, vamos te explicar mais a fundo.
As baterias seladas estão disponíveis em diferentes tensões e capacidades, atendendo a uma ampla gama de aplicações. Embora a bateria selada de 12V seja a mais comum, também há opções em 2V, 6V e 24V.
Em termos de capacidade de armazenamento elétrico, estas baterias variam significativamente: desde pequenas unidades com apenas 1,3 Ah (Ampère-Hora) até grandes modelos que podem alcançar até 2000 Ah ou mais, dependendo das necessidades do projeto.
Há também algumas baterias que são utilizadas para alimentar eventuais dispositivos eletrônicos, como computadores e data centers, em caso de queda de energia — essas são as chamadas baterias Nobreak. É muito comum encontrarmos equipamentos que se utilizam de bateria selada 12V 7Ah.
A principal diferença entre baterias seladas e não seladas está na gestão do eletrólito. Nas baterias seladas, o eletrólito é imobilizado por meio de mantas absorventes (AGM) ou gel, evitando vazamentos e reduzindo a necessidade de manutenção. Elas são projetadas para serem livres de manutenção durante toda sua vida útil.
Já as baterias não seladas possuem eletrólito líquido livre que pode evaporar ou vazar, exigindo verificações regulares e reposições de água destilada nas operações em que são utilizadas.
Optar por uma bateria selada traz diversas vantagens que a tornam uma escolha atraente para muitas aplicações. Vamos explorar algumas das principais características:
Uma das maiores vantagens das baterias seladas é o risco reduzido de vazamento ácido. Como essas baterias não têm acesso ao exterior, o elemento ácido permanece contido dentro da estrutura da bateria. Isso diminui significativamente o risco de danos aos equipamentos eletrônicos próximos, tornando-as mais seguras para uso em ambientes sensíveis.
Outro grande benefício é a baixa necessidade de manutenção. As baterias seladas são projetadas com uma quantidade de água necessária para durar toda a sua vida útil. Isso significa que você não precisa se preocupar com verificações regulares ou reposições periódicas do eletrólito, economizando tempo e esforço.
Além dessas duas principais vantagens, as baterias seladas também são conhecidas por sua durabilidade e confiabilidade em diversas condições operacionais. Elas são ideais para quem busca uma solução prática e eficiente sem comprometer a segurança ou desempenho.
Os mais diversos tipos de baterias se beneficiam com a tecnologia de baterias seladas, e a Moura conta com a linha mais completa, confira:
As baterias seladas da linha Clean da Moura foram projetadas para aplicações estacionárias como nobreaks, GTDE, petróleo e gás. Elas têm uma maior resistência à ciclagem, temperatura e podem permanecer em regime de flutuação por muito mais tempo que as baterias comuns.
Também são certificadas pela Anatel para aplicações em telecomunicações por possuírem os mais altos níveis de exigência. Além disso, também são certificadas pelo Inmetro.
Essas baterias possuem um sistema de segurança que permite que elas sejam utilizadas no mesmo ambiente que os equipamentos eletrônicos. Também são adaptadas ao clima tropical do Brasil, podendo operar em temperaturas altas.
Já a linha VRLA de baterias estacionárias da Moura é ideal para ambientes controlados. Possui vida útil prolongada, maior durabilidade quando alocada em ambientes de temperatura controlada (até 25 °C), mais potência instantânea por possuírem baixa resistência interna e garantem maior aceitabilidade de carga de alta corrente.
A tecnologia VRLA reduz a liberação de gases e permite que a peça seja posicionada deitada. A bateria selada VRLA também é versátil para a utilização em locais remotos e tem a sua energia garantida.
Além dessa bateria estacionária ser utilizada na estação central de telecomunicação, ela serve para equipamentos médico-hospitalares, caixas eletrônicos 24h, caixas de lojas e supermercados, plataformas de petróleo (offshore), religadores e UPS/Nobreaks.
As baterias AGM (Absorbent Glass Mat) são muito indicadas para automóveis de alto desempenho que precisam ainda mais das baterias. Em português, a sigla significa “manta de fibra de vidro absorvente” e se refere a absorção total da solução ácida (eletrólito) em seus separadores. Por isso, a bateria não se degrada e não derrama líquido como ocorre na bateria inundada.
Isso acontece por conta do separador AGM que mantém o eletrólito em suspensão, mantendo-o em constante contato com o material ativo das placas. Isso também resulta em uma maior eficiência quando ambas descarregam e recarregam, proporcionando mais durabilidade e também um maior desempenho elétrico para o automóvel.
As baterias Enhanced Flooded Battery, conhecidas como EFB ou baterias convencionais melhoradas, em português, são baterias bastante recomendadas para carros que contam com o sistema start-stop.
Algumas montadoras têm apostado nessa tecnologia em seus projetos por ter um custo mais baixo e resultados elétricos parecidos com o da bateria AGM. Mas é aconselhado sempre consultar o manual do veículo para uma correta aplicação.
A bateria EFB é a inovação das próprias baterias convencionais (ou SLI); a EFB é mais usada em veículos que exigem cargas bem ligeiras, como aqueles embarcados com o sistema start stop, que necessitam dar muitas partidas ao longo do percurso.
O sistema start stop é o responsável por desligar o motor do automóvel de forma automática quando ele para e por voltar a ligá-lo de maneira automática quando o condutor deseja movimentar o veículo.
Entre os principais objetivos do sistema, estão: reduzir a emissão de CO₂ e diminuir o consumo de combustível.
Agora que você aprendeu o que é uma bateria selada, não terá dúvidas sobre a sua próxima compra de baterias, não é verdade? Sejam estacionárias ou automotivas, a Moura oferece um catálogo de baterias seladas completo com a segurança e confiança que você precisa.
Gostou do conteúdo? Continue pelo blog da Moura para explorar mais sobre as tecnologias e soluções aplicadas em baterias!
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