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Uma dúvida muito comum entre os motoristas é a respeito do combustível ideal para cada modelo. Nos postos de abastecimento, é possível se deparar com o seguinte questionamento: dentre as opções disponíveis, seria melhor apostar em gasolina aditivada ou comum?
Antes de qualquer coisa, é importante explicar que, assim como qualquer tipo de matéria prima disponível em postos oficiais, a aditivada e a comum funcionam como combustível de maneira adequada para qualquer automóvel, mas são fluidos que têm composições químicas diferentes entre si.
Essas divergências, que explicamos nos tópicos a seguir, definem vantagens e desvantagens de uma sobre a outra.
Continue lendo para entender melhor sobre essas distinções, e descobrir se existe diferença no rendimento de cada tipo de gasolina!
A diferença entre gasolina comum e aditivada consiste, basicamente, na adição de aditivos químicos na segunda que a primeira não leva. Na comum, existe a presença de gasolina tipo C e etanol anidro, enquanto a aditivada leva, além desses dois primeiros componentes:
O objetivo desses componentes extras na gasolina aditivada é manter a limpeza de todo o sistema de alimentação do combustível no automóvel, evitando danos por sujeiras e resquícios de poluentes.
Aliás, não podemos deixar de citar que, dentre as diferenças da gasolina aditivada e a comum está também o preço: por levar componentes purificantes extras em sua composição, a aditivada costuma ter um preço mais elevado em comparação à comum.
Apesar de existirem diferenças na adição de componentes químicos entre esses dois tipos de combustível, não existe diferença de octanagem entre a gasolina comum e a aditivada. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo), esses dois tipos de fluido têm 87 octanas — o que representa sua resistência a altas temperaturas na câmara de combustão e, consequentemente, um maior rendimento do motor.
Escolher entre a gasolina aditivada e a comum pode depender de diversos fatores relacionados ao veículo ou seu uso: de maneira geral, os aditivos de limpeza na aditivada são o que as diferencia da comum e, de certa forma, podem ser considerados uma vantagem. Por outro lado, o fluido que leva ativos de limpeza e purificação do sistema de combustível costuma ser mais caro.
Dessa forma, decidir qual tipo é melhor também vai depender das condições e características específicas de cada automóvel. Em modelos com injeção eletrônica, por exemplo, os injetores de combustível podem ficar mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira: nesses casos, a gasolina aditivada pode ser uma escolha positiva.
Além disso, de acordo com a ANP, nos maiores centros (onde há mais trânsito e tráfego lento de veículos) indica-se optar pela gasolina com a presença de aditivos: isso porque o ambiente (e o nível de poluentes nele) pode ser crucial para a escolha de um combustível que colabora para a limpeza do sistema, ou se esse benefício (em prol do menor custo) pode ser considerado secundário.
Como já comentamos, a gasolina com aditivos garante a mesma autonomia de motor que a comum, e a principal distinção entre elas se dá na limpeza do sistema de alimentação do motor ao longo de seu uso. Optando pela gasolina aditivada, então, você colabora para um sistema de gasolina que tende a manter menos resíduos em seus componentes, mantendo limpas todas as partes do carro que têm contato direto com o fluido.
Contando com a mesma octanagem em comparação à aditivada, o principal atributo de vantagem da gasolina comum se dá em seu valor: atualmente, o preço do litro de gasolina aditivada é cerca de 6% maior em comparação à comum. Esses valores também podem variar de acordo com cada região e, por isso, é importante conhecer suas mudanças e realizar o cálculo a partir delas.
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