às |Atualizado às
Antes de entender os detalhes de como funciona o piloto automático, vamos voltar rapidamente a 1878, quando o alemão Karl Benz desenvolveu os motores de combustão interna, evolução automotiva que chamou a atenção de todo mundo. De lá para cá, muita coisa mudou e os automóveis ganharam centrais multimídias sofisticadas e até mesmo sistemas de frenagem automática.
No entanto, as mudanças não pararam por aí: os carros se tornaram mais inteligentes e ficaram mais autônomos, evoluções que permitiram, dentre outras coisas, o surgimento do piloto automático automotivo.
Mas você sabe o que é esse dispositivo? Entende como ele funciona? Neste post, você poderá aprender tudo sobre piloto automático automotivo. Nós também ensinaremos como ligar e desligar esse dispositivo eletrônico, além de esclarecer outras dúvidas sobre o assunto. Portanto, se você gosta de tecnologia, continue com a gente e siga com a leitura do artigo!
Como já dissemos no início deste post, os automóveis estão cada vez mais tecnológicos e uma dessas tecnologias avançadas é o piloto automático. Também conhecido como controlador de velocidade de cruzeiro, esse recurso permite ao condutor travar o veículo em uma velocidade máxima previamente definida, sem que o automóvel ultrapasse aquele limite.
Assim, se você estiver dirigindo com o piloto automático por uma estrada com retas e curvas pouco atenuadas, será possível manter o veículo na velocidade que foi estabelecida previamente pelo condutor, sem que ele continue pisando no acelerador durante o trajeto.
Você deve acelerar o carro até a velocidade que desejar, acionar o piloto automático e manter a velocidade. Caso perca a força na subida, o dispositivo vai acelerar o carro sozinho, já na descida, o carro irá continuar na mesma velocidade.
Como você pode ver, o funcionamento do piloto automático não é complicado: o cabo do acelerador é movimentado à vácuo por um servo e puxado quando há necessidade de você acelerar ou reduzir a velocidade do automóvel. Desta maneira, o objetivo do piloto automático é suprir a necessidade de você usar o acelerador do veículo.
Veja como funciona o piloto automático do carro para que o mecanismo seja acionado:
Para desligar o piloto automático, use a alavanca ou o botão de comando. Pise firme no pedal do acelerador, no freio ou, no caso dos carros com transmissão manual, na embreagem. Pronto, você desligou o piloto automático.
Entretanto, para não ter dúvidas quanto ao desligamento do piloto, verifique as luzes do painel do automóvel. Isso é importante, pois muitas vezes o dispositivo pode desligar e ligar novamente, por isso, fique atento ao painel do carro e evite acidentes!
Mas, se você está em dúvidas sobre o que é piloto automático adaptativo, a gente te explica: esse é o recurso que controla a distância entre o seu automóvel e o veículo da frente.
Em outras palavras, o piloto automático adaptativo tem sensores e radares que te oferecem conforto e segurança extra durante as viagens. Além disso, ele também é conhecido por ser uma versão melhorada do piloto automático convencional.
O cruise control nada mais é do que o piloto automático: a ferramenta seleciona a velocidade desejada enquanto o carro aplica a potência necessária para manter a velocidade sem que você precise pisar no pedal.
Para que você tenha um bom desempenho com o piloto automático ou qualquer outro dispositivo como o ar condicionado ou a tecnologia start stop, é importante contar com uma bateria automotiva de qualidade. A peça tem que oferecer qualidade e durabilidade para que você tenha um funcionamento eficiente e seguro da parte elétrica do carro.
A Moura, por exemplo, oferece a linha convencional, que é para automóveis mais leves, mas também as linhas AGM e EFB, que são para carros com maior tecnologia embarcada e mais potentes. Ou seja, tudo que você precisa para não ficar na beira da estrada a espera de um guincho.
A bateria AGM possui uma tecnologia voltada para os automóveis com tecnologia start stop e de alta performance. Ela tem vida útil estendida, partida mais eficiente, melhor desempenho e trabalha em estado parcial de carga.
Já a bateria EFB é referência mundial em desempenho: testada em vários laboratórios mundiais renomados, ela possui alto desempenho e também é indicada para veículos start stop.
Agora que você aprendeu como funciona o piloto automático automotivo, já sabe o quanto essa tecnologia pode ajudar na sua frota de automóveis, não é mesmo? No entanto, para que você não tenha problemas com o dispositivo, adquira uma bateria automotiva de qualidade. Agende a entrega e instalação gratuitas, clicando no botão abaixo:
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições