às |Atualizado às
O módulo de injeção surgiu no Brasil em 1988. Os veículos GTI e Santana Executivo da Volkswagen e os Chevrolet Kadett GSI e Monza MPFI foram os primeiros a receberem esse módulo. Hoje, todos os automóveis possuem o sistema que tem como principal objetivo reduzir a poluição emitida pelos carros.
Mas o que é o módulo de injeção e qual é a sua importância? Neste post, você vai entender um pouco mais sobre esse sistema que é essencial para o veículo. Ficou interessado? Acompanhe a leitura!
O módulo de injeção eletrônica também é conhecido como módulo de controle do motor (ECM). Atualmente, todos os carros modernos possuem esse módulo. Ele funciona como um computador principal que gerencia muitas funções do automóvel, como dirigibilidade e desempenho.
Já o módulo eletrônico de um carro é uma unidade de controle eletrônico que processa os sinais recebidos de sensores e outros módulos. Esses sensores podem estar localizados nos freios, pedais, na direção do automóvel ou em qualquer outro dispositivo.
O módulo de injeção serve para reduzir a poluição emitida no ar. No entanto, para que ele funcione, a combinação entre combustível e ar em todas as faixas de rotação deve funcionar.
Além disso, o procedimento é feito por etapas. Assim, ao dar a partida no motor, os pistões sobem e descem. Em seguida, a unidade de comando receberá um sinal do sensor de rotação.
Logo, é gerado um vácuo na atmosfera e o coletor que passará pelo medidor de ar e pela borboleta de aceleração é aspirado. Por fim, a unidade de comando receberá a informação do medidor sobre o volume de ar admitido e assim, a relação de combustível e ar será permitida.
Existem alguns fatores que podem fazer o módulo de injeção eletrônica queimar. Confira quais são eles:
A falta de alimentação elétrica pode provocar problemas na partida do automóvel e, consequentemente, queimar o módulo de injeção.
Por isso, você deve ficar de olho na bateria automotiva para saber se ela está em boas condições.
Fusíveis queimados e fiação defeituosa são dois grandes problemas para o módulo de injeção. E isso é comum nos carros modernos. Inclusive, em muitos casos, pode ocorrer curto circuito por causa da ação humana.
Uma pessoa, por exemplo, pode cortar sem querer um fio e assim prejudicar o módulo de injeção.
Os defeitos nos relés também podem causar problemas no módulo de injeção. Os relés são pequenos componentes que controlam a comunicação entre o módulo e os sensores, atuadores e outros itens.
Portanto, levar o automóvel à uma oficina é a melhor maneira de evitar que o módulo de injeção queime.
Para saber se o módulo de injeção queimou, verifique os seguintes sinais em seu automóvel:
Quando a luz de injeção se acende é sinal que há algum problema no módulo de injeção do veículo. Isso também significa que o computador detectou alguma coisa nos sensores, circuitos defeituosos e atuadores do automóvel.
No entanto, pode acontecer de uma luz do mecanismo de verificação acender por engano. Entretanto, um profissional especializado poderá usar um aparelho para detectar se realmente a luz acesa é sinal de falhas no módulo de injeção ou não.
O motor parado ou com falhas também pode fazer o módulo de injeção queimar. E isso pode acontecer dia sim ou não. No entanto, caso você note falhas no motor do seu automóvel, o melhor a se fazer é levar o veículo à uma oficina mais próxima da sua casa.
O carro não arranca? Isso pode queimar o módulo de injeção. Quando a injeção eletrônica falha, o veículo não tem mais o gerenciamento do motor. Com isso, você terá problemas no sistema.
No entanto, a falha na injeção também pode ser causada por outros fatores que só o mecânico poderá te dizer. Por isso, a melhor dica que a Moura pode te dar é levar o automóvel em uma oficina ou auto center para uma boa revisão.
E não se esqueça, na hora que você precisar de uma boa bateria automotiva, pense sempre no mourafacil.com. O serviço de bateria da Moura leva a peça no local que você precisar e garante uma boa bateria para o seu módulo de injeção.
Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse o nosso próximo post e saiba como funciona o piloto automático!
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições