Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Cinco projetos de jovens de Belo Jardim, desenvolvidos no Instituto Conceição Moura, foram selecionados para Mostra Nacional de Robótica

Instituto Conceição Moura

Cinco projetos de jovens de Belo Jardim, desenvolvidos no Instituto Conceição Moura, foram selecionados para Mostra Nacional de Robótica

cinco-projetos-de-jovens-de-belo-jardim-desenvolvidos-no-instituto-conceicao-moura-foram-selecionados-para-mostra-nacional-de-robotica
Leitura:3 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Cinco protótipos desenvolvidos por jovens de Belo Jardim, como parte da formação do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição Moura, farão parte da Mostra Nacional de Robótica. O projeto, realizado em parceria com a Robolivre, permite que a juventude da cidade encontre na Robótica uma forma inovadora de trilharem seus próprios e novos caminhos, quebrando paradigmas, formando multiplicadores, contribuindo para o desenvolvimento de soluções para problemas locais, além de auxiliar na melhoria dos indicadores educacionais.

A Mostra Nacional de Robótica é um evento científico de nível nacional, público e sem fins lucrativos que visa difundir trabalhos desenvolvidos na área de robótica em todo o Brasil. Por conta da pandemia da Covid-19, acontecerá este ano de forma inteiramente virtual, entre os dias 10 e 14 de novembro. Quatro dos 5 projetos submetidos pelos alunos do Território do Fazer participarão da apresentação ao vivo, diretamente do Instituto Conceição Moura. A transmissão acontecerá através do YouTube no canal da Mostra: https://www.youtube.com/mostranacionalderoboticamnr

Os projetos apresentados serão avaliados e concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior, fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para continuidade do projeto.

“É muito interessante ver o desenvolvimento dos jovens, muitos chegam com a crença de que é impossível aprender e desenvolver robótica por conta de condição social, por estar no interior ou achar que não sabe nada sobre o assunto” destaca Elves Sousa, Consultor responsável pelo projeto.

Para Marcos Egito, Coordenador Educacional Robolivre “Ter o projeto selecionado e poder participar de um evento como a Mostra Nacional de Robótica, é de certa forma um reconhecimento, da qualidade do estes jovens estão aprendendo e fazendo, além de ser para eles uma vivencia que marcará suas vidas, seu histórico acadêmico e quem sabe profissional.”

Os projetos do Território do Fazer selecionados são:

01) Sistema de Detecção de Gases Tóxicos, Asfixiantes e Inflamáveis (SDGTAI): protótipo capaz de detectar e alertar sobre a presença de gases inflamáveis em um ambiente. Estruturado por: Vitória Marlene Olinto Bezerra de Medeiros, Jullia Beatriz dos Santos Farias, Thalita Nayara do Nascimentos Santos e Edinaran Aparecida da Silva, alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim.

02) Protótipo para Análise da Qualidade da Água por Meio da Eletrólise: O equipamento analisa a reação da água a partir da mistura com outras substâncias, por meio de eletrólise. Desenvolvido por: José Yrikes de Oliveira Feitosa, 3ºano Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Belo Jardim.

03) Jogo da Conscientização Marítima(JCM): Jogo eletrônico desenvolvido para conscientização sobre a poluição marítima, diversão e combate ao sedentarismo. Realizado por: Elâne da Silva Ferreira e Anthony Nascimento de Albuquerque, ambos do 3º ano do Ensino Médio Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Edson Mororó Moura.

04) Kit Educacional Eletrônico (KEE): Desenvolvimento de um kit para ensino de robótica a partir de componentes eletrônicos plugáveis com reaproveitamento de sucata eletrônica. Estruturado por: Eduarda Jamylle Lima da Silva, Heberto Valentino Oliveira Silva e Marianne Raissa Evangelista dos Santos, todos do 2º ano do ensino médio e técnico em informática do IFPE Campus Belo Jardim.

05) Sistema de Irrigação Solar (IRRIGSO): Sistema de controle de irrigação a partir da umidade do solo capaz de funcionar através de energia solar. Desenvolvido por: Felipe Monteiro da Silva – Graduando em Engenharia de Software e José Fabrício Felix da Silva – Cursando Técnico em Agropecuária, ambos no IFPE Campus Belo Jardim.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Instituto Conceição Moura

Jovens do programa Território do Fazer, do Instituto Conceição Moura, são destaque nacional em Robótica

Três projetos desenvolvidos por jovens belo-jardinenses, que participaram do Território do Fazer, programa do Instituto Conceição Moura, foram premiados na...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos