às |Atualizado às
Você saiu para fazer as suas compras no supermercado e de repente se viu cheia de sacolas nas mãos e com dificuldades de abrir a porta do carro. Sabia que com o sistema keyless, você nem precisa aproximar a chave para abrir ou ligar o veículo?
Basta a chave do carro estar no seu bolso, para que você consiga entrar no carro. Essa tecnologia surgiu com o objetivo de garantir a praticidade do motorista e o conforto.
No entanto, será que vale a pena ter este tipo de sistema no automóvel? Neste post, você vai entender um pouco mais sobre o sistema keyless.
Ficou interessado em aprender tudo com a Moura?
Siga com a leitura do artigo!
O sistema keyless é uma tecnologia que proporciona praticidade aos motoristas. Ele dispensa o uso de chaves para destravar as portas do automóvel e o carro funcionar.
Assim, tudo que você precisa, pode estar no seu bolso em um simples dispositivo.
A chave de aproximação é conectada aos sensores de distância que ficam nas portas do carro. Esses sensores enviam um sinal de rádio criptografado que tranca e destranca as portas pela proximidade.
Geralmente, para você conseguir fazer o dispositivo funcionar é necessário ficar 1,5m do automóvel. Desta maneira, a chave também faz com que o veículo acione o motor por meio de um botão que fica no painel do carro.
Apesar do sistema keyless oferecer conforto e comodidade aos motoristas, há quem questione a sua segurança.
Segundo a associação alemã de automóveis Allgemeiner Deutscher Automobil-Club (ADAC), um simples replicador de sinal de rádio com um receptor próximo ao carro pode destravá-lo e permitir que seja ligado.
Desta maneira, o carro poderia ser furtado com mais facilidade, pois pessoas mal intencionadas podem aproximar do condutor e repassar o sinal da chave, que é ininterrupto.
Assim, bastaria ter um transmissor portátil para um ladrão entrar no automóvel e dar a partida.
É claro que tudo isso dependeria de um processo de leitura correta da criptografia das chaves, algo que não é tão simples de ser feito.
Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha, 76% dos motoristas acham que a chave do carro é um problema. A maioria dos condutores quer que seus automóveis sejam acionados com um smartphone.
De acordo com os motoristas que participaram da pesquisa, os condutores com menos de 40 anos e que dirigem com frequência, já tiveram experiências negativas com as chaves convencionais. Portanto, 40% de
es preferem um aplicativo de smartphone ao invés das chaves.
Os primeiros automóveis a aderirem a tecnologia foram os modelos de alto valor como os veículos da Mercedes-Benz, Audi e BMW.
Hoje, a tecnologia está presente em vários modelos de fabricantes como Nissan, Ford, Honda, Toyota e Renault. Além disso, o sistema keyless já se encontra como item de série de automóveis como o Volkswagen Golf GTD.
O alarme keyless é compatível com o controle de presença. Ele monitora capô, porta-malas, ignição e portas. Também possui a tecnologia PAN, que monitora o automóvel pela Internet.
Veja alguns dos principais benefícios do sistema keyless:
O sistema keyless facilita a vida dos motoristas, pois basta você acionar a maçaneta para abrir a porta do automóvel ou puxar o porta-malas. Sem dúvida, é indicado para quem não quer perder tempo no trânsito.
O que mais chama a atenção neste sistema é que você não precisa de chave para ligar o carro. Você só terá que entrar no automóvel com a chave no bolso e apertar o botão Start/Stop Engine – Ligar/Desligar motor.
Em outros carros, você terá que apertar o botão para dar a partida. No entanto, há modelos de automóveis que você deverá pressionar o Start Engine.
Saiba os principais problemas do sistema keyless:
Como já falamos no início deste artigo, os automóveis que têm a tecnologia de travamento das portas além da partida podem ser arrombados. Alguns hackers podem usar dispositivos para amplificar a potência e reconhecer as chaves do carro.
Assim, com um simples amplificador é possível buscar as chaves em uma área maior e alcançar dezenas de metros com o motorista.
A manutenção do sistema é cara. A perda da chave, por exemplo, pode custar milhares de reais para repor. É que essas chaves vem de fábrica e possuem um código criptografado.
Como você viu neste artigo, há vantagens e desvantagens em carros com sistema keyless. Portanto, para você ter um veículo com essa tecnologia, pense se vale a pena. E caso opte pelo sistema, não se esqueça de ter uma boa bateria automotiva para garantir o funcionamento dos sistemas elétricos e eletrônicos do seu carro.
Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog e confira mais conteúdos como este!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições